andresousa

Trabalhador dependente + recibos verdes (em 2014)

3 publicações neste tópico

Olá a todos!

Desculpem se a pergunta já foi feita (e de certo respondida), mas ainda tenho algumas dúvidas apesar de muito ler sobre o assunto:

Trabalhador dependente + recibos verdes (em 2014)

Sou um trabalhador dependente que gostaria de começar a passar recibos verdes (a necessidade assim o obriga, segundo trabalho!).

Fechei a minha actividade com independente em 2007, tendo começa a trabalhar como dependente a partir dessa altura.

Pergunto:

- tenho necessidade de pagar SS com a abertura de recibo verde?

- "basta" preencher a informação no site das finanças e passar o referido recibo?

- há alguma obrigatoriedade da entidade patronal passar algum tipo de declaração?

... por fim...

- não tendo a certeza se vou passar o valor indicado para começar a cobrar IVA, terei que o fazer logo no primeiro recibo... ou poderei (assim que atingir o valor!) começar a efectuar tal cobrança?

Desde já agradeço a todos os que leram esta mensagem... e aos que venham a responder.

Cumprimentos,

André Sousa

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- tenho necessidade de pagar SS com a abertura de recibo verde?

Se já estão a ser feitos descontos pela atividade por conta de outrem, e desde que a atividade independente seja prestada a outras entidades que não pertençam ao mesmo grupo, então há isenção de descontar para a SS pela atividade por conta própria: http://www4.seg-social.pt/trabalhadores-independentes

- "basta" preencher a informação no site das finanças e passar o referido recibo?

Sim

- há alguma obrigatoriedade da entidade patronal passar algum tipo de declaração?

Creio que não. Mas é habitual passarem uma declaração no início do ano seguinte com o total pago. De qualquer forma, ao preencher os recibos no site das Finanças essa informação já está toda lá.

- não tendo a certeza se vou passar o valor indicado para começar a cobrar IVA, terei que o fazer logo no primeiro recibo... ou poderei (assim que atingir o valor!) começar a efectuar tal cobrança?

Se ao abrir atividade declares que esperas rendimentos inferiores aos 10.000€ anuais então podes ficar isento de IVA. (atenção que o facto de Janeiro já ter passado importa - o limite é proporcional ao número de meses que faltam até ao fim do ano). Se vieres a ultrapassar esse limite, no início do próximo ano entras no regime de IVA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela rápido esclarecimento!

Perfeito!

Até uma próxima pergunta!

Cumprimentos,

André Sousa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor