Junaid

IRS Dependentes

10 publicações neste tópico

Olá,

Onde podemos encontrar a opção para colocar o nº de dependentes com "idade inferior ou igual a 3 anos" e o nº de dependentes com "idade superior a 3 anos" no papel do IRS?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na folha de rosto!

Só tem de identificar o dependente (deficiente ou não) pelo seu respetivo NIF.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E essa opção da idade? É que a dedução à colecta por cada dependente é diferente dependendo da idade ser superior ou não a 3 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O NIF identifica o contribuinte. No papel apenas tem essa opção que indiquei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda relativamente a este assunto, tenho a seguinte duvida cuja resposta agradeço:

A minha filha completou 3 anos em Fevereiro de 2013.

No IRS de 2013 irei beneficiar de benefício em como ela tem menos de 3 anos de idade ou já não beneficiarei do mesmo?

Antecipadamente grato pela resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda relativamente a este assunto, tenho a seguinte duvida cuja resposta agradeço:

A minha filha completou 3 anos em Fevereiro de 2013.

No IRS de 2013 irei beneficiar de benefício em como ela tem menos de 3 anos de idade ou já não beneficiarei do mesmo?

Antecipadamente grato pela resposta.

Isso já não existe...

Já agora aproveito para dizer que já está disponivel o envio das declarações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez eu não tenha colocado a minha duvida corretamente:

Por cada dependente que não seja sujeito passivo do agregado familiar temos uma dedução de 40% da Retribuição Mínima Mensal. Esta dedução é elevada para o dobro se o dependente não ultrapassar os 3 anos de idade a 31 de Dezembro do ano a que respeita o imposto.

A minha confusão é que, tendo a minha filha completado os 3 anos em Fevereiro de 2013, se irei beneficiar da elevação para o dobro da referida dedução?

Grato uma vez mais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez eu não tenha colocado a minha duvida corretamente:

Por cada dependente que não seja sujeito passivo do agregado familiar temos uma dedução de 40% da Retribuição Mínima Mensal. Esta dedução é elevada para o dobro se o dependente não ultrapassar os 3 anos de idade a 31 de Dezembro do ano a que respeita o imposto.

A minha confusão é que, tendo a minha filha completado os 3 anos em Fevereiro de 2013, se irei beneficiar da elevação para o dobro da referida dedução?

Grato uma vez mais.

Estas respostas adequam-se à sua dúvida:

Na folha de rosto!

Só tem de identificar o dependente (deficiente ou não) pelo seu respetivo NIF.

O NIF identifica o contribuinte. No papel apenas tem essa opção que indiquei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que o huva quer saber é se irá ter o beneficio do dobro da dedução.

Sim, irá.

Artigo 79 .º

Deduções dos sujeitos passivos, descendentes e ascendentes

1 - À coleta devida por sujeitos passivos residentes em território português e até ao seu montante são deduzidos:

a) 45% do valor do IAS, por cada sujeito passivo; (Redacção da Lei n.º 66-B/2012 de 31/12)

B)(Revogada pelo artigo 46º da Lei n.º 53-A/2006 de 29/12) )

c) 70% do valor do IAS, por sujeito passivo, nas famílias monoparentais; (Redacção da Lei n.º 66-B/2012 de 31/12)

d) 45% do valor do IAS, por cada dependente ou afilhado civil que não seja sujeito passivo do imposto;(Redacção da Lei n.º 66-B/2012 de 31/12)

e) 55% do valor do IAS, por ascendente que viva efectivamente em comunhão de habitação com o sujeito passivo e não aufira rendimento superior à pensão mínima do regime geral.(Redacção da Lei n.º 55-A/2010 de 31/12)  

2 - (Revogado pelo artigo 46º da Lei n.º 53-A/2006 de 29/12)

3 - A dedução da alínea d) do n.º 1 é elevada para o dobro, no caso de dependentes que não ultrapassem 3 anos de idade até 31 de Dezembro do ano a que respeita o imposto. (Redacção da Lei n.º 67-A/2007, de 31/12)

4 - A dedução da alínea e) do n.º 1 é de 85 % do valor do IAS no caso de existir apenas um ascendente, nas condições nela previstas. (Redacção da Lei n.º 55-A/2010 de 31/12)

5 - A dedução da alínea d) do n.º 1 é de 50 % do valor do IAS nos agregados com três ou mais dependentes a seu cargo, por cada dependente. (Redacção da Lei n.º 66-B/2012 de 31/12)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead