Visitante Joao Garcia

Recibos verdes - Deduzir iva da compra de carro a disel

11 publicações neste tópico

Boa tarde a todos.

Sou trabalhador independente a recibos verdes e recentemente comprei um carro ligeiros de passageiros a disel, e gostava de saber se posso deduzir o iva do mesmo?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O iva da compra do automóvel?

Artigo 21º do CIVA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já li o artigo mas continuo sem perceber :( , esta linguagem técnica é um pouco difícil para o leigo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se é de passageiros está excluido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok obrigado pela ajuda :)

Já agora nos descontos do iva, trimestral de recibos verdes, só posso descontar 50% do valor do iva de cada factura de abastecimento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o carro não pode ficar afecto á actividade também não pode colocar os abastecimentos como despesa.

No regime simplificado o estado já pressupõe que 25% do rendimento já é despesa com a actividade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Portanto o que me está a dizer é que com recibos verdes qualquer viatura a disel ligeiro de passageiros, nunca pode estar afecta á actividade, e como tal não posso descontar o iva do combustível ?

A excepção segundo percebi, teria de ser um veículos comercial?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Portanto o que me está a dizer é que com recibos verdes qualquer viatura a disel ligeiro de passageiros, nunca pode estar afecta á actividade, e como tal não posso descontar o iva do combustível ?

A excepção segundo percebi, teria de ser um veículos comercial?

Obrigado

Não é bem assim.

Uma viatura de passageiros pode ser afecta a uma atividade (quantas empresas têm carros topos de gama de passageiros?).

Só que esses veículos por causa do seu tipo podem facilmente criar abusos, em que usam-na particularmente e afectam a compra e as despesas à empresa.

O que código do iva faz é excluir a dedução do iva na aquisição e outros gastos de utilização, manutenção,...

Já os códigos de irs (contabilidade organizada) e irc limitam a dedução e tributam autonomamente as despesas dedutiveis, de forma a penalizar.

Para o seu caso, que está no regime simplificado (é tributado pelo VN) e não pode deduzir o iva, que vantagem pode trazer afectar a viatura à atividade?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pensei que ao ter o carro afecto á minha actividade, poderia descontar as facturas de gasoleo e assim não ter de entregar tanto iva ao estado, nas declarações trimestrais.

sendo assim posso ter a viatura afecta a minha actividade? já agora como é que faço isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pensei que ao ter o carro afecto á minha actividade, poderia descontar as facturas de gasoleo e assim não ter de entregar tanto iva ao estado, nas declarações trimestrais.

sendo assim posso ter a viatura afecta a minha actividade? já agora como é que faço isso?

Sendo assim como?

Se não puder deduzir o iva das despesas da manutenção e da utilização (inclui gasóleo, penso eu...) vai afetar porquê?

Tem contabilidade organizada e o custos dão jeito para abater lucros?

Penso que basta uma simples declaração em que declara que afeta a viatura à atividade profissional e atribui o valor comercial.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead