Ir para o conteúdo
Visitante Ana Fialho

Acto isolado ou Recibo verde

Recommended Posts

Visitante Ana Fialho   
Visitante Ana Fialho

Boa tarde, gostaria de vos pedir ajuda acerca desta minha situação.

Estou desempregada, no ano de 2013 apenas trabalhei 4 meses (em regime de contrato e o valor foi o ordenado mínimo).

Surgiu a oportunidade de dar formação pelo que pensei em fazer um acto isolado para declarar o valor recebido (1500 euros). A minha primeira questão surge aqui, para passar acto isolado tenho que pagar iva ou é a entidade empregadora que paga? Posso não fazer retenção na fonte dado que não tenho rendimentos?

Posso passar ainda o acto isolado com data de Dezembro de 2013?

Este mês vou ter que passar outro acto isolado para outra actividade diferente e seria um acto referente a 2014.

Até que ponto é mais vantajoso o acto isolado ou abrir actividade e passar os recibos todos? (Eu já tive actividade aberta durante um ano e já usufrui das isenções em tempos).

Agradecia imenso esclarecimentos, sou uma leiga nestes assuntos. Mas necessitava de verificar o que compensa mais, ainda que tenha que suportar os custos da Segurança Social.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Mário Assis   
Visitante Mário Assis

Muito bom dia. Realizei um trabalho de consultoria para uma empresa e aguardo o pagamento dos honorários, 1500 euros. O cliente disse-me que teria de passar um recibo. A pesquisa realizada na Internet apontou-me para Recibo Verde Acto Isolado. Tenho contudo algumas dúvidas:

1- Quem paga o IVA, eu como prestador de serviços, ou o cliente, neste caso a empresa?

2- O cliente terá conhecimento da declaração da transacção no Portal das Finanças?

3- Neste caso haverá alguma prova documental que sirva de recibo a apresentar ao cliente?

Obrigado pela atenção.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra    188
Ra

Boa tarde, gostaria de vos pedir ajuda acerca desta minha situação.

Estou desempregada, no ano de 2013 apenas trabalhei 4 meses (em regime de contrato e o valor foi o ordenado mínimo).

Surgiu a oportunidade de dar formação pelo que pensei em fazer um acto isolado para declarar o valor recebido (1500 euros). A minha primeira questão surge aqui, para passar acto isolado tenho que pagar iva ou é a entidade empregadora que paga? Posso não fazer retenção na fonte dado que não tenho rendimentos?

Posso passar ainda o acto isolado com data de Dezembro de 2013?

Este mês vou ter que passar outro acto isolado para outra actividade diferente e seria um acto referente a 2014.

Até que ponto é mais vantajoso o acto isolado ou abrir actividade e passar os recibos todos? (Eu já tive actividade aberta durante um ano e já usufrui das isenções em tempos).

Agradecia imenso esclarecimentos, sou uma leiga nestes assuntos. Mas necessitava de verificar o que compensa mais, ainda que tenha que suportar os custos da Segurança Social.

- O valor do IVA figura no recibo verde acto isolado e é cobrado pelo prestador do serviço ao cliente.

- O IVA é acrescido ao valor base.

- O IVA cobrado pelo prestador de serviços é entregue posteriormente ao estado.

O problema é a forma como foram negociados esses 1500 €: Se foram negociados estando incluído o IVA, aquele ficará suportado por si.

- A data de emissão do ato isolado é a do dia atual da emissão... já estamos em Janeiro/2014

- Sim, para esse valor a retenção é facultativa.

Se em termos de IRS o ato isolado e os recibos verdes são tributados da mesma forma, as maiores diferenças estão em:

- Custos com a segurança social

- Formalidades de abertura de atividade e possíveis obrigações declarativas adicionais (por exemplo: declaração do iva trimestral)

- Custos com contabilista, para quem não se desenrasca com a papelada.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra    188
Ra

Muito bom dia. Realizei um trabalho de consultoria para uma empresa e aguardo o pagamento dos honorários, 1500 euros. O cliente disse-me que teria de passar um recibo. A pesquisa realizada na Internet apontou-me para Recibo Verde Acto Isolado. Tenho contudo algumas dúvidas:

1- Quem paga o IVA, eu como prestador de serviços, ou o cliente, neste caso a empresa?

2- O cliente terá conhecimento da declaração da transacção no Portal das Finanças?

3- Neste caso haverá alguma prova documental que sirva de recibo a apresentar ao cliente?

Obrigado pela atenção.

1- Para esta pergunta, dou-lhe a mesma resposta dada acima.

- O valor do IVA figura no recibo verde acto isolado e é cobrado pelo prestador do serviço ao cliente.

- O IVA é acrescido ao valor base.

- O IVA cobrado pelo prestador de serviços é entregue posteriormente ao estado.

O problema é a forma como foram negociados esses 1500 €: Se foram negociados estando incluído o IVA, aquele ficará suportado por si.

2- Sim, o cliente terá conhecimento da emissão do recibo, consultando o portal das finanças.

3- Além do recibo ficar disponível para consulta do cliente, pode aquando da emissão imprimir e entregar ao cliente.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa