Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante umbigo

Dúvida sobre venda de imóvel doado e mais-valias

3 publicações neste tópico

Bom dia. Tenho uma dúvida sobre mais-valias que talvez possa responder, agora que a entrega do IRS está próxima.

Em 2013 vendi um imóvel que me foi doado em 1984, se não estou em erro. Com a doação passeia deter 1/3 do imóvel, sendo que os meus dois irmãos tinham os restantes 2/3. O imóvel foi vendido à minha irmã e por ele foi pago exactamente o mesmo valor que era usado para calcular o IMI (valor esse actualizado recentemente).

Não existindo diferença entre o valor da venda e o valor da avaliação para efeitos de IMI, há lugar ao pagamento de mais-valias? Em caso afirmativo, como se calculam, tendo em conta que o imóvel me tinha sido doado doado há anos, com um valor registado ainda em escudos e muito inferior ao valor de mercado real?

Cumprimentos e muito obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o imóvel veio à posse antes de 1989 e não houve alterações então não há lugar ao pagamento de mais valias. Têm à mesma de declarar a venda na declaração de IRS mas, em princípio, estará isento.

De qualquer forma, se quisessem saber como calcular a mais valia podem ler este artigo:

http://mil.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada pela resposta. Acabei de verificar e afinal o ano de inscrição na matrix é que é 1985, mas a doação propriamente dita foi em 1990. Vou ver o link que me deixou.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0