larekiku

Onde aplicar á data 25.000€

7 publicações neste tópico

Bom dia

VEnho seguino este fórum há anos e sou um pequeno aforrista de perfil conservador/avesso ao risco, ou pelo menos elevado risco e tenho aplicado alguns montantes sobretudo em DPs e obrigações de empresas "TOP".

Neste momento vai vencer-me um DP de 25K e precisava de boas alternativas de aplicação para esse valor, considerando um risco baixo ou nulo.

Estando os DPs com taxas baixas (até 3,5% TANB) o que me sugerem?

Fala-se aqui muito de fundos e cheguei a subscrever na altura o ES liquidez do BEST. Há algum assim do género ou similar com taxas interessantes vs baixo risco, onde possa aplicar este montante?

Obg desde já pela v/a atenção, ficando a aguardar as vossas sugestões

;)

Parabéns ao fórum!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que o CLN da PT poderão ser uma boa opção. Oferecem remuneração de 4,9% TANB, mas é um produto a 5 anos... e com custos de guarda de titulos, custos estes que rondarão os 20€/ano mas se investir por exemplo 15k neste produto estes custos passam a ser quase desprezáveis...

Colocando 15k (tirando estes 20€ de custos) fica com uma taxa de TANB aproximadamente de 4,77%

Colocando 25k - TANB ~4,82%

Risco (em resumo) - falência ou incumprimento do emitente (PT) ou da entidade bancária (Grupo ES)

Contra - produto a 5 anos, com posibilidade de "venda" mas sem garantia, de conseguir vender igual ao montante investido...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra hipotese são os CTPM em que a 5 anos te dão uma taxa média TANB de 4,25% com a hipotese de um bonus extra nos ultimos dois anos se o crescimento do PIB for positivo nesses dois anos...

Mais detalhes - http://www.igcp.pt/gca/?id=1301

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Larekiku,

Assim com risco mais reduzido tens a possibilidade de um fundo de Tesouraria. Os seguros de capitalização também podem ser uma solução interessantes na casa dos 3%.

Outro produto que será interessante caso pretendas ficar com o capital alguns anos pode ser as obrigações BES que te dão 5%, ou então os certificados de tesouro.

Se quiseres ir para DP tens 3.5% no banco Invest

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode indicar-me um seguro de capitalização que de 3%? Afinal o melhor não e do best com 2,5? Ou 2,5==3??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode indicar-me um seguro de capitalização que de 3%? Afinal o melhor não e do best com 2,5? Ou 2,5==3??

Um exemplo é o seguro capitalização postal Valor dá uma taxa média de 3.25%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sobre este assunto, penso  que neste momento,  os certificados de aforro estão a ser uma muito boa opção, dentro do perfil conservador e com margem de liquidez boa: taxa de juro na casa dos 3,25% e após 3 meses iniciais , com possibilidade de resgate total ou parcial sem encargos. Ah, os juros vencem trimestralmente e vão sendo capitalizados, o  que aumenta o valor da taxa média. A garantia é do  Estado que, neste momento, há-de ser muito superior a 2011 ou 2012. 

Será que estou a ver mal ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead