nunoguilhermex

Não residente fiscal

5 publicações neste tópico

Comecei a trabalhar em Angola em 2013. Alguém me pode indicar se há forma de me declarar como não residente no site das finanças? Ou terei que fazê-lo pessoalmente numa repartição de finanças?

O que e necessário para entregar essa declaração?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem de ir a uma repartição de finanças qualquer, levar consigo alguém para ser seu representante em Portugal, e chega lá e pede para mudar a sua morada fiscal para a sua morada Angolana. Depois disso não precisa de fazer IRS em Portugal. Deveria te-lo feito até final do ano para não ter de apresentar IRS em Portugal pelo ano de 2013. Não sei se fazendo agora em 2014 será possível não apresentar IRS para 2013. Não sei se Portugal tem acordo com Angola para evitar dupla tributação, mas se tiver e se o sistema fiscal angolano for mais favorável, convém ter morada fiscal lá, senão vai pagar IRS aqui tb.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado!

Entao irei sempre ter que entregar declaracao de IRS relativa a 2013 com os rendimentos de Angola, por ainda não me ter declarado como não residente? Em Portugal não tive qualquer rendimento em 2013.

Sabe dizer-me se é necessario algum documento especifico? Ainda preciso saber qual será a minha morada em Angola pois em 2013 estive lá num hotel e só em 2014 é que terei morada fixa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, penso que em 2013 vai ter de fazer IRS em portugal e declarar bens obtidos no estrangeiro, Anexo J creio eu. Fez descontos em Angola? sabe qual a diferença entre os descontos angolanos e portugueses? é que eventualmente vai pagar bastante de IRS em portugal se os descontos lá forem substancialmente inferiores ou se não houver acordo contra a dupla tributação.

Para 2014 tem até ao final do ano para mudar a sua morada fiscal, sugiro que o faça apenas quando souber a sua morada final uma vez que a morada de um hotel não vai parecer fidedigna.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esqueci-me de dizer...não é preciso documento nenhum é só dizer a morada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead