rui filipe

recibos arrendamento

4 publicações neste tópico

Bom dia:

Tenho uma duvida relativa a um arrendamento de um apartamento de que sou proprietário com contrato de 5 anos e entregue nas finanças (as rendas declarei no meu IRS)

Em Junho de 2011 arrendei o apartamento no valor de 275 euros, a inquilina pagou a renda e a "renda de caução". Em janeiro de 2013 a inquilina ficou desempregada e não pagou as rendas de janeiro, fevereiro, março e abril, a 29 de abril pagou 330 euros, que eu considerei como pagamento da renda de maio e os restantes 55 euros para abater na dividida que soma 1045 euros. Até dezembro foi pagando (tarde e a más horas). No mês de abril pagou 235 euros, chateada liguei-lhe para a informar que o valor da renda não tinha alterado, entre outras coisas foi dizendo que no inicío deste ano iria ficar desempregada. Voltei a contacta-la este mês para esclarecer o ponto de situação, após me ter desligado o telefone na cara entre outras coisas disse-me que permanecia na casa ate final de fevereiro (não recebi nenhum aviso escrito)e que não tem dinheiro para pagar o valor em divida. O que posso fazer em relação a divida e como devo passar os recibos de 2013 por forma a proteger-me legalmente?

Obrigado

RP

ip.gif Registado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que a questão está muito confusa... Não há aí engano nas datas?

Em Junho/2011 iniciou o contrato, e a inquilina pagou tudo de 2011, certo?

Em 2012, nada refere, pelo que se entende que está tudo pago.

Em 2013 - Inquilina fica desempregada em Janeiro, e não paga Janeiro, Fevereiro, Março e Abril. Em finais de Abril, paga 330 que fica para a renda de Maio e o restante para as rendas atrasadas. Depois até Dezembro pagou.

Depois no mês de Abril ( ?? de que ano? 2013? voltamos atrás?) pagou 235 euros. Inquilina informa que iria ficar desempregada no inicio deste ano (2014?). Ficou desempregada em Janeiro/2013 e voltou outra vez agora em Janeiro/2014?

Em relação a 2013 deve apenas passar recibos dos valores recebidos nesse ano.

Quanto à divida (rendas em atraso) recomendo uma leitura dos artigos 1041 e 1042, 1083 ao 1085 do código civil.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite...

tem razão... foi em Dezembro de 2013 que pagou os 235 euros e me informou que iria ficar novamente desempregada em 2014. A minha duvida é se não pagou a totalidade da renda que são 275 euros se devo passar um recibo no valor dos 235 euros, ou se aguardo que pague os restantes 40 euros?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
tem razão... foi em Dezembro de 2013 que pagou os 235 euros e me informou que iria ficar novamente desempregada em 2014. A minha duvida é se não pagou a totalidade da renda que são 275 euros se devo passar um recibo no valor dos 235 euros, ou se aguardo que pague os restantes 40 euros?

Passa recibo das importâncias recebidas.

Se falta dinheiro, em vez de dizer que é a renda de Dezembro, pode dizer-se que é pagamento parcial da renda de Dezembro (e passa uma nota de débito ou aviso de pagamento do que falta).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor