Centelha

CTPM vs OTs

14 publicações neste tópico

Boas

Tenho alguns ks disponíveis, não muitos, para investir num destes produtos, estou inclinado para as OT Junho 2019. Gostava de saber qual a vossa opinião e se têm alguma sugestão mais vantajosa.

Também gostava de saber quais os custos com comissões, ou outros, se é que os há, para adquirir OTs.

Aguardo

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Tenho alguns ks disponíveis, não muitos, para investir num destes produtos, estou inclinado para as OT Junho 2019. Gostava de saber qual a vossa opinião e se têm alguma sugestão mais vantajosa.

Também gostava de saber quais os custos com comissões, ou outros, se é que os há, para adquirir OTs.

Aguardo

Cumps

Custos há, depende de cada banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O banco é o Best.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O banco é o Best.

Pelo que oico há bancos que cobram menos comissões nas compras de obrigações, assim como ausência de comissão de custódia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que oico há bancos que cobram menos comissões nas compras de obrigações, assim como ausência de comissão de custódia.

Os Custos de Compra/manutencao de obrigacoes no BIG sao melhores que no BEST (se forem das obrigacoes que eles teem em carteira [visivel on-line]).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os Custos de Compra/manutencao de obrigacoes no BIG sao melhores que no BEST (se forem das obrigacoes que eles teem em carteira [visivel on-line]).

É isso, no Best só nas obrigações do grupo BES é que parece que é mais barato.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Aguardo

Cumps

Se só quer saber de OTs, para quê colocar CTPM no título do tópico?

Tenha apenas em atenção que as OTs têm maiores rentabilidades que os CTPM, porque têm um risco maior. O risco de incumprimento é equivalente nas duas, mas tem acrescido o risco de liquidez e do preço nesse momento, ou seja, nas OTs pode perder capital se necessitar de vender antes da maturidade. Nos CTPM tem garantido o capital que investiu mais os juros pagos se precisar de levantar antes de tempo (a partir de 1 ano).

Essa garantia traduz-se claro numa rentabilidade menor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço desde já todos os comentários.

Mais ainda não estou esclarecido, se ainda compensa comprar OTs, no máximo com maturidade de 5 anos, pois nestes últimos dias o valor tem subido.

A minha dúvida é se ainda compensa realmente, ou se mais vale comprar CTPM, ou investir num outro produto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olhando para os dados mais recentes, a rentabilidade das OTs a 5 anos anda bastante próxima dos CTPM. YTM 4.5% (dados do BiG) vs TANB média mínima 4.25% CTPM.

Consoante o montante, as comissões de compra/reembolso podem pesar um pouco mais na rentabilidade das OTs. Se fosse eu, provavelmente abdicava dos 0.25% extra pela garantia do preço dos CTPM. Se tivesse sorte, até podia ser que no 4º e 5º ano o prémio pelo crescimento do PIB compensasse a diferença.

Mas cada um tem o seu perfil de risco. Não há por isso uma resposta universal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olhando para os dados mais recentes, a rentabilidade das OTs a 5 anos anda bastante próxima dos CTPM. YTM 4.5% (dados do BiG) vs TANB média mínima 4.25% CTPM.

Consoante o montante, as comissões de compra/reembolso podem pesar um pouco mais na rentabilidade das OTs. Se fosse eu, provavelmente abdicava dos 0.25% extra pela garantia do preço dos CTPM. Se tivesse sorte, até podia ser que no 4º e 5º ano o prémio pelo crescimento do PIB compensasse a diferença.

Mas cada um tem o seu perfil de risco. Não há por isso uma resposta universal.

Na prática as OT a 5 anos e CTPM estão quase iguais, pois no caso das OT's terás que descontar os custos bancários:

- a custódia (depende do banco e se já tens outros títulos).

- regra geral 2% dos Juros, o que ao somar aos 28% de IRS, faz com que só recebas 70% do juro do cupão.

- Alguns bancos que não cobram custódia cobram pela transf bancária.

Do ponto de vista de receber os juros, talvez neste momento talvez os CTPM sejam uma melhor escolha.

Podes querer comprar OT, na expectativa que suba a cotação e fazer trading, mas aí é outra conversa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Vejo que as opiniões convergem com a minha. Agradeço a todos e grande abraço.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead