ant0nio

Isenção de IVA até 10.000

6 publicações neste tópico

Boa Noite,

Para que possa explicar melhor, iniciei a minha actividade à menos de um mês no regime de isenção de IVA até 10.000 € ano. Estando neste regime sei que tenho de pagar no final de cada ano 15 % dos lucros obtidos..

Trabalhando eu com margens de 15% na venda de produtos, será que não estou a perder com este regime ?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é bem assim.

Os 15% é o que o fisco considera o rendimento bruto para efeitos de IRS. Esse montante é adicionado os restantes rendimentos (se os houver) e, com base no rendimento total, é apurado o escalão de IRS e só então calculado o imposto a pagar.

Por exemplo, quem fizesse os 10.000€ de vendas, veria o fisco considerar um rendimento bruto de 1500€. Não fui consultar as tabelas mas com esse rendimento creio que nem sequer há imposto a pagar.

Agora, se por outro lado tiver rendimentos de trabalho por conta de outrem, suponhamos, de 30.000€, então o imposto é calculado sobre 31.500€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já obrigado pela sua ajuda..Caso mude para o regime de IVA pago algo a mais sem ser o IVA ? Neste momento tenho esta actividade e também trabalho por conta de outra entidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por estar no regime do iva, não lhe é cobrado uma taxa ou custo adicional. Apenas o iva.

E o iva deve ser suportado pelo cliente, pois o mesmo é acrescido ao preço base de venda.

E claro... o que é lógico:

- Quanto maior o rendimento obtido, maior o imposto (irs) liquidado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podemos mudar para o regime de IVA ou seja passar a cobrar IVA mesmo sem ultrapassar os 10.000€/ano? E essa alteração poderá ser efectuada em qualquer altura do ano, bastando para tal entregar a declaração de alteração e após a entrega cobrar IVA nos próximos recibos aos clientes?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podemos mudar para o regime de IVA ou seja passar a cobrar IVA mesmo sem ultrapassar os 10.000€/ano? E essa alteração poderá ser efectuada em qualquer altura do ano, bastando para tal entregar a declaração de alteração e após a entrega cobrar IVA nos próximos recibos aos clientes?

Sim, podes.

Salvo erro a alteração do regime de IVA é feita no início do ano (Fevereiro?)

Sugiro que envies uma mensagem às Finanças a pedir mais esclarecimentos. Até porque ainda tens tempo, daqui até lá...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor