JMaia

Finanças em UK

16 publicações neste tópico

Bom dia

Não sei se este será o sítio mais adequado para esta dúvida, se não o fôr agradecia que um dos moderadores movesse este tópico para o sitio correcto.

Estou a pensar a possibilidade de ir para Londres trabalhar e gostaria de saber qual a melhor opção para movimentar dinheiro a partir de Portugal para Inglaterra pagando o menos possível de taxas/comissões.

É possível abrir uma conta bancária em Inglaterra a partir de Portugal?

Qual o banco inglês que oferece mais vantagens para o meu caso?

Muito obrigado pela ajuda

Cumprimentos

João Maia

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que pagarás sempre qualquer coisa...terás q ver quais os bancos que cobram menos.

Eu começava por aqueles q têm sucursais em Portugal e Inglaterra: Santander, Barclays

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é melhor começar a estudar a possibilidade de abrir uma conta num desses bancos porque já contactei o BPI para saber as taxas e não me pareceram muito vantajosas:

Por levantamento em ATM - € 2,50+ 0,33% (min. € 0,75) + 1,70% (comissão processamento) + 1,00% (conversão de moeda).

Por Compras - 1,70% (comissão processamento) + 1,00% (conversão de moeda).r

Salientamos que sobre as despesas acima indicadas incide Imposto de Selo, actualmente à Taxa de 4%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que o melhor é abrir conta lá, depois de já ter uma morada em Inglaterra. Foi o que fiz quando fui para a Suécia. Estando lá tem uma melhor noção do que há e menos complicações, pois já tem uma morada local para onde lhe é enviada a correspondência importante. Nos primeiros dias apos a chegada pode precisar de levantar dinheiro a partir de cá, mas também não é por causa disso que fica mais pobre

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que estive a pesquisar a melhor opção será abrir uma conta lá, e depois transferir algum dinheiro pelo Transferwise.com, que pelos vistos paga-se muito pouco.

Só para ter a certeza, é impossível abrir uma conta no Reino Unido sem ser residente, certo? Se fosse possível abria uma conta em Inglaterra ainda eu em Portugal, transferia dinheiro pelo transferwise.com e tinha assim o problema resolvido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li algures que o BES tem um balcão em Londres e que facilita na transferência de fundos de Libras para Euros. Quanto ao inverso não sei. Mas o BES (de resto como todos os bancos em Portugal) oferecem as melhores taxas de cambio, sempre muito proximas (diferenças de pouco mais de 1/1,5%) em relação ao valor do dia do Banco Europeu (ou Banco de Portugal, já que é precisamente a mesma). Os bancos em portugal combram taxa para o cambio de moeda, mas são sempre de 2 a 10€ independentemente do valor cambiado. Não se deixem ir na cantiga de banco estrangeiros ou casas de cambio que dizem não cobrar taxa de cambio mas depois a taxa de cambio é tão má que basta cambiar meia duzia de euros que já estão a perder em relação ao cambio dos bancos!

Quando trabalhei na Polónia e na Suiça, fiz questão em transferir o dinheiro para portugal em Zlotys e em Francos para serem cambiados apenas no meu banco em Portugal (utilizei CGD e BES). Desta forma paguei taxas a rondar os 10€, e poderia pagar 0€ de taxas se o cambio fosse feito no banco Polaco e Suiço mas a diferença de cambio era abismal, chegavam as (varias) dezenas de euros para alguns (poucos) milhares de euros cambiados.

Na tua situação eu cambiava ao balcão 1000€ (ou um valor que desse para te aguentares uns tempos até abrires conta  e/ou receber o primeiro salário). É, de longe a melhor solução. Claro tens sempre o risco de viajar com 1000€ no bolso, mas já o fiz muitas vezes, sem problemas (isto no panorama europeu).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tive a ver esse site que colocaste e de facto tem uma oferta bastante boa, mas ainda assim fica atrás de (por exemplo) o câmbio oferecido pela CGD.

Exemplo: (dia- 29/01/2014, referente ao fecho de 28/01/2014)

Valor de ref. do Banco Europeu/Portugal: 1€ = £0,82285 (100%)

TransferWise:                                            1€ = £0,82045 (99,708%)

Caixa Geral de Depósitos:                        1€ = £0,8211  (99,787%)

BES:                                                          1€ = £0,8224  (99,945%)

Isto no que refere à troca de divisas...

Ao balcão a história é outra...

CGD: 1€ = £0,81616 (99,187%)

BES: 1€ = £0,8181    (99,423%)

Procurei pelas taxas de cambio do Barclays em UK mas nem publicam... apenas publicam a taxa actual indicando que (obviamente) não é a mesma aplicada para o real cambio de moeda. Para isso devem contactar a sua sucursal, dizem...

Mas acreditem na Suiça corri vários bancos e as diferenças em relação ao cambio feito em Portugal era de 3% a 4%, ao ponto de eu preferir levantar numa ATM e pagar a taxa de 2,7% sobre o valor. Graças a Deus só levantei uma vez pois levei bastante dinheiro já cambiado em Portugal...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que estive a pesquisar a melhor opção será abrir uma conta lá, e depois transferir algum dinheiro pelo Transferwise.com, que pelos vistos paga-se muito pouco.

Só para ter a certeza, é impossível abrir uma conta no Reino Unido sem ser residente, certo? Se fosse possível abria uma conta em Inglaterra ainda eu em Portugal, transferia dinheiro pelo transferwise.com e tinha assim o problema resolvido.

Eu não conheço bancos na Inglaterra que aceitem abrir contas para não residentes, por isso acho que antes de te estabeleceres na Inglaterra não vais conseguir abrir conta.

Contudo, enquanto não tens conta aberta, uma solução seria usar um cartão de débito da rede visa com um tarifário atractivo para levantamentos em ATM na Inglaterra.  Passo a explicar ..

De acordo com a minha experiência a rede VISA apresenta sempre o melhor câmbio. Para informação adicional ver http://www.visaeurope.com/en/cardholders/exchange_rates.aspx

Por isso tento sempre usar um cartão de débito da rede visa onde os custos de transacção do emissor do cartão são muito baixos (idealmente inexistentes) no país a visitar. Por exemplo o Barclays, de acordo com o preçário apresentado no site, não apresenta qualquer custo nos levantamentos a débito em ATMs nos países do EEE onde a moeda oficial não é o euro (o Reino Unido é um desses países).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que verifiquei no site referido da rede VISA, o cambio ao dia 29 (para comparação com os outros que referi) era:

1EURO =0.821402BRITISH POUND. De facto é um câmbio bastante interessante um pouco melhor que o da CGD mas ainda assim atrás do câmbio do BES. Já agora independentemente do banco que utilizem para pagar ou levantar dinheiro no estrangeiro se o cartão for da rede VISA o câmbio é feito pela rede VISA aos valores referidos nesse site.Agora um pequeno (grande) detalhe, de facto não existem taxas de levantamento, MAS normalmente tens a taxa de câmbio que anda nos 2.7% sobre o valor movimentado (como vem referido no site da VISA "Your payment service provider may or may not apply currency conversion fees."). Dos bancos que conheço, BES, CGD e calculo que todos os outros bancos nacionais cobram esta taxa de 2,7% para cambio de moeda estrangeira em pagamentos ou levantamentos com cartão de débito. Quanto ao Barclays desconheço, mas duvido que não cobre este valor...

Por outro lado alguns bancos para além dos 2,7% ainda cobram de facto uma taxa fixa extra.

EDIT: Estive agora a olhar para os custos do BArclays e de facto parecem referir que com Visa Electron os levantamento no EEE não têm qualquer custo (ainda que noutra moeda), apenas pagamentos de compras que em Libras terá uma comissão de 1.7%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Continuei a investigar e conclui que a CGD é uma VERGONHA... melhor eu já sabia disso mas que era assim tanto é que não!

Na caixa levantamentos que não sejam no EEE e em euros, leus romanos ou coroas suecas (ou seja, reino unido, polonia, republica checa, entre outros, estão fora) pagam taxa de 3€ + 2.7% do valor que se levanta!!! Isto é inaceitável, agora percebo porque me senti assaltado quando levantei na Rep. Checa com o meu cartão da CGD (nos anos em que era estudante e apenas tinha conta nesta vergonha de banco)!

Pelo que percebi do BES, paga-se 1% e no ActivoBank paga-se 0€

Quanto à caixa tenho certeza, por experiência própria, quanto ao BES e Activo falo do que enterpretei do preçário que por vezes é um pouco complicado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso a CGD até é razoável para levantamentos fora da EU. Dos 2.7% ninguém se safa. Todos os bancos sem exceção têm esta comissão. O que é diferente é a comissão fixa. Na caixa são 3€, no Activo é 3,5€. No BEST é 3.5€ e ainda mais 0,33% para além dos 2,7%. BES é ainda pior que o BEST, já que a comissão fixa é de 3,75€.

Concluindo, a caixa é dos bancos portugueses mais baratos para fazer levantamentos no estrangeiro, e não o contrário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso a CGD até é razoável para levantamentos fora da EU. Dos 2.7% ninguém se safa. Todos os bancos sem exceção têm esta comissão. O que é diferente é a comissão fixa. Na caixa são 3€, no Activo é 3,5€. No BEST é 3.5€ e ainda mais 0,33% para além dos 2,7%. BES é ainda pior que o BEST, já que a comissão fixa é de 3,75€.

Concluindo, a caixa é dos bancos portugueses mais baratos para fazer levantamentos no estrangeiro, e não o contrário.

Não é assim tão simples. Para cada tipo de operação (levantamento em ATM, compras, etc) temos que ver no preçário que se aplica ao país a visitar (e.g. EEE em euros, coroas suecas ou leu; EEE outras moedas ou resto do mundo).

Por exemplo, o cartão Mastercard do BIG tem um óptimo preçário para levantamentos em ATM no resto do mundo (somente 2,25 USD por levantamento).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que verifiquei no site referido da rede VISA, o cambio ao dia 29 (para comparação com os outros que referi) era:

1EURO =0.821402BRITISH POUND. De facto é um câmbio bastante interessante um pouco melhor que o da CGD mas ainda assim atrás do câmbio do BES. Já agora independentemente do banco que utilizem para pagar ou levantar dinheiro no estrangeiro se o cartão for da rede VISA o câmbio é feito pela rede VISA aos valores referidos nesse site.Agora um pequeno (grande) detalhe, de facto não existem taxas de levantamento, MAS normalmente tens a taxa de câmbio que anda nos 2.7% sobre o valor movimentado (como vem referido no site da VISA "Your payment service provider may or may not apply currency conversion fees."). Dos bancos que conheço, BES, CGD e calculo que todos os outros bancos nacionais cobram esta taxa de 2,7% para cambio de moeda estrangeira em pagamentos ou levantamentos com cartão de débito. Quanto ao Barclays desconheço, mas duvido que não cobre este valor...

Por outro lado alguns bancos para além dos 2,7% ainda cobram de facto uma taxa fixa extra.

EDIT: Estive agora a olhar para os custos do BArclays e de facto parecem referir que com Visa Electron os levantamento no EEE não têm qualquer custo (ainda que noutra moeda), apenas pagamentos de compras que em Libras terá uma comissão de 1.7%.

De onde tiraste as taxas de câmbio do BES? Não consigo encontrar nada no site do banco disponível ao público em geral.

P.S. Não sei até que ponto podemos comparar as taxas da rede visa com as dos bancos, olhando somente para um dia, pois não sei se são actualizadas da mesma forma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já fiz várias transações online em moeda estrangeira usando cartões Visa. Confirmo que a taxa de câmbio é geralmente bastante boa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é, tenho andado a adiar a viagem e o facto é que ainda cá estou em Portugal. Em principio irei dia 19 deste mês, e ainda não sei bem como proceder em relação ao dinheiro.

Resolvi encerrar a minha conta no BPI e abrir uma conto no ActivoBank, de modo a não ter que pagar anuidades e despesas de conta sem necessidade nenhuma.

Quando partir terei que levar já alguma libras no bolso para as despesas iniciais assim que sair do aeroporto (umas 100/200 libras). Posso deslocar-me a qualquer banco aqui em Portugal para trocar euros por libras ao balcão? Qual o banco mais vantajoso?

Outra dúvida que tenho é, ao fazer compras em londres, por exemplo num supermercado. Fica-me mais barato levantar previamente o dinheiro num ATM e pagar, ou pagar com o meu cartão de débito do ActivoBank?

Terei de levantar dinheiro e/ou pagar com cartão nos primeiros tempos, depois quando tiver uma morada fixa abro conta num banco em inglaterra e transfiro dinheiro de pt para o banco inglês através do TransferWise.com. Penso ser esta a solução mais prática.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Outra dúvida que tenho é, ao fazer compras em londres, por exemplo num supermercado. Fica-me mais barato levantar previamente o dinheiro num ATM e pagar, ou pagar com o meu cartão de débito do ActivoBank?

De acordo com o preçário do ActivoBank, o cartão cobra menos comissões pelo pagamento das compras do que pelo levantamento em ATM.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead