coolzero

Impostos crédito habitação

6 publicações neste tópico

Viva,

Estou a fazer um crédito à habitação no Totta.

Disseram-me que passado uns 2 meses após a escritura eles nos vão descontar uns impostos quaisquer por causa do crédito... Falaram-me em cerca de 1200€...

Isto será verdade? Alguém sabe mais detalhes?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Coolzero,

Dois meses depois?

Baralha-me um bocado o raciocinio!

Assim à 1ª vista, parece tratar-se do imposto de selo que cai sobre o valor de empréstimo. Uma parte pagas na escritura (por aquisição) e a outra pagas ao banco (por crédito), mas a cobrança costuma ser imediata.

"Imposto a liquidar pelo comprador na altura da escritura, que recai sobre o valor de aquisição/escritura do imóvel (8 por mil) e sobre o valor do empréstimo disponibilizado pelo Banco. Neste último caso, o seu valor varia em função do prazo da operação. Assim, para as operações de 3 a 5 anos (exclusive), o valor a cobrar são de 5 por mil e para as operações iguais ou superiores a 5 anos o valor são 6 por mil. Quando houver mudança de Instituição de Crédito, o comprador está isento do imposto sobre o valor do empréstimo inerente a um novo contrato de mútuo, até ao montante do capital em dívida."

Texto tirado daqui: http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&a=1&p=1&f=8&e=7&opt=e

Cumprimentos

Patrícia_H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois...

Mas pelo menos na simulação do Totta nunca me falaram de descontar esse valor...

Aliás.. Na simulação tenho

Total de custos bancários: 400€ (+4% IS)...

Parece que pelos vistos a estes 400€ ainda tiram o imposto de selo relativo ao valor de aquisição da casa...

Hummmmm... Ok...

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso, não tenho aqui nenhuma simulação do Totta, mas é preciso ter em atenção esse pormenor :S...

Agora, sei perfeitamente que as simulações do BCP e do BPI têm essa despesa descriminada.

Aliás... aqui à uns tempos ia vendo um negócio mal parado, por causa da histório do IS.

Todos damos atenção com o spredd, à subida das taxas, a quanto se vai pagar de IMI ou de IMT, mas ninguém dá valor a um Imposto que eu considero bastante injusto, porque afinal... em tantos impostos, é mais um que não tem muita piada!...

No meio de tanta petição acho que... por um crédito habitação mais justo, deveriamos falar mais alto sobre este IS!

Cumprimentos

Patrícia_H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah espera!

Afinal diz: 400€ (+ impostos)...

Cada custo bancário é que diz (+4% IS) mas no total diz "+ impostos"...

Parecendo que não ainda é um valor um bocado grande...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Imposto de Selo funciona da seguinte maneira:

Valor da Escritura - 8 por 1000

+

Valor do Crédito - 6 por 1000

Por exemplo:

Credito de 100.000 euros e valor de escritura de 120.000 euros:

(100.000 X 0,006) + (120.000 X 0,008) = 1560

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead