Visitante M

Contabilidade Café Snack Bar

2 publicações neste tópico

Boa tarde, surgiu me a possibilidade de efectuar a contabilidade de um café que serve refeições. Como sou novata nestas andanças será que me podiam ajudar, se a fazer a contabilidade destes tipo de estabelecimentos é complicado?

Sei que depende da forma jurídica, podiam me dar umas luzes? Já agora, a máquina registadora é obrigatória em todos os casos? ou há casos que podem passar recibos à mão.

Obrigado  :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Primeiro que tudo é preciso estudar o regime fiscal mais favorável (ENI simplificado, ENI contabilidade organizada, sociedade).

Depois... sabendo que o simplicado não obriga a ter contabilidade organizada e o ENI contabilidade organizada e sociedade obriga:

- Contabilidade não organizada, basta um simples registo das compras, despesas  e serviços (refeições). "Qualquer um está habilitado" a fazer esta contabilidade

- Se for contabilidade organizada, então complica-se... registo dos lançamentos em programa de contabilidade preparado, registo de todos os movimentos (incluindo as c/c dos fornecedores e clientes,..), a obrigação de ter uma conta bancária afecta à atividade, logo a contabilidade deve constar todas as movimentações bancárias dessa conta, respeito pelas normas contabilisticas... Obrigação de ter um TOC.

Sente-se preparada para assumir?

Os programas certificados e as registadoras certificadas apenas são obrigatórias para volumes de negócios superiores a 100000.

Até nisto é uma questão de estudo... compensa passar facturas à mão?

Quantas serão por dia? o preço dos livros? o tempo que se perde a passá-las? e o tempo que o contabilista perde a comunicá-las mensalmente e manualmente à AT (e-factura)?.

E com um sistema informatizado? o valor do investimento? garante poupança de custos? de tempo?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead