Eurico, o presbítero

Aplicação de 35k

19 publicações neste tópico

Com a nova estrutura deste fórum, fico um pouco sem saber onde deva colocar esta questão/pedido, mas vamos supor que... estou no sítio certo.

A situação é a seguinte: tenho uma liquidez de 35K que gostava de aplicar esta semana. O risco que estou disposto a assumir é moderado.

Lembrei-me em pôr este dinheiro no ES Liquidez, mas acho que... isso foi "chão que deu uvas". Como vou partir na sexta-feira para o estrangeiro em trabalho, gostaria de deixar este assunto resolvido e o dinheiro bem aplicado.

Alguma sugestão?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

A questão não é se são 35k ou se vais embora esta semana. A questão é quanto tempo queres ter o dinheiro parado e qual o teu objectivo ?

Se é para estar "parado" umas semanas/ poucos meses e não queres correr riscos o ES Liquidez pode ser uma boa aposta. Nos últimos dois meses teve uma rentabilidade anualizada de 2,35%, o que é melhor que muitos depósitos a prazo com a vantagem de poderes mobilizar o dinheiro quando quiseres.

Já se o objectivo é rentabilizar o dinheiro num espaço de 5 anos a conversa é outra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

A questão não é se são 35k ou se vais embora esta semana. A questão é quanto tempo queres ter o dinheiro parado e qual o teu objectivo ?

Se é para estar "parado" umas semanas/ poucos meses e não queres correr riscos o ES Liquidez pode ser uma boa aposta. Nos últimos dois meses teve uma rentabilidade anualizada de 2,35%, o que é melhor que muitos depósitos a prazo com a vantagem de poderes mobilizar o dinheiro quando quiseres.

Já se o objectivo é rentabilizar o dinheiro num espaço de 5 anos a conversa é outra.

Então o homem limpou 150k do ES Liquidez ha uns meses e agora ia voltar? mesmo com o Liquidez a dar actualemnte perto de 3% liquidos de rentabilidade anualizada?

Já agora Eurico, já te venceu os 150k do Papel Comercial não? :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então o homem limpou 150k do ES Liquidez ha uns meses e agora ia voltar? mesmo com o Liquidez a dar actualemnte perto de 3% liquidos de rentabilidade anualizada?

Já agora Eurico, já te venceu os 150k do Papel Comercial não? :P

A minha aplicação no Papel Comercial continua, a um ano. Quanto a isso, no problem at all.

Gostava era de aplicar estes 35k que tenho à ordem, antes de sair do país. Vou por 10 semanas, mas não sei se não terei de permanecer fora mais tempo.

Quando à duração desta aplicação, poderá ser por médio prazo, 2 ou 3 anos. Não tenho (e espero continuar a não ter) necessidades de liquidez no curto prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se é para 2-3 anos podes tentar algo com um pouco mais de risco/rendibilidade.

Uma vez que falas no liquidez assumo perfil muito conservador. Assim considera os seguintes fundos de tesouraria que têm um cheirinho de obrigações:

ES Tesouraria activa

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDJ

Dunas BIC Tesouraria

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NY2R

Este último é mais volátil, pelo que poderás ter alguns meses negativos. No entanto, tem-se comportado bem nos últimos anos.

Ou vê se algum banco te oferece um DP com uma boa taxa para 2-3 anos. Claro que neste caso a disponibilidade do dinheiro fica limitada enquanto que num fundo resgatas quando quiseres.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Invest também se resgata quando se quiser, embora com 50% penalização. De momento consegue-se 3.5% a 2 anos para novos capitais. Penso que é a melhor oferta de DPs no mercado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço as sugestões, mas: a) o destino que eu pretendo dar a estes 35k não se enquadra no perfil de risco "conservador" (das minhas poupanças, já tenho aplicado um ratio que considero suficiente nesse segmento); B) nessa linha, não pretendo aplicar esse montante num DP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se considera o E.S Liquidez risco "moderado", claro que vamos assumir que é um perfil conservador...

Em iria sugerir uma carteira da ETFs à Salvador, mas uma vez que está curto de tempo, é complicado preparar tudo. Aliás, decisões precipitadas são muito má ideia. Se quer aplicar com um perfil de risco menos conservador, então a minha sugestão é que tome as suas decisões com mais calma, analisando bem as sugestões que aqui vão aparecer. E isso implica não despachar tudo antes de se ir embora. Se parte amanhã, então sugiro que para já ponha em algo conservador e quando voltar trace um plano sem pressas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se considera o E.S Liquidez risco "moderado", claro que vamos assumir que é um perfil conservador...

Em iria sugerir uma carteira da ETFs à Salvador, mas uma vez que está curto de tempo, é complicado preparar tudo. Aliás, decisões precipitadas são muito má ideia. Se quer aplicar com um perfil de risco menos conservador, então a minha sugestão é que tome as suas decisões com mais calma, analisando bem as sugestões que aqui vão aparecer. E isso implica não despachar tudo antes de se ir embora. Se parte amanhã, então sugiro que para já ponha em algo conservador e quando voltar trace um plano sem pressas.

Agradeço a resposta. De facto, parto amanhã. Como vou por um período relativamente longo e sem um prazo concreto de regresso (talvez daqui a 2 ou 3 meses), gostava de deixar esta minha disponibilidade aplicada. Por outro lado, vou para África (Gabão) e desconheço o que irei encontrar em termos de ligação à internet. Creio que não haverá problemas (é o que me garantiram colegas franceses que lá se encontram), mas... nunca se sabe.

Nestas curtas horas, estou sem grande cabeça para decisões, mas se me indicarem uma boa aplicação que se possa fazer pela net nas próximas horas, assim o farei. O que não eu não quero (nem vou deixar) é o dinheiro na conta à ordem. Na pior das hipóteses, faço um DP a 3 ou 6 meses. Mas queria evitar essa solução, pois, sei muito bem, a rendibilidade será muito escassa, já que as taxas dos ditos DP são, presentemente, ridiculamente baixas.

Já me lembrei em formar uma carteira de fundos (vi há dias uma, aqui neste fórum, que me pareceu razoável), mas como estou em "count down" para a partida, confesso, ainda não tive tempo (nem disposição) para efetuar essa aplicação em fundos. Mas poderei fazê-lo hoje à noite. Talvez tenha tempo para isso.

O que acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Diga-nos em que bancos tem conta que podemos dar sugestões.

Boa tarde,

Esta minha disponibilidade está no Best e já não tenho tempo para a transferir para outro banco. Portanto, terá que ser produto Best/ES, por favor.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nesse caso faço minhas as palavras do Cerevisiae. Fundos de liquidez como o BIC tesouraria e ES Tesouraria Ativa parecem-me boas escolhas para deixar o dinheiro pelo menos durante esses meses sem se preocupar muito e em princípio a render mais que um DP convencional.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nesse caso faço minhas as palavras do Cerevisiae. Fundos de liquidez como o BIC tesouraria e ES Tesouraria Ativa parecem-me boas escolhas para deixar o dinheiro pelo menos durante esses meses sem se preocupar muito e em princípio a render mais que um DP convencional.

Obrigado. Estava à espera das suas notícias. ;-)

A minha ideia inicial seria aplicar este montante em fundos de investimento, pois não espero precisar desta importância no curto prazo. Estive até para analisar uma carteira que vi proposta neste fórum e subscrevê-la "limando umas arestas" (talvez introduzisse mais dois fundos de ações "small caps", um global e o outro da europa, que particularmente aprecio: o Franklin Global Small-Mid Cap Growth N Acc USD e o F&C European Small Cap A EUR). Isto sempre numa perspetiva "buy and hold" (2/3 anos). Contudo, surgiram afazeres de última hora associados a este nosso contrato em Libreville e acabei por deixar "esquecido" este assunto particular.

Hoje (e amanhã) tenho o dia livre (para as malas e despedidas) e talvez tivesse tempo, logo à noite, para fazer as subscrições dos fundos. Sempre ia mais descansado.

Colocar o dinheiro num fundo de tesouraria/liquidez talvez equivalha a um adiamento da questão ou a uma "não-solução", algo que queria evitar. Contudo, atendendo à minha contingência pessoal, poderá ser justificado.

Vou ter de pensar.

De qualquer forma, obrigado pela atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu adorava aplicar tudo em acções como SON, BCP e TDSA e só voltar a olhar para os mercados daqui por 2/3 anos  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu adorava aplicar tudo em acções como SON, BCP e TDSA e só voltar a olhar para os mercados daqui por 2/3 anos  ;D

Acha que poderia estar aí uma boa bolada? Eu não tenho problema nenhum em aplicar este montante na compra das ações que refere se as hipóteses de ganho, no horizonte de 2/3 anos, forem reais. Estão a bom preço?

Habitualmente, somos aconselhados a ir para os fundos pela possibilidade de diversificação e consequente diluição do risco, mas aplicar este momtante em ações (sólidas) não está completamente fora do meu espetro. Why not?

Em termos fiscais, havendo mais-valias, elas terão de ser englobadas no rendimento e entram como como "incremento patrimonial"? A ser assim, não me convinha nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acha que poderia estar aí uma boa bolada? Eu não tenho problema nenhum em aplicar este montante na compra das ações que refere se as hipóteses de ganho, no horizonte de 2/3 anos, forem reais. Estão a bom preço?

Habitualmente, somos aconselhados a ir para os fundos pela possibilidade de diversificação e consequente diluição do risco, mas aplicar este momtante em ações (sólidas) não está completamente fora do meu espetro. Why not?

Em termos fiscais, havendo mais-valias, elas terão de ser englobadas no rendimento e entram como como "incremento patrimonial"? A ser assim, não me convinha nada...

Quando as vendes tens de declarar claro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando as vendes tens de declarar claro.

Sim, mas essa eventual "mais-valia" obtida nas ações será adicionada pelo Fisco, em sede de IRS, aos meus rendimentos desse ano ou é paga autonomamente?

É que se essa eventual "mais-valia" for considerada pela AT um incremento patrimonial e acrescentada ao meu rend. coletável desse ano, então deixa de ter interesse, pois os valores das taxas (que andam atualmente pelos 45-48%) são desencorajantes.

Só terei interesse se a tributação for autónoma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eurico,

Quando venderes declaras e irás pagar 28% sobre as mais-valias (se as houver). Não tens de englobar nos teus rendimentos.

Quanto ao potencial a 2/3 anos... eu acredito!

Sonae SGPS (irá apresentar resultados em breve e serão bons)

Teixeira Duarte (praticamente todo o negócio no exterior e um contrato multi-milionário na Venezuela)

BCP (grande pulo em 2013 e continua a arrumar a casa para ter um bom desempenho já este ano)

Eu ia (aliás estou)! Mas isso sou eu que aguento bem a volatilidade dos mercados. Mas já que te vais pirar por uns tempitos e não vais ter tempo para te chateares, porque não?  ;)

(é só uma opinião, não quero ser responsável por nenhuma tomada de decisão)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eurico,

Quando venderes declaras e irás pagar 28% sobre as mais-valias (se as houver). Não tens de englobar nos teus rendimentos.

Quanto ao potencial a 2/3 anos... eu acredito!

Sonae SGPS (irá apresentar resultados em breve e serão bons)

Teixeira Duarte (praticamente todo o negócio no exterior e um contrato multi-milionário na Venezuela)

BCP (grande pulo em 2013 e continua a arrumar a casa para ter um bom desempenho já este ano)

Eu ia (aliás estou)! Mas isso sou eu que aguento bem a volatilidade dos mercados. Mas já que te vais pirar por uns tempitos e não vais ter tempo para te chateares, porque não?  ;)

(é só uma opinião, não quero ser responsável por nenhuma tomada de decisão)

Agradeço a sua opinião.

Como disse anteriormente, estava mais inclinado para a aplicação daquela minha disponibilidade em fundos de investimento. O facto de poder escolher fundos diversificados (áreas geográficas, sectores, tipos), numa análise de médio prazo, creio que reduz o risco da aplicação, garantindo - se correrem bem -rentabilidades interessantes. Depois há a comodidade, no meu caso, de não ter de declarar nada em sede de IRS, já que o que se recebe é líquido de impostos. Mas isso também é o menos, já que se não tenho que efetuar o englobamento e pago "apenas" a taxa liberatória de 28%, então, existe apenas o formalismo da declaração.

Quanto a ser "responsável" por qualquer "tomada de decisão" da minha parte, francamente, nem pense nisso! Tenho idade suficiente para pensar pela minha cabeça! Eu só tenho que AGRADECER a sua ajuda e os contributos que aqui trouxe. O meu muito obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead