Claudia Magalhães

Herdar dividas do pai

8 publicações neste tópico

Boa tarde,

o meu pai faleceu à uma semana e viemos a descobrir que possui um emprestimo a crédito (cartões) no valor de 5000€, no entanto a minha mãe vai ficar a receber uma miséria de pensão (visto ele não ter os anos todos de descontos e ter menos de 65 anos) e não possui quaisquer bem em nome dela (casa é minha, carro do meu irmão), gostaria de saber se os filhos têm que pagar essa divida uma vez que a minha mãe não tem rendimentos para liquidar tal importância. No entanto o meu irmão ainda mora com a minha mãe e trabalha por conta própria.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa dívida foi contraída antes ou depois do casamento? Quem eram os titulares da conta? E, se foi depois, qual era o regime do casamento? É que a tua mãe pode ser solidária pela dívida...

Se a dívida for apenas do teu pai, então o que é feito é o seguinte - o valor da herança é usado para pagar a dívida. Se sobrar ficam com o resto. Se não chegar, vocês não recebem nada, é certo, mas também não têm que pagar o que faltar da dívida - ela morre ali.

Agora, se a dívida estiver também em nome da tua mãe, isso já é mais complicado porque lhe vai tocar a ela também...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia.

O pai do meu filho faleceu há duas semanas. O meu filho é o único herdeiro, tem 21 anos e não tem rendimentos. Nas Finanças informaram que ele tem dívidas de IVA, IRS,coimas, Imposto de selo e que tem 2 veículos automóveis.

Entretanto em data anterior ao falecimento do pai do meu filho ele herdou da sua mãe 1/8 da casa.

Gostaria de saber se o meu filho ao herdar as dívidas do pai e se estas forem superiores ao valor da venda de 1/8 da casa, se o meu filho terá que pagar a restante parte da dívida do pai com o seu património?

Entretanto nas finanças aconselharam a fazer o cancelamento da matrícula dos 2 automóveis, que o meu filho nunca viu, nem sabe do seu paradeiro e que terá no IMTT, um custo de 30€, fora outras despesas.

Desistir da herança tem um custo de 250€ ou superior.

Gostaria de saber a sua opinião de como o meu filho deverá proceder.

Agradeço informações

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pai do meu filho faleceu há duas semanas. O meu filho é o único herdeiro, tem 21 anos e não tem rendimentos. Nas Finanças informaram que ele tem dívidas de IVA, IRS,coimas, Imposto de selo e que tem 2 veículos automóveis.

Entretanto em data anterior ao falecimento do pai do meu filho ele herdou da sua mãe 1/8 da casa.

Gostaria de saber se o meu filho ao herdar as dívidas do pai e se estas forem superiores ao valor da venda de 1/8 da casa, se o meu filho terá que pagar a restante parte da dívida do pai com o seu património?

Admitindo que não há outros bens na herança, não, não terá de pagar o que não conseguir pagar com a venda do 1/8 da casa.

Entretanto nas finanças aconselharam a fazer o cancelamento da matrícula dos 2 automóveis, que o meu filho nunca viu, nem sabe do seu paradeiro e que terá no IMTT, um custo de 30€, fora outras despesas.

Desistir da herança tem um custo de 250€ ou superior.

Se saber o valor das dívidas e quanto valeria o 1/8 da casa é difícil dar uma opinião. Mas se as dívidas forem altas, pode não valer a pena o esforço - até porque é difícil vender 1/8 de uma casa, a menos que um dos outros proprietários mostre interesse em a comprar. Não havendo outros herdeiros, em última análise a herança reverte para o Estado, por isso fica ela por ela; se houver outros herdeiros, é chato fazê-los passar pelo mesmo...

P.S: Não sabia que a renúncia de uma herança custava tanto!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

O pai dos meus filhos abriu uma empresa, contraiu varias dividas ( empréstimos bancários e fornecedores do seu negocio) e agora abandonou o pais. O devedor não sendo encontrado, vão obrigar meus filhos a pagar as dividas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
O pai dos meus filhos abriu uma empresa, contraiu varias dividas ( empréstimos bancários e fornecedores do seu negocio) e agora abandonou o pais. O devedor não sendo encontrado, vão obrigar meus filhos a pagar as dividas?
Não. A menos que fossem sócios do pai...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, o meu sogro faleceu ha dois anos e agora chegou-nos uma carta do tribunal a dizer que temos pagar 18.000€ de dividas que ele contraíu. Ele ja nao tinha nada em nome dele e como tal nao há heranças a receber. Estava divorciado e as dividas, julgo, foram contraídas ainda durante o casamento, aliás, ele foi enganado pela propria mulher e contraíu todas essas dividas em seu nome. Será que tenho mesmo que pagar? Obrigado pela ajuda!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se as dívidas foram contraídas durante o casamento, e o regime de casamento não era separação de pessoas de bens, então quem teria de pagar a dívida é a ex-mulher. Se por acaso ela também já tiver falecido, também não o afecta. Se não houve herança, não há valor para pagar essas dívidas, logo os credores é que ficam a arder.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead