scapy

Crowdfunding

3 publicações neste tópico

Boas,

Embora acompanhe vários tópicos neste forum, não costumo ter uma participação activa.

Gostaria de saber se alguém já investiu algum dinheiro em crowdfunding (emprestimos a outras pessoas/negócio), visto indicarem que se costuma ter uma boa rentabilidade, em relação a depositos a prazos.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há vários tipos de crowdfunding e várias maneiras de o fazer. Por um lado temos os empréstimos com um carácter mais solidário, as pequenos negociantes em países africanos, onde se recebem alguns juros, mas possuem risco cambial. Agora escapa-me o nome do site que eu vi.

Por outro lado, temos outro tipo de crowdfunding, muitas vezes associado a lanlançamento de livros, filmes, festivais, etc, onde o retorno não é monetário e sim sob a forma de agradecimentos, artigos, presenças em mesas de honra...

P.ex temos este site em portugues http://ppl.com.pt/pt

Crowdfunding orientado para empresas também há várias possibilidades. Uma empresa parcialmente portuguesa lançou um site de crowdfunding para financiamento de startups. Convém ter a noção que nem todas vingarão, e que é um investimento ilíquido, podendo só haver retornos quando a startup for comprada ou começar a pagar dividendos. http://www.seedrs.com/

A minha experiência com crowdfunding limitou-se a um site para financiamento de negócios em países de leste europeu, asiáticos e africanos. Essa pagava dividendos mensais e dava um boa rentabilidade. Infelizmente funcionava sobretudo à base do processador de pagamentos Liberty Reserve, e quando este foi encerrado pelas autoridades, eles devem ter sofrido um bom rombo, pois a partir daí começou a ser quase impossível conseguir levantar o dinheiro. Ainda hoje tenho lá dinheiro (não muito, felizmente) que me parece que nunca o vou reaver.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado ruicarlov pela informação.

Actualmente estou em empréstimos em crowdfunding, utilizo a sensivelmente pouco tempo.

Iniciei-me na Isepankur. https://www.isepankur.ee

Esta plataforma está aberta a qualquer cidadão na União Europeia, e podemos emprestar com minimo de 5€, a qualquer cidadão da Letónia, Finlandia, e a poucos meses começou a ser possível a cidadãos espanhóis.

A taxa de rentabilidade, pelo que tenho visto em membros de blogs, que utilizam também esta plataforma tem sido elevada.

Era interessante, termos aqui experiências de mais pessoas que tenham investimentos nesta área e que partilhem opiniões/conhecimentos, para quem queira iniciar-se também nestes investimentos.

Ruicarlov, uma questão que me têm feito ultimamente é sobre a questão da fiscalidade nestes investimentos, não sei, se conheces como se processa nestes casos.

Não, estou muito por dentro, mas penso que se tenha de declarar no IRS, os juros que recebemos dos empréstimos anualmente, visto recebermos todos os meses os dividendos dos nossos empréstimos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead