mecp

herdeiro

6 publicações neste tópico

meu pai tem 86 anos, e tem dinheiro aplicado em varios bancos, no entanto mesmo sendo eu o unico herdeiro

(a mulher dele que é a m/ mãe já faleceu a meses e eu sou o unico filho), nunca me falou em que bancos tem o dinheiro, nem qual o valor total.Caso ele venha a falecer , como é que eu posso saber em que bancos existe dinheiro para me habilitar como herdeiro.?

O dinheiro esta só no nome dele nos vários bancos onde tem dinheiro.

O estado fica com alguma parte desse dinheiro?

Obrigado, pela V/ informação

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que deves fazer:

a) ANTES de o teu pai falecer : se a tua mãe faleceu então o teu pai já não é dono único de todo o dinheiro que tem no banco, uma parte (25%) é tua. Deverias falar com ele e dizer que gostarias de ter acesso às contas, embora não necessites do dinheiro, mas por uma questão de segurança dele e tua apenas.

B) ele não quer : se quiseres levar a coisa a bem e te dás bem com o teu pai 1º) esperas que ele morra , 2º) vais a uma conservatória ou a um notário e fazes uma Hebilitação de Herdeiros,  3º) vais ao Banco de Portugal e solicitas a lista das contas bancárias do teu falecido pai e 4º) vais aos bancos e recolhes o dinheiro

c) se quiseres levar a coisa a mal (dás-te mal com o teu pai ) : 1º) fazes uma Habilitação de Herdeiros pela morte da tua mãe, 2º) mostras isso ao teu pai e dizes que queres o que é teu,  3º) se ele recusa só tens o caminho do litigio, arranjas um advogado e metes-lhe uma acção. Claro que isso depende do dinheiro que houver, se for pouco não te vale a pena se forem centenas de milhar já vale.

Eu aconselho o caminho da boa fé e do bom senso presumindo que te dás bem com o teu pai, é o mais normal. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

esqueci-me de te dizer que o Estado não fica com o dinheiro, era o que faltava ( enfim, se estes artistas continuam a governar desta maneira qualquer dia são capazes de pensar que ficam com o dinheiro das pessoas, mas por enquanto não existe esse perigo... )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrgº pelo esclarecimento,

Nem me dou bem nem mal, mas infelizmente o relacionamento, não é facil, as coisas tem que ser como ele

quer.As partilhas relativas à morte da m/ mãe ainda não foram feitas, pois ele diz que o dinheiro é só dele

e se eu quizer que vá para tribunal.Bem não quero mais chatices e quando falecer se ainda tiver dinheiro logo se resolve.Felizmente não preciso desse dinheiro que me cabe da morte da m/ mãe.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

outra situação que tenho conhecimento é que o dinheiro esta em seguros de vida e reforma e esta em nome individual no nome dele.Eu não sei se estas aplicações do dinheiro entra nas partilhas da morte da m/ mãe,ou

se é só quando se vencerem ou quando ele falecer?

Sabe-me esclarecer ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

repara:

1º) o teu pai não te pode responder isso pois ele tem de certeza dinheiro à ordem ou a prazo para o seu dia-a-dia e esse dinheiro, depois da morte da tua mãe, deixou de ser só dele..., uma parte é também tua embora normalmente os filhos ( o que depende do quantitativo, se se dão bem ou mal, ou se existe o perigo, p.ex., de o pai delapidar o dinheiro ) não o queiram quando todos se dão bem e o dinheiro não é muito.

2º) relativamente a esses seguros de facto existem aplicações desse tipo que são apenas do seu titular e não do casal, poderá ser, só mesmo vendo qual o tipo de seguro - ou seja, supõe que existia um seguro desses em nome da tua mãe, então no caso da sua morte os herdeiros (teu pai e tu ) teriam que fazer a tal habilitação e ir á seguradora levantar o dinheiro pois ela não o daria só ao teu pai.

Digo-te isto com conhecimento de causa pois quando o meu pai morreu ele tinha uns seguros desses e a familia ( minha mãe, irmã e eu ) tivemos que fazer isso mesmo, em vida dele só mesmo ele podia movimentar o seguro. Há casais que colocam p.ex. metade do dinheiro em 2 seguros  em nome de cada um deles, o teu pai pelos vistos não fez isso, meteu tudo em nome dele.

Portanto no caso do teu pai, como já faleceu a esposa, este facto ocorre quando ele morrer e serás tu a ir buscar o dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead