mecp

taxas de juros Dprazo

7 publicações neste tópico

Boa noite,

Gostava de saber , caso haja alguém que me dê a seguinte informação.

Quais as taxas de juros dos dep a prazo anuais desde o ano 1980 a 2013.

Ou então qual o valor de um d.prazo do valor de 2.500 contos  ( 12500 euros na moeda actual), feito em 1980,

qual o valor que teria em 2013, o capital e os respectivos juros capitalizados.

Não sei se será possivel chegar ao valor pretendido, mas estou com interesse pois visto ser para uma situação de uma herança.

Caso alguem me possa dar alguma dica agradeço

Obrgº

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas ninguém te sabe dar essa resposta... era preciso saber a taxa de juro (TANB) do deposito a prazo em que se encontra o dinheiro.

Assim sem mais informações podes ter pouco mais que o inicial ou numa visão mais optimista considera uma valorização de 3/4% ao ano. Digamos que entre 0,5% e 4% de ganho médio ao ano é todo o cenário possivel...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes esperar um valor liquido de cerca de 14000€ (no pior caso de um DP de 0,5% TANB médio ao longo dos 33 anos); ou podes esperar um valor liquido de cerca de 21500€ (no caso bastante improvável de teres uma TANB média de 3%).

Sinceramente espera algo entre os 15~18K.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não era nos anos 80 que as taxas de juro andavam nos 20%?  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quais as taxas de juros dos dep a prazo anuais desde o ano 1980 a 2013.

As taxas de juro dos depósitos a prazo nunca serão consensuais, uma vez que as taxas variam de banco para banco e dentro do mesmo banco há ofertas diferentes consoante as condições. Fazer esse estudo deste 1980, teria muito pouco rigor devido às taxas utilizadas. E num horizonte temporal tão grande, considerando a capitalização de juros, a discussão de uma simples taxa num ou outro perido, teria um impacto significativo no resultado final.

Assim em minha opinião, deviria utilizar as taxas de juro oficiais (por exemplo euribor a 12 meses) que podem ser consultadas no site do BCE ou Banco de Portugal.

http://www.bportugal.pt/pt-PT/PoliticaMonetaria/TaxasdeJuro/Paginas/TaxasdejuroEURIBOR.aspx

(Histórico desde 1999, no link à direita)

Quanto aos dados antes da entrada de Portugal no euro, procurei no site do Banco de Portugal e não encontrei. Mas se lhes enviar um email, eles terão de certeza essa informação.

Outra sugestão, seria em vez de utilizar as taxas de juro do mercado interbancário, procurar saber as taxas de juro das OT's em 1980. Escolher a que tivesse o maior prazo e levar o capital até ao seu vencimento. Na altura do vencimento aplicar numa outra, e assim por diante até à data actual.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não era nos anos 80 que as taxas de juro andavam nos 20%?  8)

Sim. Até mais. Creio que chagaram a 25%TANB.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é normal... com taxas de inflação de 20 e 30% os DP tinham que andar perto desses valores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead