Visitante Luisa Modesto

Herança

6 publicações neste tópico

Boa tarde.O meu sogro faleceu este mês, sendo os únicos bens disponíveis uma pequena conta bancária e a parte dele na herança do pai, sendo a mãe ainda viva e não tendo existido partilhas. Ainda que separados há vários anos, legalmente o meu sogro era ainda casado com a minha sogra e têm 2 filhos e uma neta, filha de um terceiro filho já falecido, e que vive longe. Sem ajudas de ninguém, eu e o meu marido custeamos todas as despesas inerentes ao falecimento/ enterro do meu sogro, nomeadamente através do empréstimo a um familiar meu, dado vivermos com dificuldades. Seria possível alguém informar o que é necessário para que os restantes herdeiros outorguem em nós o direito de tratar dos documentos para acedermos à dita conta bancária, de modo a podermos recuperar parte do valor que gastámos, sendo que o meu cunhado e a minha sogra já manifestaram intenção de prescindir desse dinheiro a nosso favor. Gostava também se possível de ser informada de quais os custos médios de tal procedimento, dado ser muito pouco o dinheiro existente no banco

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.O meu sogro faleceu este mês, sendo os únicos bens disponíveis uma pequena conta bancária e a parte dele na herança do pai, sendo a mãe ainda viva e não tendo existido partilhas.

Ainda que separados há vários anos, legalmente o meu sogro era ainda casado com a minha sogra e têm 2 filhos e uma neta, filha de um terceiro filho já falecido, e que vive longe.

Sem ajudas de ninguém, eu e o meu marido custeamos todas as despesas inerentes ao falecimento/ enterro do meu sogro, nomeadamente através do empréstimo a um familiar meu, dado vivermos com dificuldades.

Seria possível alguém informar o que é necessário para que os restantes herdeiros outorguem em nós o direito de tratar dos documentos para acedermos à dita conta bancária, de modo a podermos recuperar parte do valor que gastámos, sendo que o meu cunhado e a minha sogra já manifestaram intenção de prescindir desse dinheiro a nosso favor.

Gostava também se possível de ser informada de quais os custos médios de tal procedimento, dado ser muito pouco o dinheiro existente no banco

Separei um pouco o texto por forma a ficar mais perceptível.

Podiam ter ido à segurança social e apresentar as despesas: http://www4.seg-social.pt/subsidio-de-funeral

A sua sogra tem a caderneta/código da conta bancária? Se ela concorda que esse valor seja para pagar essas despesas porque não vos entrega o código para vocês irem levantando à medida que as despesas surjam?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os meus sogros encontravam-se separados há alguns anos e a única conta bancária existente encontra-se apenas em nome do meu sogro que fazia tenção de pô-la em nome também do meu marido, mas a morte súbita não deu tempo de tal ser feito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os meus sogros encontravam-se separados há alguns anos e a única conta bancária existente encontra-se apenas em nome do meu sogro que fazia tenção de pô-la em nome também do meu marido, mas a morte súbita não deu tempo de tal ser feito.

Desconhecendo código e não possuindo caderneta, creio que só com uma habilitação de herdeiros...

No entanto, deveria passar pelo banco em causa e expor a situação. Logo verá as possibilidades que lhe apresentam!...

Entretanto, ia também à segurança social (leu o conteúdo do link que lhe deixei na mensagem anterior?) tratar de apresentar a certidão de óbito e as despesas com o funeral por forma a candidatar-se ao subsídio de funeral. Pode não ser a 100% mas sempre será uma grande ajuda para saldar a divida com o seu "familiar"!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada.

Em relação ao que me indicou, até à data isso foi a única coisa de que já tratei, visto a funerária ter logo encaminhado esse pedido. Que pelo menos recebamos o reembolso de parte do custo do funeral

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada.

Em relação ao que me indicou, até à data isso foi a única coisa de que já tratei, visto a funerária ter logo encaminhado esse pedido. Que pelo menos recebamos o reembolso de parte do custo do funeral

E deixou o NIB da sua conta ou eles depois passam-lhe um cheque?

Vá ao banco tratar da segunda parte do problema!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor