sin7

Recibos Verdes ou Ato Único??

8 publicações neste tópico

Bom dia,

O meu nome é Luis, sou Designer e moro de Lisboa.

Trabalho numa empresa onde estou nos quadros e todos os descontos devidos são feitos. (SS, etc...)

Mas como muitos designers, faço trabalhos de freelancer, neste caso tenho um cliente fixo que faço regularmente trabalhos em que recebo por mês um valor aproximado de €400, dependendo do trabalho.

A minha dúvida é se me compensa mais passar um ato único no final do ano ou passar recibos verdes todos os meses?! Que vantagens e desvantagens existem?

Agradeço desde já todas as respostas e ajudas.

Cumprimentos,

Luis Silva

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sabe que na teoria o ato isolado não serve para essa situação. Pois trata-se de uma atividade previsível e reiterada.

Esquecendo a teoria, ainda assim, possivelmente é mais vantajoso abrir atividade, pelo seguinte:

- Possível isenção de iva. Apesar do iva ser suportado pelo cliente, muitas vezes acaba suportado pelo prestador (incluído no preço acordado), ou porque o cliente não quer dispor de mais dinheiro, ou para baixar o custo efetivo do serviço.

- Em termos de SS é igual. No ato isolado não paga, mas com atividade independente também não pagará por acumular com trabalho por conta de outrem onde já faz os devidos descontos.

- O cliente paga-lhe 400€/mês e está disposto a adiantar o dinheiro e apenas receber o recibo no final do ano?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço desde já a sua resposta.

Sim, o cliente está disposto a receber o recibo no final do ano apesar de me pagar todos os meses um valor aproximado dos €400.

Em relação ao IVA, é o cliente que o suporta.

Em 2013 passei um ato isolado com o total mas estava a ponderar se tenho mais vantagens se passar recibos verdes todos os meses.

Ou será que a única vantagem dos recibos verdes é para o cliente que abate o total do IVA em 12 vezes?  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço desde já a sua resposta.

Sim, o cliente está disposto a receber o recibo no final do ano apesar de me pagar todos os meses um valor aproximado dos €400.

Em relação ao IVA, é o cliente que o suporta.

Em 2013 passei um ato isolado com o total mas estava a ponderar se tenho mais vantagens se passar recibos verdes todos os meses.

Ou será que a única vantagem dos recibos verdes é para o cliente que abate o total do IVA em 12 vezes?  :-\

No seu caso, optando pelos recibos verdes ficaria isento de iva. Logo, não cobraria iva, o cliente não dispunha desse dinheiro, mas também não tinha o que abater.

Sendo assim, e não havendo diferenças de maior, é mesmo como der mais jeito ou como quiser.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde gostava de saber se ao trabalhar com recibos verdes , se tenho direito ao fundo de desemprego ou mesmo a baixa.

alguém que me consiga dar uma resposta a esta questão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde gostava de saber se ao trabalhar com recibos verdes , se tenho direito ao fundo de desemprego ou mesmo a baixa.

alguém que me consiga dar uma resposta a esta questão.

Os trabalhadores independentes têm direito ao Subsídio de Doença, desde que cumpram as condições de elegibilidade...

Quanto ao subsídio de desemprego depende do que estás a falar:

* se estás a receber subsídio de desemprego podes deixar de o receber por teres atividade

* mas ao trabalhar a recibos verdes estás a descontar para poder vir a usufruir do subsídio de cessação de atividade, se for caso disso, sim.

Podes ver mais no site da SS:

http://www4.seg-social.pt/subsidio-por-cessacao-de-atividade

http://www4.seg-social.pt/subsidio-de-desemprego

http://www4.seg-social.pt/subsidio-de-doenca

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ola boa noite.gostava de saber se posso trabalhar recibos verdes e fazer descontos no meu atual trabalho?????????e como funciona ato unico???obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ola boa noite.gostava de saber se posso trabalhar recibos verdes e fazer descontos no meu atual trabalho?????????e como funciona ato unico???obrigada

Se já trabalhas por conta de outrem e recebes pelo menos o salário mínimo, podes abrir atividade por conta própria (recibos verdes) e ficar isento da SS, sim. A menos que os recibos verdes sejam passados a uma entidade do mesmo grupo daquela para quem trabalhas por conta de outrem...

Relativamente ao ato isolado provavelmente terás de cobrar IVA em cima do preço, independentemente do montante (no caso dos recibos verdes, só é obrigatório o regime de IVA a partir dos 10.000€ anuais). Aqui não há descontos para a SS em qualquer circunstância.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor