deamonteiro

União de facto IRS

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

Vivo em união de facto e entregamos já alguns anos a declaração em conjunto, temos uma filha que nasceu em 2011, o ano passado as minha colegas informaram-me que deveria colocar a minha filha como dependente, foi o que fiz e na mesma declaração informei que vivia em união de facto. Nunca mais liguei ao assunto... estes ano com os cortes (trabalho numa EPE) e por comparação de recibo de ordenado apercebi-me que estava como casada um dependente e um titular e após falar com meu companheiro verificamos que ele também está como 1 dependente e um titular.

Gostaria que esclarecessem se estamos de forma legal, se teremos que entregar o IRS em separado, e agora como devo proceder para poder corrigir, porque tenho receio que  com este engano pague muito de IRS...

Peço desculpa mas não percebo nada de finanças :(

Muito Obrigado,

Andreia

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só têm que informar a entidade empregadora que o cônjuge arranjou trabalho e passarem a descontar como casados 2 titulares + 1 dependente.

Quanto ao imposto, é provável que venham a ter de pagar bastante quando for feito o acerto de contas ao meterem a declaração de IRS este ano. Comecem a poupar para isso. Mas o Estado não sai particularmente prejudicado - só leva mais tempo a ter o imposto - portanto não acredito que venham a ter problemas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelo esclarecimento,

Estou mesmo preocupada com o que terei que pagar este ano, eu que sempre recebi...  :(

Será que existe algum simulador em que possa estimar o valor que terei que pagar?

De acordo com o que disse eu ao passar para 1 dependente e 2 titulares o meu "marido" também teria que passar para 2 titulares? desta forma subiríamos significativamente de escalão de IRS.

Será que poderei voltar a como estava anteriormente, solteira sem dependente? e o meu "marido" manter um titular e um dependente? Talvez assim não notaríamos tanta diferença ao fim do mês?e o acerto ao fim do ano também não seria tão elevado? Estou certa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que vai para aí alguma confusão. Vamos a ver se eu consigo esclarecer melhor:

O montante de IRS a pagar só é efetivamente apurado no ano seguinte, quando preenchemos a declaração para efeitos de IRS. Nessa altura é que possível determinar o escalão de IRS em que nos encontramos em função do total de rendimentos do agregado familiar.

No ano anterior, há uma parte que nos é retida no salário para efeitos de IRS - a chamada retenção na fonte. Isto funciona como adiantamento de imposto.

Ou seja, se num dado ano se fez um total de retenção de 5000€ e ao meter a declaração referente a esse ano se chega à conclusão que o imposto apurado é de 5200€, já só se tem de pagar os 200€ que faltam. Da mesma forma, se o imposto apurado fosse de 4800€ o Estado devolve os 200€ que reteve a mais ao longo do ano anterior.

As taxas de retenção na fonte são calculadas tendo em conta os valores de um agregado médio com as mesmas características. O objectivo é que quando chegar a altura de apurar o verdadeiro valor do imposto, o valor apurado corresponda mais ou menos àquilo que foi sendo retido ao longo do ano. Claro que, tendo em conta que cada agregado familiar tem diferentes despesas ou deduções a apresentar, e que os rendimentos dos dois membros do casal podem ser muito díspares um do outro, os valores nunca vão ser exatamente iguais. Mas procura-se que fiquem relativamente próximos.

Ou seja, quanto mais se afastarem daquele que devia verdadeiramente de ser o vosso escalão de retenção na fonte, maior será o acerto de contas a fazer no ano seguinte, quando meterem a declaração de IRS. Por exemplo, se o imposto apurado for de 5000€ e vocês só tiverem feito retenção na fonte de 3000€ por estarem com taxas mais baixas que as que deviam, no próximo ano têm de pagar os 2000€ que faltam todos de uma vez...

Ainda há dúvidas? :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead