jcordeiro

Taxa liberatória IRS nos resgates de PPR para crédito à habitação

5 publicações neste tópico

Olá,

Estou a utilizar o meu PPR para pagar prestações do crédito de habitação que tenho no BES, recebi hoje uma carta com o Extrato trimestral onde vêm detalhados os valores mensais.

Em todos os resgates mensais está a ser cobrada "Taxa liberatória de IRS vigente no momento do reembolso/vencimento".

Não tenho o PPR valorizado desde que o fiz, não havendo qualquer lucro ou mais-valia, estando eu a resgatar apenas o valor que meti no PPR (até menos que isso pois penso que desvalorizou), é normal estar a ser taxado de impostos?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é um bocado estranho.

A taxa liberatória incide sobre o rendimento (juro/valorização) do PPR. No caso do PPR, nesse ponto, até tem um regime mais favorável, conforme o tempo de permanência, do que, por exemplo, um DP.

Tem a certeza que não houve valorização?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não houve valorização, desde que o fiz tem vindo a desvalorizar. Num resgate parcial de 119,03€ pago 1,53€ de Imposto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente, acho isso muito estranho.

Nem sabia que um PPR podia desvalorizar... deve ser algum produto muito complexo e eu não estou dentro desse tipo de assunto.

Espere a ver se aparecem mais opiniões.

Entretanto, pode solicitar um esclarecimento ao banco/seguradora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não houve valorização, desde que o fiz tem vindo a desvalorizar. Num resgate parcial de 119,03€ pago 1,53€ de Imposto...

Se é um PPR em forma de seguro então terá á partida uma taxa fixa e portanto terá valorização, se tem desvalorizado deverá talvez ser um FPR, um PPR em forma de fundo de investimento, no entanto se não existe mais valia, não deverá ter pagamentos de IRS.

Tem de esclarecer melhor o que tem de facto junto do banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead