sin7

Recibos Verdes ou Ato Único??

8 publicações neste tópico

Bom dia,

O meu nome é Luis, sou Designer e moro de Lisboa.

Trabalho numa empresa onde estou nos quadros e todos os descontos devidos são feitos. (SS, etc...)

Mas como muitos designers, faço trabalhos de freelancer, neste caso tenho um cliente fixo que faço regularmente trabalhos em que recebo por mês um valor aproximado de €400, dependendo do trabalho.

A minha dúvida é se me compensa mais passar um ato único no final do ano ou passar recibos verdes todos os meses?! Que vantagens e desvantagens existem?

Agradeço desde já todas as respostas e ajudas.

Cumprimentos,

Luis Silva

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sabe que na teoria o ato isolado não serve para essa situação. Pois trata-se de uma atividade previsível e reiterada.

Esquecendo a teoria, ainda assim, possivelmente é mais vantajoso abrir atividade, pelo seguinte:

- Possível isenção de iva. Apesar do iva ser suportado pelo cliente, muitas vezes acaba suportado pelo prestador (incluído no preço acordado), ou porque o cliente não quer dispor de mais dinheiro, ou para baixar o custo efetivo do serviço.

- Em termos de SS é igual. No ato isolado não paga, mas com atividade independente também não pagará por acumular com trabalho por conta de outrem onde já faz os devidos descontos.

- O cliente paga-lhe 400€/mês e está disposto a adiantar o dinheiro e apenas receber o recibo no final do ano?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço desde já a sua resposta.

Sim, o cliente está disposto a receber o recibo no final do ano apesar de me pagar todos os meses um valor aproximado dos €400.

Em relação ao IVA, é o cliente que o suporta.

Em 2013 passei um ato isolado com o total mas estava a ponderar se tenho mais vantagens se passar recibos verdes todos os meses.

Ou será que a única vantagem dos recibos verdes é para o cliente que abate o total do IVA em 12 vezes?  :-\

0