Visitante nicas

Dividas às finanças- herdeiros

4 publicações neste tópico

Hoje ao chegar do trabalho deparo-me com uma carta das Finanças.

O assunto da mesma refere-se a dividas fiscais.

Passando a Explicar: segundo as finanças o meu bisavó tem dividas de IMI. A sua filha, minha avó, e o meu pai, seu neto, já faleceram. Por este motivo, a herdeira sou eu. Acontece que só agora sugiram estas dividas. A minha avó e o meu pai faleceram à respetivamente 8 e 6 anos e de lá até agora nunca houve sinal de que este meu bisavó tivesse dividas de IMI. Não sei se o meu pai e a aminha avó tinham conhecimento disto, mas eu nos últimos 8 anos não tive.

Acrescento que o valor a pagar é significativo, que eu nunca conheci este meu bisavó, tendo este falecido ha mais de trinta anos.

A carta diz que tenho de me dirigir às finanças presencialmente para resolver a questão.

De qualquer forma, fiquei preocupada, embora equacione a hipotese de haver aqui algum engano.

A ser verdade, é normal vir a cobrança de IMI passados tantos anos? A ser verdade, tenho de pagar esta divida, apesar de não  a ter gerado?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hoje ao chegar do trabalho deparo-me com uma carta das Finanças.

O assunto da mesma refere-se a dividas fiscais.

Passando a Explicar: segundo as finanças o meu bisavó tem dividas de IMI. A sua filha, minha avó, e o meu pai, seu neto, já faleceram. Por este motivo, a herdeira sou eu.

Acontece que só agora sugiram estas dividas.

A minha avó e o meu pai faleceram à respetivamente 8 e 6 anos e de lá até agora nunca houve sinal de que este meu bisavó tivesse dividas de IMI. Não sei se o meu pai e a aminha avó tinham conhecimento disto, mas eu nos últimos 8 anos não tive.

Acrescento que o valor a pagar é significativo, que eu nunca conheci este meu bisavó, tendo este falecido ha mais de trinta anos.

A carta diz que tenho de me dirigir às finanças presencialmente para resolver a questão.

De qualquer forma, fiquei preocupada, embora equacione a hipotese de haver aqui algum engano.

A ser verdade, é normal vir a cobrança de IMI passados tantos anos? A ser verdade, tenho de pagar esta divida, apesar de não  a ter gerado?

Como veio parar a carta das finanças à sua mão? Reside na habitação do seu bisavó?

É referido quantos anos tem a habitação em divida relativamente ao IMI?

Creio que em primeiro lugar deve ir às finanças e ouvir os argumentos. Só depois pode decidir, mediante as suas razões, o que fazer em seguida!...

Só uma observação. Os juros de mora por atraso no pagamento tem uma fórmula de cálculo que está dependente da euribor. Resulta da média das médias mensais das taxas Euribor a 12 meses, verificadas nos últimos 12 meses, acrescida de um diferencial de cinco pontos percentuais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada ABCD pela resposta.

Irei, sim, às finanças.

Não vivo na casa do meu bisavó, nem nunca vivi. Aliás, a única casa que me parece que possa ter a ver com este IMI até já foi demolida.  Também não sei a quantos anos de IMI se refere a divida, os anos não vêm expressos na carta.

A carta veio para a minha morada de residência, possivelmente porque cruzando os dados, perceberam que eu era a herdeira e mandaram para a minha morada que consta nas finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada ABCD pela resposta.

Irei, sim, às finanças.

Não vivo na casa do meu bisavó, nem nunca vivi. Aliás, a única casa que me parece que possa ter a ver com este IMI até já foi demolida.  Também não sei a quantos anos de IMI se refere a divida, os anos não vêm expressos na carta.

A carta veio para a minha morada de residência, possivelmente porque cruzando os dados, perceberam que eu era a herdeira e mandaram para a minha morada que consta nas finanças.

Portanto o seu bisavó era proprietário de vários imóveis?

Não sei se vai a tempo, mas deveria tirar umas fotos das ruinas desse imóvel e apresentar nas finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead