Mig28

Crédito Habitação - Declaraçao bancaria para deduçao IRS

4 publicações neste tópico

Olá. Tenho um Crédito Habitação contratado com um banco, em meu nome e tambem ainda no nome da minha ex-mulher. Com efeito, ao longo de 2013 fui eu quem pagou a totalidade das prestações desse CH, através de depósitos consignados para o efeito. Convem referir que o divorcio ja ocorreu já há 2 anos, arrastando-se apenas em tribunal as partilhas de bens. Agora, o banco diz que as declaraçoes para o IRS tem de ir em nome dos 2, alegando que como ainda nao houve assunção de divida, ambos os mutúarios terão de receber declaração.

Parece-me uma situaçao muito injusta, que eu pagando a totalidade não tenha uma declaraçao para dedução disso mesmo e que a minha ex-mulher vá beneficiar de deduções sem ter pago Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Provavelmente ela também achará injusto que se tu deixares de pagar lhe vão bater à porta a ela a pedir o dinheiro, uma vez que o nome dela ainda consta do empréstimo...

Assim como assim o mais provável é que ultrapasses os limites de dedução  mesmo que a declaração viesse só em teu nome não faria diferença nenhuma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa resposta é disparatada.... com efeito ela nao pode deduzir o que nao paga.

Por isso é que as finanças deste pais estao como estão.

Precisava mesmo que alguem me ajudasse com alguma resposta inteligente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa resposta é disparatada.... com efeito ela nao pode deduzir o que nao paga.

Por isso é que as finanças deste pais estao como estão.

Precisava mesmo que alguem me ajudasse com alguma resposta inteligente...

Mas estás a tentar deduzir mais ou a evitar que ela deduza?

Já fizeste as contas para perceber se realmente estás a sair prejudicado? É que é bastante possível que já estejas no limite da dedução mesmo só com a metade do valor. Para fazer as contas é preciso saber quais os valores constantes da declaração do banco e ter uma ideia do teu nível de rendimentos.

Os limites de dedução estão indicados no artigo 85º do Código do IRS

Seja como for, enquanto o empréstimo estiver no nome dos dois, o banco tem de mandar a declaração no nome dos dois, nada há a fazer quanto a isso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead