JATG

IRS - Mais Valias

2 publicações neste tópico

Viva!

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida.

Um amigo meu herdou uma casa (por morte dos pais) em 2007. Entretanto vendeu a casa onde vivia (habitação própria e permanente) em Junho de 2008 e passou a viver na que herdou.

Como a casa que herdou precisava de obras, ele foi fazendo uns melhoramentos. Da mão de obra não tem facturas (pois foi feita por malta amiga  ;)) mas tem facturas dos materiais.

Como tem que declarar as mais valias no IRS, ele colocou-me duas questões, para as quais agora vos peço ajuda:

1 - Poderá ele abater no IRS o que gastou em materiais na casa que herdou (uma vez que esta passou a ser a sua habitação própria e permanente)?

2 - Em caso afirmativo, só poderá abater as facturas posteriores a Junho de 2008 ou poderá incluir facturas anteriores a essa data?

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, não pode deduzir essas despesas no IRS. Contudo, se tiver contraído alguma dívida para as obras, pode deduzir os juros e amortizações da dívida, como se faz para o crédito habitação "normal".

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead