Gabi

Seguros de Vida associados ao credito habitação

22 publicações neste tópico

Boa tarde, penso já ter visto neste blog informações relativas ao seguro de vida associado ao crédito habitação, mas estive a procurar e não encontrei. Alguém me pode indicar onde encontrar essas informações?

Preciso saber onde posso encontrar informação acerca do funcionamento dos seguros de vida associados ao credito habitação, uma vez que quero saber se estou a ser correctamente cobrada por este seguro, isto porque que achei abusivo o aumento de que fui alvo este ano: Passei a pagar mais 5,53€ o que corresponde a um aumento de cerca de 23%

Liguei para a entidade que gere o seguro e foi-me dito que os seguros são alvo de aumentos anuais mediante umas tabelas publicadas pelo ISP.

Pergunto:

1. Que tabelas são essas e onde podem ser consultadas?

2. Não seria suposto o seguro diminuir à medida que o montante do credito habitação em divida também diminui?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na página 25 do documento abaixo fala da tabela, sem no entanto a apresentar.

No entanto, é certo e sabido, que à medida que vamos ficando mais velhos e se não for actualizado o capital em divida, o valor do seguro vai aumentando.

Por norma tal não acontece porque "uma mão lava a outra", ou seja, ao actualizar o capital em divida costuma anular o aumento registado em função da idade.

http://www.isp.pt/NR/rdonlyres/967FA710-C406-445E-A861-22284E07A3CD/0/GuiadoConsumidor_Jul07_Final_net.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Podes enviar uma mensagem ao ISP a pedir esse esclarecimento

2. Como disse o hsfarao o seguro aumenta em funçao da idade (o risco de morreres aumenta com a idade, certo?;)) Podes tambem confirmar se o capital seguro tem sido actualizado. Os bancos `as vezes vao enviando `a seguradora actualizaçoes do valor em divida, mas tambem ha´ muitos casos em que isso nao acontece...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dos seguros todos com que trabalho só há um que faz o calculo de amortização do emprestimo ao mês alias quando é feito o contrato com eles temos de lhes passar as condições do credito para que essa calculo possa ser exacto todos os outros ñ funcionam dessa forma e no final faz bastante diferença em alguns casos de cerca de 25000€ no final do crédito. Como diz um amigo meu "seguros e bancos é preciso andar sempre em cima deles". ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Obrigada a todos pelas vossas respostas.

Já verifiquei que o meu Seguro de Vida está indexado ao Capital em divida, que tem vindo a diminuir, pelo que continuo sem perceber a que se deve este aumento excessivo.

De facto já apresentei por escrito uma reclamação, ao Banco de Portugal e ao ISP, pela falta de informação relativa às bases de calculo que justificam este aumento.

Antes de apresentar a reclamação por escrito, falei telefonicamente com uma pessoa do ISP que não me consegui esclarecer e me indicou que seria a entidade seguradora que me deveria disponibilizar essas informações, e me disse também que não havia nenhumas tabelas reguladoras, da responsabilidade do ISP.

Enfim, é de lamentar esta total falta de transparencia das entidades finaceiras e seguradoras. Quando nem sequer o ISP consegue responder às minhas questões, fico sem saber a quem mais me dirigir, para obter os devidos esclarecimentos. Vejamos se me respondem à reclamação que apresentei por escrito.

Se tiverem mais informações acerca deste tema dos seguros de vida associados ao crédito habitação e de como podemos controlar os valores que nos cobram, agradeço que divulguem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto já apresentei por escrito uma reclamação, ao Banco de Portugal e ao ISP, pela falta de informação relativa às bases de calculo que justificam este aumento.

Só um pequeno aparte - o BdP não é para aqui chamado, o teu problema é com a seguradora que não está sob a alçada dessa entidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só um pequeno aparte - o BdP não é para aqui chamado, o teu problema é com a seguradora que não está sob a alçada dessa entidade.

Olha que neste caso se os seguros lhe foram vendidos pelo banco talvez tenha alguma lógica tb meter o BdP ao barulho, não achas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olha que neste caso se os seguros lhe foram vendidos pelo banco talvez tenha alguma lógica tb meter o BdP ao barulho, não achas?

Sim, de facto fui informada que o Banco de Portugal seria uma das entidades a quem reclamar e apresentar esta situação. Isto porque os seguros de facto me foram vendidos pelo Banco e se trata de um seguro de vida associado ao empréstimo habitação e, mais ainda, porque a entidade seguradora em causa é o Santander Totta Seguros. Vou aguardar por uma resposta, pois quanto mais não seja, os valores podem até estar correctos, mas nitidamente temos aqui um caso tipico e infelizmente muito recorrente de pouca clareza e escassez de informação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,hoje ao consultar o meu extrato do banco(online) vejo três vezes o mesmo valor creditado à seguradora! (seguro de vida associado ao CH)

Já fiz um e-mail a pedir explicações à seguradora!

Logo vou passar pelo banco.

Não acham estranho?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro, deve ter sido engano mas ñ os largues enquanto ñ resolverem isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,hoje ao consultar o meu extrato do banco(online) vejo três vezes o mesmo valor creditado à seguradora! (seguro de vida associado ao CH)

Os 3 movimentos são mesmo a crédito? Não há nenhum deles a débito?

Às vezes, com o cartão MB, acontece de haver algum problema na transmissão e a operação é contada duas vezes, mas depois vem lá sempre o débito de uma das operações a corrigir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os 3 movimentos são mesmo a crédito? Não há nenhum deles a débito?

Às vezes, com o cartão MB, acontece de haver algum problema na transmissão e a operação é contada duas vezes, mas depois vem lá sempre mais o crédito de uma das operações a corrigir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Provavelmente tens um estorno  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que aconteceu!

Os valores apresentados referem-se a: 06-05-2009 às 9:58: Horas

Data Mov. Data Valor Descrição do Movimento Valor em  EUR

05-05-2009    PAG.A  Seguradora                    76,33

05-05-2009    PAG.A  Seguradora                    76,33

05-05-2009    PAG.A  Seguradora                  -76,33

No banco disseram que foi um erro informático!

E a companhia de seguros ainda não respondeu ao meu e-mail!

Acho que vou cancelar o débito directo,asim não volta haver engano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim parece-me bem - feitas as contas só vejo aí um débito.

Esse tipo de erros, em que a transacção é feita mais do que uma vez, não é comum mas acontece de vez em quando. Até hoje só ainda não vi nenhum que não tivesse sido corrigido antes de eu reparar nele. E foi, aliás, o que aconteceu contigo ;)

Agora, se por causa de uma situação dessas ficares com a conta a descoberto e te obrigarem a pagar juros, por exemplo, já tens por que reclamar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que aconteceu!

Os valores apresentados referem-se a: 06-05-2009 às 9:58: Horas

Data Mov. Data Valor Descrição do Movimento Valor em  EUR

05-05-2009     PAG.A   Seguradora                    76,33

05-05-2009     PAG.A   Seguradora                    76,33

05-05-2009     PAG.A   Seguradora                   -76,33

No banco disseram que foi um erro informático!

E a companhia de seguros ainda não respondeu ao meu e-mail!

Acho que vou cancelar o débito directo,asim não volta haver engano.

Então, se fizeram assim já está bem! Na realidade só te retiraram 76,33 uma vez! Devemos estar atentos, pois enganos há sempre, interessa é que sejam corrigidos sem penalização da nossa parte. Agora, "assusta" ver uma lista de "pagamentos" ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou consultora em questões de vida/Seguros de Vida associados ao Credito habitação.

o meu numero de telefone : 91 230 90 71.

Existem muitas companhias e muito seguros. os bancos normalmente exigem um seguro de vida a duas cabeças pelo capital em divida. Algum bancos não cobram riscos profissionais... outro so consideram invalidez a 66%, 75 %, embora a tabela nacional considera a invalidez maxima a 60 %. uma surdez dos 2 ouvidos é considerado invalidez a 60 %. Quantas as taxas, variam.

posso ajuda-la a simular situações mais baratas.

ao dispor

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Esta questão do cálculo dos prémios dos seguros de vida associados ao credito habitação até parece um grande mistério, onde ninguem conhece a fórmula e a forma como os diversos condicionantes se relacionam no calculo do prémio.

Tendo-me "lançado" recentemente no mundo dos devedores às intituiçoes bancárias devido ao crédito habitação, o cálculo de um valor que vou ter de pagar para o resto da minha vida torna-se pertinente.

Enviei há alguns dias um email para o Instituto de Seguros de Portugal com o seguinte conteudo:

"   Exmos. Senhores,

Após várias consultas e pesquisas na Internet e não só, não consegui encontrar o modo de cálculo de um seguro de vida associado ao crédito habitação.

No entanto, verifiquei que a prestação do seguro em causa encontra-se directamente relacionada com o valor em dívida e com a idade do(s) titulare(s), e ainda, que a prestação a pagar pelo seguro deve ser actualizada sempre que o capital em divida se alterar.

Isto significa que, tratando-se de um credito à habitação "normal", em que se amortiza o capital em dívida todos os meses, a prestação do seguro deve igualmente ser actualizada tendo em conta esta situação.

Cálculo que a fórmula de cálculo tenha em linha de conta qualquer quoficiente definido pelas agencias seguradoras, o que fará com que a prestação a pagar pelas mesmas condições (dívida e idade) seja variavel consoante a seguradora.

Assim, venho por este meio solicitar esclarecimentos no que diz respeito ao método ou fórmula de cálculo da prestação do seguro de vida associado ao crédito de habitação, nos termos do atrás exposto."

Ainda não reciebi qualquer resposta.

Se alguem souber algo mais sobre este assunto agradeço

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Anda tudo a procurar do mesmo ;-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola,

tenho uma questão, uma invalidez permanente parcial (surdez total de um ouvido), mantendo a actividade laboral, e possível  solicitar ao banco o pagamento da % (neste caso do 15%)? Que é necessário para verificar esta "invalidez", e suficiente uma declaração/certidão médica e os consequentes exames comprovativos? é possível estando a trabalhar?

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
uma invalidez permanente parcial (surdez total de um ouvido), mantendo a actividade laboral, e possível  solicitar ao banco o pagamento da % (neste caso do 15%)?

Salvo erro as seguradoras só começam a indemnizar a partir de valores de invalidez bem superiores (tipo 60% ou 80%) mas é uma questão de confirmares as condições do teu contrato...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Salvo erro as seguradoras só começam a indemnizar a partir de valores de invalidez bem superiores (tipo 60% ou 80%) mas é uma questão de confirmares as condições do teu contrato...

Coberturas Complementares dos seguros vida do seu crédito (Definição e Distinção)

http://www.conselhosdoconsultor.com/itp-vs-iad-que-distingue-estas-2-coberturas-no-seguro-vida-do-seu-credito/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead