camlayk

Fundo Montepio Euro Health Care - Opiniões

9 publicações neste tópico

Olá, apliquei cerca de 1000 euros neste fundo. Qual é a vossa opinião?

Deixo o link para consulta

https://www.montepio.pt/SitePublico/pt_PT/particulares/poupar-investir/fundos-investimento/acoes-setoriais/euro-health-care.page?prodcode=6319

Obrigado

cumprimentos

Olá camlayk!

Bemvindo ao forum!  :)

Quanto ao fundo em questão, eu já o tive em carteira. No momento não o tenho. Agora colocam-se várias questões em torno do mesmo. Se queres mesmo investir em fundos do Montepio, acho que escolhes-te o melhor que eles têm. Já se tiveres conta no Best, BIG ou ActivoBank; podes conseguir, com risco similar,  melhores retornos  ;)

Vou indicar-te um fundo que considero excelente no sector:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000454Y

Contrapondo com o fundo que referes, é um fundo 5* Morningstar, e, tem rácios bem melhores...e é "só" o fundo líder na categoria... :)

Se reparares, o comportamento de ambos vais notar algumas diferenças: o que te indico supera por larga margem o benchmark  :o , assim como os seus similares na categoria.

Agora vê o do Montepio:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000ES0

Podes observar que está abaixo quer da categoria, quer do índice no ano de 2013 por exemplo. Será porventura o fundo de maior sucesso no Montepio, tem tido resultados muito interessantes nos 2 últimos anos, mas, e há sempre um mas  ;D , o fundo da JP Morgan continua a ser superior...

Espero ter contribuido para esclarecer-te  ;)

Saúde!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo Esclarecimento...Só falta mesmo abrir conta no BIG ou parecido :-\

Já agora, qual aconselhas, para pequenos investidores como eu claro :(?

Obrigado

cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo Esclarecimento...Só falta mesmo abrir conta no BIG ou parecido :-\

Já agora, qual aconselhas, para pequenos investidores como eu claro :( ?

Obrigado

cumprimentos

Abrires conta num destes bancos só te vai trazer vantagens. Muitas vezes não estamos devidamente informados das condições e pensamos que vamos ter encargos com isso...o que não é necessariamente verdade.  ;)

O ser pequeno investidor não interfere com a tua condição de cliente: não existem mínimos para abertura de conta  8) . Não tens despesas de manutenção na conta, enfim...o resto já sabes: és tributado, na fonte, quando fazes o resgate em 28% sobre as mais valias que realizares.

Os melhores, para este tipo de produto, são efectivamente o BEST e o BIG. Têm largas centenas de fundos à disposição, com algumas diferenças nas condições que posso salientar.

-No Big pagas anuidade no cartão de débito, no Best não.

-Regra geral, no Best, consegues subscrever, por vezes, o mesmo fundo com valores mínimos de subscrição mais baixos.

Depois vais encontrar, neste tipo de banco, pessoal mais formado e habilitado a prestar-te qualquer esclarecimento sobre algum activo ou fundo especificamente; pelo que sei a esmagadora maioria dos financial advisor's têm um curso de ecomomia ou gestão, e têm formação/informação sobre os mercados e suas tendências continuamente. No Montepio ou CGD ou outro mais generalista o pessoal é mais "todo o terreno": executa várias tarefas e não existem incentivos nem formação para que engrandeçam os seus conhecimentos especificamente nestas áreas...se a isso juntares o facto dos fundos nacionais terem uma dimensão bastante mais reduzida em termos de "fund size", encontrarás facilmente a explicação para os melhores resultados que apresentam por norma.

Um abraço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É curioso um "pequeno investidor", neófito na área dos fundos de investimento, pretender efetuar uma aplicação numa área tão específica ("Health Care").

Não seria melhor começar por aplicar as suas poupanças em fundos generalistas "mainstream"?

P.S. Cuidado com o risco cambial dos fundos em dólares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, qual aconselhas, para pequenos investidores como eu claro :(?

Obrigado

cumprimentos

Para fundos, gosto mais do Best. Tem uma plataforma muito boa para a negociacao de fundos e tem uma variedade enorme.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá camlayk!

Bemvindo ao forum!  :)

Quanto ao fundo em questão, eu já o tive em carteira. No momento não o tenho. Agora colocam-se várias questões em torno do mesmo. Se queres mesmo investir em fundos do Montepio, acho que escolhes-te o melhor que eles têm. Já se tiveres conta no Best, BIG ou ActivoBank; podes conseguir, com risco similar,  melhores retornos  ;)

Vou indicar-te um fundo que considero excelente no sector:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000454Y

Contrapondo com o fundo que referes, é um fundo 5* Morningstar, e, tem rácios bem melhores...e é "só" o fundo líder na categoria... :)

Se reparares, o comportamento de ambos vais notar algumas diferenças: o que te indico supera por larga margem o benchmark  :o , assim como os seus similares na categoria.

Agora vê o do Montepio:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000ES0

Podes observar que está abaixo quer da categoria, quer do índice no ano de 2013 por exemplo. Será porventura o fundo de maior sucesso no Montepio, tem tido resultados muito interessantes nos 2 últimos anos, mas, e há sempre um mas  ;D , o fundo da JP Morgan continua a ser superior...

Espero ter contribuido para esclarecer-te  ;)

Saúde!

Caro forista

Achei muito pedagogica esta sua resposta à questão posta.

Talvez me possa também ajudar: como iniciado na questão dos fundos de investimento, gostaria que me/nos desse infrormação sobre os topicos fundamentais para analisar/comparar diferentes fundos. Sei lá, por exº, categoria Morningstar, desvio padrão, etc. Será possivel?

Obg

Saude

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá lagares!

Será com muito prazer que vou tentar ajudar-te no que entenderes ter dúvidas relativamente a fundos de investimento. É um tema que me agrada sobremaneira  ;D .

Os fundos de investimento servem, principalmente, para o tipo de investidor que não tem tempo para seguir os mercados ao momento. São uma excelente alternativa aos vulgares depósitos a prazo, apesar de, na minha perspectiva, mesmo nos dias de hoje,  haver talvez perto de 80% de pessoas que investem apenas em DP's...

Existem milhares de fundos e de variadíssimas categorias. Aqui encontrarás muitos foristas que estão investidos nestes activos. Neste forum vais encontrar muita informação compilada. Se começares a ler as páginas iniciais do tópico: "TOP" Fundos de Investimento, irás, muito provavelmente, compreender melhor a "orgânica" do tema  8)

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=7549.0

Numa primeira abordagem deves informar-te bem dos riscos que estão inerentes aos mesmos. Por norma quanto maior é a rentabilidade do fundo maior será o seu risco.

No fundo o que se procura é encontrar  fundos com bons rácios, ou seja: dentro de uma categoria, um fundo com o mínimo desvio padrão para um máximo de rentabilidade  ;) .

Quando te sentires preparado/informado deves fazer um "exame de consciência"  :D , para poderes aferir que tipo de investidor serás:

-conservador

-moderado/equilibrado

-dinâmico/arrojado

Depois poderás, se assim o entenderes, começar a fazer as tuas próprias escolhas. Deves selecionar a categoria em que queres investir e depois ver os que te dão melhores garantias de sucesso, ou seja:

os que apresentam melhores rácios.  ;)

O mais comum é procurar o quadro que indica os seguintes valores:

-desvio padrão

-rentabilidade

-rácio de sharp

Claro que tens n variantes relacionadas com cada um, seja o tipo de categoria, a área geográfica, a moeda, etc...enfim

Para ter sucesso, o segredo estará,  principalmente,  no trabalho de casa...

Espero ter ajudado alguma coisa  ;)

um abraço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead