Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Afonso

A primeira declaração de IRS

7 publicações neste tópico

Comecei a trabalhar pela primeira vez em Setembro de 2008, após ter completado a minha licenciatura e parte do meu vencimento mensal fica retido na fonte para efeitos de IRS.

Agora chega a altura de fazer o IRS e convêm-me apresentar despesas e é ai que se encontra a minha dúvida.

Eu acabei o meu curso no ano de 2008, e tenho os recibos dos pagamentos das propinas feitos em 2008, o que eu queria saber é se é valido eu entregar os recibos das propinas de 2008 para o meu IRS de 2008 (tendo em conta que na altura do pagamento das propinas eu era dependente do meu pai e na altura ele é q pagou as propinas e não eu. Hoje sou independente do meu pai e vou fazer o meu IRS).

Caso eu apresente esta despesa de propinas na minha folha de IRS poderei ter algum benefício (ou seja receber algum reembolso), ou não será contabilizado pelo facto de eu na altura do pagamentos das propinas ser dependente do meu pai?

È que se eu puder por no meu IRS de 2008 e receber algum é rentável, caso não seja valido dou ao meu pai e ele mete no IRS 2008 dele para ele por como despesas dele.

Qual será a melhor solução?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que idade tens Afonso ? Caso tenhas até 25 não compensará englobares isso nos rendimentos dos teus pais ?

Eu penso que se não atingires os 14 salários mínimos apresentares ou não despesas é indiferente pois irás receber na totalidade o IRS que descontaste... Mas se apresentares o IRS por ti, os teus pais não podem apresentar qualquer despesa tua no ano de 2008..

Verifica bem com eles e faz simulações para ver o que te compensará (caso tenhas até 25 anos)

Nuno

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afonso,

Uma vez que vais fazer a tua declaração de Irs de 2008, o teu pai já não te pode mencionar como dependente, daí, não vai poder apresentar as despesas das proprinas, muito embora as tenha pago.

Sendo assim, aproveitas tu essa despesa, de forma a poderes recuperar uma parte do Irs que te foi retido.

Penso que não terás problemas, só no caso de seres fiscalizado é que eles poderão detectar essa situação, no entanto, com os valores que vais apresentar de Setembro a Dezembro, não é com este tipo de rendimentos e despesas que eles se vão preocupar em fiscalizar.

Eu, no teu lugar, arriscava em metê-las. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho 22 anos (ainda sou muito novo nestas andanças), e como não tenho despesas a apresentar é que me lembrei das propinas, porem quero ter a certeza que não prejudico o meu pai ao meter as propinas no meu IRS e não no dele. Penso eu que ao meter em meu nome passo eu a ter alguma possibilidade de receber algum dinheiro.

*ah e sim não atingi 14 salários mínimos de vencimento no meu vencimento total do ano de 2008

Cumprimentos e grato pelas respostas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afonso.

O melhor conselho que te posso dar é faz bem as contas e faz uma simulação do IRS como sendo dependente dos teus e outra como dependente e compara.. pode-vos compensar entregar apenas uma declaração...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afonso, com rendimentos tao baixos provavelmente nem vais ter IRS a pagar. Se nao pagas IRS o Estado nao te pode devolver nada pelas propinas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0