Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
HARC

Prestação mensal; juros vs amortização

6 publicações neste tópico

Olá a todos, e em especial ao fundador deste excelente local de informação online!!

O motivo porque coloco este tópico é o seguinte (a ver se alguém me orienta):

- Procuro saber se o valor que pago na minha prestação mensal estará correcto no que diz respeito ao valor referente à amortização do capital vs pagamento de juros... Pois, estou a pagar 438,81€ de prestação, sendo +/-99€ amortização de capital e +/-339€ pagamento de juros...  ???

Dados do credito:

Valor Inicial da divida: 74.820€

Spread: 1.40%

Prazo: 30 anos

Prestações mistas (primeiros 5 anos prestações mais baixas)

Prazo decorrido: 6 anos

Capital em divida: 68.751.75€

Spread: 0.85%

Próxima revisão de juros: 13 de Fevereiro 2009

Agradeço susgestões, opiniões... a melhor orientação possivel.  ;)

Com os meus cumprimentos,

HARC

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se souberes o capital que tens actualmente em divida e o numero de prestação que te falta até ao final do prazo podes usar a calculadora que o site coloca a disposição é simples de usar e certeira!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... pois... já experimentei... e fiquei ainda mais com "a pulga atrás da orelha"... :-\

O resultado dá quase 45% do valor da prestação para amortização de capital e 55% para pagamento de juros...  :o

E, pela comunicação que recebo do banco, 22% é amortização do capital e 78% é pagamento de juros...  >:(

De que forma é que poderei contestar ou confrontar o meu banco?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... pois... já experimentei... e fiquei ainda mais com "a pulga atrás da orelha"... :-\

O resultado dá quase 45% do valor da prestação para amortização de capital e 55% para pagamento de juros...   :o

E, pela comunicação que recebo do banco, 22% é amortização do capital e 78% é pagamento de juros...   >:(

De que forma é que poderei contestar ou confrontar o meu banco?

Acho que estás a fazer aí umas confusões... A percentagem da prestação que é amortização e a que é juros vão variando ao longo da vida do empréstimo. No início pagas imenso de juros e não vais amortizando quase nada. Para o fim, já não pagas quase nada de juros e é sempre a abater à dívida.

Sabias que é assim ou fui eu que não percebi a tua dúvida? Consulta o mapa de juros (http://www.pedropais.com/utilidades/mapa-de-juros/) e vê de que forma evolui a prestação. Seja como for, uma simulação idêntica deve-te ter sido entregue pelo teu banco na altura em que contrataste o crédito (embora os valores fossem diferentes pois as taxas eram outras).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que estás a fazer aí umas confusões... A percentagem da prestação que é amortização e a que é juros vão variando ao longo da vida do empréstimo. No início pagas imenso de juros e não vais amortizando quase nada. Para o fim, já não pagas quase nada de juros e é sempre a abater à dívida.

Sabias que é assim ou fui eu que não percebi a tua dúvida? Consulta o mapa de juros (http://www.pedropais.com/utilidades/mapa-de-juros/) e vê de que forma evolui a prestação. Seja como for, uma simulação idêntica deve-te ter sido entregue pelo teu banco na altura em que contrataste o crédito (embora os valores fossem diferentes pois as taxas eram outras).

... pois... parece que estou mesmo confuso... Eu sei que a percentagem da prestação que é amortização e a que é juros vão variando... agora, a diferença entre ambas, num crédito a 30 anos e que já tem 6 decorridos, pode ser tão disfasada?...

Como disse, experimentei a calculadora... para descobrir quanto é que iria pagar na próxima revisão.. e reparei que neste mapa de juros as percentagens são muito próximas...

O que eu queria descobrir é se existe alguma norma, ou quais serão os critérios utilizados pelo Montepio...

Como disse, da minha prestação, 22% é amortização e 78% é juros... no mapa de juros da calculadora, 45% é amortização e 55% é juros... e é isto que me está a confundir...

Se calhar, é melhor olhar só para o valor total da prestação... mas quanto menos amortizar, maior vai ser sempre a prestação mensal nas revisões...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... pois... parece que estou mesmo confuso... Eu sei que a percentagem da prestação que é amortização e a que é juros vão variando... agora, a diferença entre ambas, num crédito a 30 anos e que já tem 6 decorridos, pode ser tão disfasada?...

Sim, é assim tão desfasada. A título de exemplo, a componente de amortização só atinge o mesmo valor que a componente de juros já depois de ter passado mais de metade do prazo (partindo do princípio que não há amortizações extraordinárias pelo caminho, claro).

Como disse, experimentei a calculadora... para descobrir quanto é que iria pagar na próxima revisão.. e reparei que neste mapa de juros as percentagens são muito próximas...

O que eu queria descobrir é se existe alguma norma, ou quais serão os critérios utilizados pelo Montepio...

Para confirmar se são os critérios "normais" compara o valor da primeira prestação que te dá no mapa de juros com a tua próxima prestação. Se der o mesmo valor então é porque são as mesmas regras. Não te esqueças que tens que preencher o mapa com base nos valores actuais (capital em dívida ao dia de hoje e taxa actual e prazo que falta, e não com os dados do início do empréstimo).

Como disse, da minha prestação, 22% é amortização e 78% é juros... no mapa de juros da calculadora, 45% é amortização e 55% é juros... e é isto que me está a confundir...

Não percebi. No mapa de juros são apresentados os vários valores das prestações. Em cada uma delas a percentagem de juros e de amortização é diferente, vai evoluindo ao longo do tempo (cada vez menos juros e cada vez mais amortização).

Como chegas aos valores de 45% e 55% que referes?

... mas quanto menos amortizar, maior vai ser sempre a prestação mensal nas revisões...

Exacto. Por isso é que é vantajoso ir fazendo umas amortizações extraordinárias quando possível ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0