Atlantico

Podemos re-envestir estas mais valias para compensar IRS?

5 publicações neste tópico

Bom Dia

Somos 3 irmãos e juntamente com o nosso pai (viuvo) vendemos uma moradia que estava em nome de todos nós. A moradia foi vendida por 90000 Euros. Esta moradia não era habitação primária de nenhum de nós, estava desocupada há vários anos. A escritura de venda foi feita nos nossos 4 nomes: pai e 3 irmãos-

Pode-se investir os 90000 Euros na compra de outro imóvel para evitar pagar as mais-valias em IRS?

Obrigado pela atenção dispensada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A isenção de tributação em casos de reinvestimento só se aplica quando o imóvel vendido era habitação própria e permanente e o imóvel em que foi reinvestido o dinheiro se destinava ao mesmo fim.

Assim sendo, como não é o vosso caso, não se livram de ser tributados sobre as mais valias. Obviamente nada vos impede de investir o dinheiro na compra de outro imóvel se assim o entenderem (lembrem-se é de deixar algum de lado para pagar o imposto).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber se posso doar ao meu filho uma habitação no valor de 75.000€, ou tenho que fazer escritura, para que o bem fique em nome dele.

Se for doação o imovél fica de imediato no nome dele, o que e que eu tenho que pagar?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber se posso doar ao meu filho uma habitação no valor de 75.000€, ou tenho que fazer escritura, para que o bem fique em nome dele.

Se for doação o imovél fica de imediato no nome dele, o que e que eu tenho que pagar?

As transferências de propriedade de bens imóveis têm sempre de ser feitas através de escritura.

Tratando-se de uma doação entre pais e filhos, apenas é devido o imposto de selo pela aquisição do imóvel, à taxa de 0,8% do valor patrimonial. Antes de ser feita a transmissão de propriedade é preciso comprovar o pagamento deste imposto nas Finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cumprimentos

Pode doar mas precisa de fazer uma escritura. Para além disso terá de pagar imposto de selo (verba 1.1) sobre o valor da avaliação (0,8%).

Procure o serviço "casa pronta"... para além de ser mais rápido é também o que leva mais barato!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor