neoprodigy

BPI - Depósito Net

12 publicações neste tópico

Tentei fazer hoje este Depósito a Prazo Bpi Net e não consegui... :-\

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz a semana passada um Depósito a Prazo-» DP BPI Net 7 Dias, os juros já cairam esta semana.

Espectáculo.  :D

Bateu tudo certinho com o simulador do Pedro Pais: [ftp=ftp://http://www.pedropais.com/simulador-depositos-prazo/]http://www.pedropais.com/simulador-depositos-prazo/[/ftp]

Pipocas,

Só por curiosidade, o que a levou a optar pelo depósito a 7 dias, com apenas 1.1% de juros, em vez dos outros com juros mais elevados, por ex. esse dos 5% a 90 dias? Não seria mais rentável este ultimo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pipocas,

Só por curiosidade, o que a levou a optar pelo depósito a 7 dias, com apenas 1.1% de juros, em vez dos outros com juros mais elevados, por ex. esse dos 5% a 90 dias? Não seria mais rentável este ultimo?

Cara susana, eu na minha humilde e inexperiente opinião, a maneira como eu vejo que seja vantajoso fazer por curtos prazos é que assim, consigo fazer vários produtos de 7dias em 90 dias, e fico com *juro+juro+juro+juro...* o que fazendo as contas, penso que acaba por compensar! No entanto é de facto muito mais trabalhoso, mas são opções! :-\

8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cara susana, eu na minha humilde e inexperiente opinião, a maneira como eu vejo que seja vantajoso fazer por curtos prazos é que assim, consigo fazer vários produtos de 7dias em 90 dias, e fico com *juro+juro+juro+juro...* o que fazendo as contas, penso que acaba por compensar! No entanto é de facto muito mais trabalhoso, mas são opções! :-\

8)

A isso chama-se reinvestir os juros. A questão aqui é que é complicado comparar taxas de juro diferentes aplicadas a prazos diferentes. Para isso tem que se "reduzir" tudo a uma mesma taxa (digamos anual, que é o habitual). Neste caso não se usa a taxa anual nominal bruta (TANB) mas sim a taxa anual efectiva (TAE) para a comparação (ou a TAEL, que é a TAE líquida, depois de tirados os 20% de impostos). A taxa efectiva representa exactamente quanto se valoriza ao dinheiro em caso de reinvestimento de juros e deve ser usada para comparar investimentos com prazos diferentes.

Para um investimento de 1000€ em prazos de 7 dias, a uma tanb de 1,1% temos:

* "TSNL" (taxa "semanal" nominal líquida) = 1,1 * 0,8 * 7 / 365 ~= 0,0168767% = 0,000168767

* Na primeira semana temos: 1000,00€ * (1 + TSNL) = 1000,17€

* Na segunda semana temos: 1000,17€ * (1 + TSNL) = 1000,34€

* Na n-ésima semana temos: 1000,00 * (1 + TSNL) n

Ou seja, ao fim do ano, temos 1000 * (1,000168767) 52 = 1008,81 €  o que dá uma TAEL de 0,881%

Para os mesmos 1000€, investidos em prazos de 90 dias a uma tanb de 5% temos:

* "TTNL" (taxa "trimestral nominal líquida) = 5 * 0,8 * 91 / 365 ~= 1% = 0,01

* No primeiro trimestre temos: 1000,00€ * (1 + TTNL) = 1010,00€

* No n-ésimo trimestre temos: 1000,00 * (1 + TTNL) n

Ou seja, ao fim do ano, temos 1000 * (1,01) 4 = 1040, 60 € o que dá uma TAEL de 4,06%

Neste caso compensava bastante mais investir a 90 dias a 5% do que semanalmente a 1,1%. Os valores não serão exactamente estes por causa dos arredondamentos que se vão cumulando (e no exemplo semanal, até podem diferir em vários cêntimos porque são muitos períodos) mas dá para ficar com uma boa ideia de como os dois produtos se comparam entre si.

Mas há outros motivos perfeitamente válidos para preferir o investimento a 7 dias. Por exemplo, imaginemos que está a acumular na conta à ordem o dinheiro para comprar uma casa (várias dezenas ou centenas de milhar de euros) e que fica com todo o dinheiro lá duas semanas antes de fazer a escritura. Por mais baixa que seja a taxa do investimento a 7 dias, sempre compensa fazer este investimento do que deixar o dinheiro parado sem render à espera da escritura...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pipocas,

Respondendo à Susana: Porque vou precisar do dinheiro em breve, mas não sei bem em que data ;).

Para o BPI Net 5%, o depósito teria de ser a 90 ou a 180 dias, quanto às mobilizações/penalizações: este tipo de depósito permite mobilização total ou parcial, com perda de 100% de juros correspondentes à parte mobilizada :P. Sobre o saldo não levantado são calculados juros desde o 1º dia, nas condições contratadas.

Quanto às mobilizações/penalizações do BPI Net 7 dias: Permite mobilização pelo valor total.Não existe qualquer penalização em caso de mobilização antecipada  ;D (este último item foi o que mais pesou na minha escolha).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A isso chama-se reinvestir os juros. A questão aqui é que é complicado comparar taxas de juro diferentes aplicadas a prazos diferentes. Para isso tem que se "reduzir" tudo a uma mesma taxa (digamos anual, que é o habitual). Neste caso não se usa a taxa anual nominal bruta (TANB) mas sim a taxa anual efectiva (TAE) para a comparação (ou a TAEL, que é a TAE líquida, depois de tirados os 20% de impostos). A taxa efectiva representa exactamente quanto se valoriza ao dinheiro em caso de reinvestimento de juros e deve ser usada para comparar investimentos com prazos diferentes.

Para um investimento de 1000€ em prazos de 7 dias, a uma tanb de 1,1% temos:

* "TSNL" (taxa "semanal" nominal líquida) = 1,1 * 0,8 * 7 / 365 ~= 0,0168767% = 0,000168767

* Na primeira semana temos: 1000,00€ * (1 + TSNL) = 1000,17€

* Na segunda semana temos: 1000,17€ * (1 + TSNL) = 1000,34€

* Na n-ésima semana temos: 1000,00 * (1 + TSNL) n

Ou seja, ao fim do ano, temos 1000 * (1,000168767) 52 = 1008,81 €  o que dá uma TAEL de 0,881%

Para os mesmos 1000€, investidos em prazos de 90 dias a uma tanb de 5% temos:

* "TTNL" (taxa "trimestral nominal líquida) = 5 * 0,8 * 91 / 365 ~= 1% = 0,01

* No primeiro trimestre temos: 1000,00€ * (1 + TTNL) = 1010,00€

* No n-ésimo trimestre temos: 1000,00 * (1 + TTNL) n

Ou seja, ao fim do ano, temos 1000 * (1,01) 4 = 1040, 60 € o que dá uma TAEL de 4,06%

Neste caso compensava bastante mais investir a 90 dias a 5% do que semanalmente a 1,1%. Os valores não serão exactamente estes por causa dos arredondamentos que se vão cumulando (e no exemplo semanal, até podem diferir em vários cêntimos porque são muitos períodos) mas dá para ficar com uma boa ideia de como os dois produtos se comparam entre si.

Mas há outros motivos perfeitamente válidos para preferir o investimento a 7 dias. Por exemplo, imaginemos que está a acumular na conta à ordem o dinheiro para comprar uma casa (várias dezenas ou centenas de milhar de euros) e que fica com todo o dinheiro lá duas semanas antes de fazer a escritura. Por mais baixa que seja a taxa do investimento a 7 dias, sempre compensa fazer este investimento do que deixar o dinheiro parado sem render à espera da escritura...

Huumm  :)

Obrigadíssimo! ;)

Realmente tinha uma ideia muito errada da situação, obrigado pela correcção! :)

E já aprendi mais qualquer coisita hoje..  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obg pelas vossas respostas!  :)

Realmente este blog é espectacular pois permite uma troca de experiencias sem interesses comerciais por trás.

Pois... a minha dúvida surgiu pelo facto de ter algum dinheiro no BPI na conta à ordem (que nada rende...) e poder aproveitar uma dessas opções e ter algum rendimento. No entanto, como estamos a acabar de mobilar a casa não queria ter o dinheiro preso (ou melhor... perder 100 % dos juros)

:-\ Acho que vou fazer as minhas contas e dividir em duas partes... uma vai para 90 dias e a outra a 7 dias renovaveis.

De qq forma como o valor a aplicar não será grande, se tiver que levantar antes do prazo tb não perderei muito... o que interessa é que possa render mais alguma coisa do que está a render agora, que é zero....

Mais uma vez obg!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obg pelas vossas respostas!  :)

Realmente este blog é espectacular pois permite uma troca de experiencias sem interesses comerciais por trás.

Pois... a minha dúvida surgiu pelo facto de ter algum dinheiro no BPI na conta à ordem (que nada rende...) e poder aproveitar uma dessas opções e ter algum rendimento. No entanto, como estamos a acabar de mobilar a casa não queria ter o dinheiro preso (ou melhor... perder 100 % dos juros)

:-\ Acho que vou fazer as minhas contas e dividir em duas partes... uma vai para 90 dias e a outra a 7 dias renovaveis.

De qq forma como o valor a aplicar não será grande, se tiver que levantar antes do prazo tb não perderei muito... o que interessa é que possa render mais alguma coisa do que está a render agora, que é zero....

Mais uma vez obg!

Há um senão, o depósito a 90 e 180 dias, com uma TANB de 5,00% efectuado através do https://www.bpinet.pt/ já terminou salvo erro no dia 23 ou 26 deste mês. Ma de qualquer forma tens lá outras opções só que a render bem menos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois.... estive a ver no site do BPI e já não há esse deposito a 5%...

Vou ver melhor as outras alternativas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead