bahia

Subscrever crédito á habitação, dificíl?

18 publicações neste tópico

Boas,

Sou novo no forúm, embora venha cá de vez em quando para tentar aprender algo. Ando há alguns anos a pensar em comprar uma casa mas nunca consegui ficar esclarecido sobre como o fazer, nem tinha também as condições para isso. Hoje não tenho as condições que queria mas devido a uma situação fora do meu controlo vou ter que comprar uma casa em 2ª mão, e é para isso que preciso da vossa ajuda.

Estou no estrangeiro a trabalhar e tenho um ordenado razoável, liquido de cerca de 2100 euros, não tenho bens, mas consegui poupar algum dinheiro o que me poderá ajudar para avançar na compra. A casa que tenho de comprar vai custar 71.000 euros, 5 assoalhadas,  a casa é no centro do Cartaxo (localidade perto de Santarém), 1ª pergunta acham que o valor da mesma está adequado ao tempo actual?

2ª pergunta, vou ter bastante dificuldade em obter um empréstimo, tanto o meu pai como a minha mãe ainda estão com problemas com empréstimos e com eles não posso contar, e a minha irmã embora tenha um vencimento bastante bom penso que não poderá ser valorizado para esta situação visto que não é trabalhadora mas sim uma estudante de Doutoramento. Tudo isto para dizer que fiador vai ser quase impossível de arranjar.

Acham que com estas condições á partida vou ter algum hipótese de conseguir comprar uma habitação?

Agradeço a vossa ajuda.

Daniel

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem-vindo.

Em relação à casa não te consigo dizer se será ou não uma boa compra, uma vez que desconheço por completo o mercado imobiliário no Cartaxo. Contudo, podes consultar o site http://casa.sapo.pt/ para veres a oferta que existe na zona.

No que diz respeito ao crédito (e uma vez que os fiadores estão excluídos), tudo dependerá de qual será a tua situação profissional em Portugal (remuneração e tipo de contrato) e da relação entre o financiamento e a garantia (o imóvel que pretendes adquirir).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Eu andei a ver casas no Cartaxo em Agosto de 2008... Realmente reparei que eram mais baratas do que em Azambuja, por exemplo. Não vi preços de apartamentos mas penso que para um T3 ou um T4 está a um bom preço...

Em relação à 2ª pergunta... Penso que o mais importante será saberes qual o valor que achas que o banco te vai avaliar a casa...  Podes não precisar de fiadores tendo em conta o teu ordenado líquido e a prestação com que vais ficar... Julgo eu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à 2ª pergunta... Penso que o mais importante será saberes qual o valor que achas que o banco te vai avaliar a casa...  Podes não precisar de fiadores tendo em conta o teu ordenado líquido e a prestação com que vais ficar... Julgo eu...

O meu empréstimo já tem 9 anos. Não sei muito bem como são as regras agora, nestes tempos mais conturbados. Não tenho fiador. Se calhar agora não o conseguiria obter.

Poderás pensar que o meu rendimento mensal era elevado (muito longe do teu), que tinha bens em meu nome, etc....... mas não. A altura era propícia, os bancos quase que nos "obrigavam" a aceitar! Por isso é que há tenta gente em situação de endividamento. Agora é diferente!

Tenta e logo verás.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma dúvida: para pedir um crédito habitação é obrigatório ter fiador?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma dúvida: para pedir um crédito habitação é obrigatório ter fiador?

Não, tanto que eu não tenho, mas é legítimo que os bancos se previnam. Às vezes até pedem mais que um fiador, fiador do fiador!  Mas cada caso é um caso, depende das garantias que cada um pode dar aos bancos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o que podem ser as garantias?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma delas é mesmo a casa... Se pedires menos € do que o valor da casa (avaliada pelo banco) para eles é bom... Conheço pessoas que também hipotecaram os carros para comprar a casa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, tanto que eu não tenho, mas é legítimo que os bancos se previnam. Às vezes até pedem mais que um fiador, fiador do fiador!  Mas cada caso é um caso, depende das garantias que cada um pode dar aos bancos.

E o que podem ser as garantias?

Uma delas é mesmo a casa... Se pedires menos € do que o valor da casa (avaliada pelo banco) para eles é bom... Conheço pessoas que também hipotecaram os carros para comprar a casa...

Além do que já foi dito, ter um trabalho estável, ter uma remuneração boa, ser efectivo na empresa, ter boas contas bancárias (ou outros produtos) no banco onde solicitas o empréstimo, ter bens em teu nome, pedires somente uma parte do valor da casa , por exemplo, 50%, etc.....

Uma parte destas informações são obtidas pelos bancos através da declaração de IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém que tenha negociado presentemente emprestimos, pode informar o spread que os bancos estão a cobrar (tendo em conta o valor do emprestimo e o total do imovel)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém que tenha negociado presentemente emprestimos, pode informar o spread que os bancos estão a cobrar (tendo em conta o valor do emprestimo e o total do imovel)?

eu fiz algumas simulações há coisa de duas semanas e o melhor que consegui foi 0,5 no totta mas foi através de protocolo, o bpi era um pouco mais elevado, o pior foi sem duvida o bes com 2%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Agora outra pergunta, eu ouvi neste forúm acerca de utilizar um consultor financeiro, penso que é este o termo. Vocês aconselham, e se sim podem recomendar alguma firma?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Declaras o que ganhas cá em portugal? Em que pais trabalhas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Não, eu trabalho na Irlanda e desconto tudo cá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens alguma preferencia ou queres de todos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens alguma preferencia ou queres de todos?

Gostava de ter uma ideia abrangente do mercado. Se puderes informar alguns agradecia.

Abrç,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BPI LTV até 85% 0,6%-1,2%

Millennium BCP LTV até 100% 0,60% - 2,70%

Temos desde 0,30%(com investimentos) até 2,70% na pior das situações e depois vão tendo algumas campanhas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu estive a fazer um crédito habitação recentemente e devo estar prestes a conclui-lo.

Tinha optimos spreads e escolhi o Deutsche mesmo no inicio da crise com 0,5%.

Depois eles roeram a corda e o que anunciaram e anunciam deixaram de cumprir alem de demorarem montes de tempo para dizer alguma coisa. Com este processo perdi 2 meses e centenas de Euros.

O gestor do Deutsche disse-me que tinha contactos e me arranjava outro banco que me fazia o empréstimo pois não concordava com o que o seu banco me tinha feito.

Neste momento os spreads concedidos pelos bancos é tudo acima de 1,1%.

O mais baixo foi a Caixa Galicia. 0.75%. Com 0% no primeiro ano.

Até ao momento todo o serviço deles tem sido 5 estrelas.

Em pouco mais de uma semana tenho tudo tratado... (no Deutsche demoraram 2 meses)

Respondem rápido e parece-me que têm uma ideia do que estão a vender... Não te dão respostas ao calhas (acho eu... Mas tambem não lhes fiz muitas perguntas para não me desiludir)

E se eu não estivesse já de olho na euribor do mês que vem já tinha tudo feito e já lá estava a morar.

Não pediram fiador.

O empréstimo é o dobro do que estás a pedir e o ordenado é semelhante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead