Visitante Miguel_Fernandes

Trabalhador Independente - Venda de Produtos

5 publicações neste tópico

Boa Noite, espero que me possam ajudar com esta minha dúvida.

Sou terapeuta na área da saúde, com rendimentos por conta de outrem e de atividade independente (atividade aberta como enfermeiro) e por falta de lojas próximo do local onde exerço, tive que tornar-me revendedor de uma gama de produtos naturais.

A minha dúvida é como devo facturar estes produtos e como posso deduzir as despesas com a compra dos mesmos, uma vez que estou isento de iva (rendimentos cat B menores que 10000 e teria que reter 25% para IRS, o que me levaria ao prejuizo na venda destes produtos, pois ultrapassa a minha margem de lucro.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguem me pode ajudar sff? era mt importante!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A atividade de enfermeiro é isenta de iva ao abrigo do artigo 9º, independentemente dos valores.

Para passar a revender produtos naturais, deve acrescentar essa atividade (talvez como atividade secundária) junto das finanças.

Como a atividade de venda não está isenta de iva, pode, caso esta individualmente não ultrapasse os 10000/ano, ficar enquadrada no regime de isenção (artigo 53º).

Em termos de despesas/compras, estando no regime simplificado de tributação (como provavelmente está), elas não são tidas em conta para apuramento da base tributável.

A base tributável será o que resultar da aplicação de 15% ao valor das vendas (Como se as finanças entendessem que a margem de lucro das vendas fossem 15%). E é sobre os 15% que irão incidir as taxas de irs.

A venda de produtos não está sujeita a retenção na fonte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta. Neste caso que codigo coloco na atividade secundária, na alteração da atividade? Codigo do CIRS ou do CAE?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CAE

Para a atividade de comércio é CAE.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead