€ureka

Fundo de Emergência

20 publicações neste tópico

Bom dia a todos! Finalmente já tenho o meu Fundo de Emergência que me da para 6 meses no caso de qualquer eventualidade. Só que agora queria dinamizar ao maximo esta poupança, dado que pra já, não creio que me vá fazer falta, mas nunca se sabe o dia de amanha.

o que me aconcelham, o que fizeram com os vossos Fundos de Emergencia?

obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho dividido o meu fundo de emergência em 3 contas a prazo 1 a um mês 1 a 3 meses e 1 a 6. Todas elas se renovam automaticamente. Assim caso aconteça alguma coisa posso usar esse dinheiro sem perder os juros. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia a todos! Finalmente já tenho o meu Fundo de Emergência que me da para 6 meses no caso de qualquer eventualidade. Só que agora queria dinamizar ao maximo esta poupança, dado que pra já, não creio que me vá fazer falta, mas nunca se sabe o dia de amanha.

o que me aconcelham, o que fizeram com os vossos Fundos de Emergencia?

obrigada

Em que banco ou bancos tens conta? Os depósitos on-line a 3 ou 6 meses são, em regra, a melhor alternativa para essas poupanças, tudo depende muito do juro comparativo que estejam a oferecer e que está a descer a cada dia que passa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho conta na CGD, mas não invalido a hipotese de abrir conta noutro banco, desde que compense claro!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, tal como eu apenas tinha até há pouco tempo, mas como os depósitos da Caixa não são competitivos..

Já indiquei aqui noutros tópicos alguns depósitos que aconselho, consoante o perfil da pessoa em causa, pelo que, também neste caso, tudo dependerá um pouco se és estudante da universidade ou mesmo da idade que tens.

Se não quiseres detalhar podes mandar-me uma mensagem pessoal,

mas assim por alto, e muito embora os depósitos mais atractivos estejam a desaparecer, talvez a minha preferência no teu caso oscilasse entre o Banif, o Santander e o próprio BPN...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho 22 anos, e pra já o meu perfil caracterizo como prudente. queria algo seguro, pois nao tenho disponibilidade para perder capital!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem te compreendo...mas diz-me: estás a estudar na universidade?

É que nesse caso tanto o Santander como o Banif têm uma conta à ordem isenta de despesas de manutenção e que possibilita que acedas aos depósitos on-line dessas instituições, que são aqueles que, para já, apresentam as melhores taxas do mercado, pelo menos se falarmos no período a 6 meses...

No santander a taxa é de 3,5% e no Banif de 4 (3,75 a 1 ano...), no entanto, enquanto no Banif o mínimo são 2500 €, no Santander bastam-te 250 €...

Outro banco de absoluta confiança (o Montepio) e que também tem conta jovem sem despesas, garante-te 3% no mesmo período, com o mínimo de 1000 €...

Já a própria C.G.D. também tinha, até há pouco tempo, um dep. a prazo de subscrição exclusiva on-line, mas indexada à Euribor, que teve a queda abrupta que deves ter conhecimento, pelo que deixou de ser interessante..

Quanto ao BPN, falei-te nele porque também tem uma conta jovem (até aos 34 anos!) isenta de despesas e, neste caso, de anuidade no cartão MB, o que se torna muito interessante para mais facilmente levantar o dinheiro..contudo, infelizmente a taxa dos dep. on-line, que no início do mês estava em 5%, caiu agora para os 2,75%!! pelo que creio que não compensa agora abrir conta poupança lá... :o

Tens também os bancos "on-line", Big e Best, que têm sempre taxas promocionais atractivas, para novos clientes, mas apenas no curto prazo (3 meses), depois, deixam de ser competitivos perante a concorrência..

De qualquer maneira podes conferir tudo o que disse, aqui neste site e se tiveres alguma dúvida, volta a contactar...o mais importante é depositares rapidamente o dinheiro que tens guardado, pois provavelmente para a semana as taxas que te falei já terão caído...outra vez!  :-[

http://www.moneygps.pt/depositosaprazo.php

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola radical, obrigada pela ajuda.

não, não sou estudante. ja pertenço à classe trabalhadora :)

Bom neste momento tenho o dinheiro num deposito a prazo na CGD a 6 meses. Mas quero estudar melhores depositos para fazer render + um bocadito.

sou um pouco leiga nestas coisas, como funcionam os depositos que não sao renovaveis? ao fim do tempo o dinheiro passa pa conta a ordem? e os bancos on-line como funcionam, terei que ter conta à ordem ou basta o depoisto a prazo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

4% TANB é bom. Tens é que ver quais os custos de manutenção da conta.

Liga-lhes, é gratuito https://c-4903.estara.com/UI/gui.php?accountid=200106283305&template=84605&calltype=webvoicepop&linkfile=%2FOneCC%2F200106283305%2F84605.js&referrer=Email&donotcache=603402712&emaillink=1&guiid=43834a54eac25&timestamp=1233155293

Se fores associada da Deco podes ter condições vantajosas, nomeadamenete nos custos de manutenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola radical, obrigada pela ajuda.

não, não sou estudante. ja pertenço à classe trabalhadora :)

Bom neste momento tenho o dinheiro num deposito a prazo na CGD a 6 meses. Mas quero estudar melhores depositos para fazer render + um bocadito.

sou um pouco leiga nestas coisas, como funcionam os depositos que não sao renovaveis? ao fim do tempo o dinheiro passa pa conta a ordem? e os bancos on-line como funcionam, terei que ter conta à ordem ou basta o depoisto a prazo?

Esse depósito da Caixa é um Popnet, dos tais até aos 28 anos, exclusivos do Caixa Directa? quando é que o constituiste? (perdoa-me, mas sendo nós da mesma faixa etária não me obrigues a tratar-se por você!)

tens de avaliar bem quanto é que está a render, para não caires na asneira de tirar de lá o dinheiro antes de tempo...

Quanto ao Caixa Galacia, é uma alternativa que não fica nada aquém daquelas que referi, contudo,apenas se a tua opção for apenas para 3 meses, porque a 6 meses eles só já garantem uns míseros 2%, pelo que não superam, perdoa-me a insistência, em termos médios, nem o Banif, nem o Santander, nem sequer o Montepio...

Por outro lado, não te esqueças que a rede de balcões dessa instituição é bastante mais reduzida que as dos restantes que refiro, o que pode significar mais trabalho e demora na abertura da conta e outras burocracias que eventualmente queiras tratar...se não for indiscrição: em que cidade/localidade vives?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como calculam o fundo de emergencia?6x o ordenado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola, a conta que tenho é http://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Contas-Prazo/Pages/Caixapoupanca.aspx

comecei recentemente a interessar-me por finanças pessoais, após a leitura de "O seu primeiro Milhão", e com a constituição do credito habitação que tenho. Comecei a procurar informação e a cada dia tenho mais interesse por adquirir conhecimentos nesta área.

Moro no alto Minho pelo que a agencia em Valença do Minho, seria bom. Mas também estive a ver o site do Montepio e do Santander.

Como ja ouvi dizer, não se deve ter todos os ovos no mesmo cesto e é isto que pretendo.

acima de tudo rentabilizar o capital ao máximo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como calculam o fundo de emergencia?6x o ordenado?

eu fiz o calculo de todas as minhas despesas num mês e depois multipliquei por 6. suponhamos que temos uma situação de desemprego, ou baixa médica, este valor é o que nos vai auxiliar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi o que deduzi.... :'( :'( :'(mas estou muito linge desse numero.

parabens pelo teu objecto ja estar realizado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi o que deduzi.... :'( :'( :'(mas estou muito linge desse numero.

parabens pelo teu objecto ja estar realizado.

Está visto que o ano 2009 sera pessimo, apos a leitura do livro que citei, auto defini metas a atingir. entao decidi que 2009 será para mim o ano da poupança. Entretanto vou lendo e aprendendo coisas novas. A proxima etapa é os Investimentos (baixo risco - claro) mas até lá tenho muito muito que aprender. Não gosto de me aventurar "às escuras" nas coisas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola, a conta que tenho é http://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Contas-Prazo/Pages/Caixapoupanca.aspx

comecei recentemente a interessar-me por finanças pessoais, após a leitura de "O seu primeiro Milhão", e com a constituição do credito habitação que tenho. Comecei a procurar informação e a cada dia tenho mais interesse por adquirir conhecimentos nesta área.

Moro no alto Minho pelo que a agencia em Valença do Minho, seria bom. Mas também estive a ver o site do Montepio e do Santander.

Como ja ouvi dizer, não se deve ter todos os ovos no mesmo cesto e é isto que pretendo.

acima de tudo rentabilizar o capital ao máximo!

Pois, esse depósito da C.G.D. tem de facto umas taxas muito fraquinhas. Se quiseres manter lá o dinheiro o melhor seria o dep.a prazo Caixa Aforro,que tem prémios de permanência e taxa mais elevada para quem tem crédito à habitação, como referes que é o teu caso. Acho incrível que os gestores de conta e a generalidade dos funcionários dos bancos não encaminhem os clientes para as melhores produtos, consoante o caso pessoal, mas infelizmente normalmente primam por não prestar informação não solicitada...e mesmo quando se pede...

Dada a tua localização geográfica e a proximidade com Espanha, diria que a opção por abrir conta no Caixa Galacia não é nada desajustada... entre este e os outros 2 que referes, não deves encontrar melhor. O Banif, por seu turno, tem também agência em Valença e em Valdevez...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela participação! mas gostava de obter mais depoimentos...

como têm aplicado o vosso Fundo de Emergência?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como vivo em constante estado de emergência  ;D, todo o meu dinheiro está em contas à ordem, de vez em quando constituo um DP online no totta a 30 dias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia a todos o meu fundo de emergencia tb já está constituido ao fim de um ano e muita disciplina ( a qual este site ajudou imenso! O meu obrigado). Já dá para ficar 7 meses sem trabalhar (logico que dá para mais pois sempre há o subsidio de desemprego e caso seja baixa a baixa da segurança social).

Este montante tenho aplicado na poupança banif a 6 meses com taxa de 6.35%, mas quando acabar vou transferir para outra de 1 ano a 5.15% ( ainda consegui assegurar esta taxa a tempo). Por enquanto todas as minhas poupanças estão ai aplicadas.

Quando este de 1 ano acabar (final deste ano) ai faço 1 poupança a um ano ( fazendo reforços mensais automáticos) à melhor tx que conseguir na altura e vou tentar fazer deposito a prazo renovavel não digo mensalmente mas pelo menos trimestralmente para ter acesso mais facilitado ao fundo de emergencia caso haja necessidade.[/tt][/glow][/shadow]

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor