lagares

Obrigações/Conselho Proteste

8 publicações neste tópico

caras/os membros

Tenho Obrigações EDP 12/15, Mota Engil 13/16 e REN 12/16.

Se bem entendo, a Proteste recomenda sair das Obrigações, cf. cito abaixo.  Salvo produtos de maior risco, não vejo melhores rentabilidades. Que vos parece?

Obg

Nenhum dos dez títulos de dívida empresarial que acompanhamos merece o seu investimento.A negociação de obrigações em Lisboa ainda está pouco desenvolvida. Porém, as necessidades de capital de algumas companhias levaram-nas a recorrer à bolsa. Entre as 8 emitentes de obrigações de retalho em 2012, recomendámos, com algumas ressalvas, a subscrição de 3 títulos: REN, Portugal Telecom e Continente. As ressalvas prendiam-se sobretudo com o perfil de risco do investidor. Em 2013 também apontámos para a compra das obrigações da Mota-Engil.

Desde que iniciaram a negociação, as obrigações valorizaram além de terem distribuído juros aos aforradores. Agora está na altura de encaixar os ganhos e abandonar o barco do mercado de obrigações de empresas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As YTM brutas dessas obrigações andam na ordem dos 2.4% (EDP)-3.6% (Mota-engil).

Não são rentabilidades muito elevadas, conseguindo-se até depósitos a prazo com taxas perto disso (Invest 3.5% a 2 anos). Logo não vale muito a pena permanecer com essas obrigações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As YTM brutas dessas obrigações andam na ordem dos 2.4% (EDP)-3.6% (Mota-engil).

Não são rentabilidades muito elevadas, conseguindo-se até depósitos a prazo com taxas perto disso (Invest 3.5% a 2 anos). Logo não vale muito a pena permanecer com essas obrigações.

Antes de mais, obg pela resposta. Contudo mantenho dúvidas.

EDP: TANB 6.0

Mota: TANB 6.85 e TIR 4.52

REN: TANB 6.25

Sensivelmente, penso, a taxa de juro liquida a receber/ano será subtraida de 28%, logo: EDP 4.32, Mota 4.93 e REN 4.5. Acresce, a diminuir, despesas de saida antes da maturidade. Será?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As obrigações dão rendimento de duas formas: 1) Cupões, os tais 6,tal% por ano. 2) Mais-valias resultantes da venda das obrigações acima do valor a que se compraram.

Se comprou essas obrigações a 100%, veja a cotação a que elas estão agora. Devem estar certamente acima dos 100%. Se vender agora consegue essa mais-valia. Se deixar ir à maturidade, pagam-lhe os cupões mas vai receber as obrigações apenas pelo preço original.

É por isso que o valor da YTM é o valor pelo qual nos devemos reger. Face ao dinheiro que tem em carteira neste momento (ao valor da cotação atual), deixá-lo estar até à maturidade iria dar uma rentabilidade bruta anual de aproximadamente 3,x%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As da Mota ainda acho que são de ter em carteira, são apenas para 2016 e penso que pelo menos até ao final do ano ainda são de manter depois com o aproximar da maturidade é que terão tendência a descer.

Eu pelo menos planeio ficar com as minhas mais uns bons meses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obg.. Perfeita a explicação. Assim sendo concluo que devo fazer o seguinte:

- tentar receber os proximos juros - mês de Maio

- saber exactamente em  que despesas incorro, para fazer contas.

Nota: Não estou a precisar do capital.

As obrigações dão rendimento de duas formas: 1) Cupões, os tais 6,tal% por ano. 2) Mais-valias resultantes da venda das obrigações acima do valor a que se compraram.

Se comprou essas obrigações a 100%, veja a cotação a que elas estão agora. Devem estar certamente acima dos 100%. Se vender agora consegue essa mais-valia. Se deixar ir à maturidade, pagam-lhe os cupões mas vai receber as obrigações apenas pelo preço original.

É por isso que o valor da YTM é o valor pelo qual nos devemos reger. Face ao dinheiro que tem em carteira neste momento (ao valor da cotação atual), deixá-lo estar até à maturidade iria dar uma rentabilidade bruta anual de aproximadamente 3,x%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebo nada de finanças mas tenho obrigacoes pt 12/16( cerca de 17000),fiquei sem perceber,acham boa ideia defazer me delas e como?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a YTM das obrigações de 03/2017, de acordo com o banco BIG, é de 2.3%, então quase de certeza que as que de 2016 são iguais ou inferiores a isso. Por esse motivo, parece-me interessante vender.

Quanto a como o fazer, é apenas questão de pedir ao banco onde as tem para vender. Alguns permitem vender online se pertencerem a uma determinada lista (Big e Invest) ou então telefona-se para lá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead