Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
luana

subsidio de almoço em especie.. almoço em cantina.

5 publicações neste tópico

Boa tarde ... gostaria que me tirassem uma duvida minha.

Na empresa onde trabalho o subsidio de almoço é em especie ( almoçamos no refeitório da empresa). O montante do subsidio não ultrapassa o limite legal para 2008 não estando sujeito portanto a retenção na fonte.

A nivel de tratamento na declaração de IRS como deverá ser apresentado esse montante de rendimento em especie (que não ultrapassa o limite legal) , no total de rendimentos não sujeitos (isentos) ou no total de rendimentos sujeitos ( mas estando dispensados de retenção na fonte)?

A empresa colocou esse montante a englobar ao total de rendimentos sujeitos ( apesar de estar dispensados de retenção) e eu penso que esta situação está incorrecta, devendo sim ser mencionada no total de rendimentos não sujeitos (isentos).

Gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Luana, (peço desculpa tratar pelo nick, mas como não me recordo do teu nome próprio :D)

A retenção na fonte não incide sobre o subsídio de refeição, mas, para efeitos de IRS, todo o rendimento auferido é englobado no rendimento a declarar, independentemente das deduções a fazer, ou seja, mesmo que te pagassem ajudas de custos ou outro tipo de subsídios em espécie, as diferentes parcelas somam à remuneração-base para efeitos de IRS.

Portanto, desde que te tenham pago efectivamente tudo o que mencionam na declaração, incluindo as retenções e os descontos para a seg.social, está totalmente correcto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A empresa declara todos os rendimentos.

Vou colocar um resumo da apresentação da declaração

Total de rendimentos sujeitos........................x+y

Categoria A trabalho dependente........................= a X

Sujeitos a retenção na fonte...........................x

Dispensados de retenção na fonte ( Rendimento em especie)....................Y Subsidio de almoço ficticio ( o almoço é    dado pela empresa aos funcionários em geral mas que no meu caso nunca beneficiei dele pois não almoço na cantina optei por comer fora ( para o qual recebo um subsidio de almoço também dentro dos limites estipulados) no recibo este montante aparece do lado dos recebimentos e aparece a anular do lado dos descontos.( só começaram a colocar no recibo por efeitos de companhia de seguros)

Total de rendimentos não sujeitos (isentos)........Z (subsidio de almoço real que me é pago) Pois vou almoçar fora da empresa.

Deduções está tudo correcto...

A minha questão é se este valor estiver colocado no total de rendimentos sujeitos ( apesar de estar isento de IRS) vamos ser tributados a quando da entrega do IRS por um valor de rendimentos sujeitos que na realidade não recebemos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha questão é se este valor estiver colocado no total de rendimentos sujeitos ( apesar de estar isento de IRS) vamos ser tributados a quando da entrega do IRS por um valor de rendimentos sujeitos que na realidade não recebemos.

Não sei se percebi bem a situação, mas na declaração de IRS não declaras os rendimentos não sujeitos.

Se na declaração que a empresa te passou vem o valor do subsídio de alimentação duas vezes, tens que pedir que te passem outra (a menos que efectivamente o recebas duas vezes). Mas, já agora, eu também almoço na cantina da empresa onde trabalho em substituição do subsídio de refeição e, até hoje, nunca nada disso veio na declaração anual de rendimentos que a empresa me passa.

Seja como for, e se não conseguires que alguém te esclareça melhor, podes comprovar isso quando começar o prazo de entrega pela Internet. Os valores já devem vir pré-preenchidos com os dados que a empresa deu ao fisco e logo percebes se estão incluídos ou não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

correcto o subsidio de almoço nunca vem na declaração de IRS já pre preenchida este ano e que na declaração eles meteram agua.

Mas já falei com eles e a situação esta a ser corrigida.

Eles o subsidio de almoço estavam a englogar no total de rendimentos sujeitos, fazendo com que no anexo j tb apareça esse montante o que para mim está errado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0