Napas

Casamento e impostos

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Agradeço a ajuda que me possam dar no esclarecimento da seguinte questão:

Estou a pensar casar. Eu tenho um partamento e o meu namorado tem outro (ambos adquiridosenquanto solteiros) se casarmos teremos penalizações a nível de IRS?

- Mesmo casados podemos declarar moradas ficais diferentes?

- Perdemos ou não o direito à isenção do IMI de ambos os apartamentos?

- Podemos continuar a deduzir as despesas d crédito habitação nas declarações de IRS de ambos os apartamentos?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se casarem em comunhão de adquiridos (o regime habitual) cada um continua a ser dono do seu apartamento.

- Podem estar casados e com moradas diferentes

- Podem manter o direito à isenção do IMI desde que cada um mantenha a morada fiscal no seu próprio apartamento. Dado que é para essa morada que o fisco vai mandar a correspondência, convém que continuem a verificar a caixa do correio nos dois lados regularmente.

- Não tenho a certeza se as despesas com o crédito habitação só são possíveis para um imóvel (não fui confirmar também).

Seja como for, a partir do momento em que casem têm que preencher sempre a declaração de IRS em conjunto. Se vão sair prejudicados por esse facto ou não, só fazendo simulações.

Quanto aos apartamentos, diria que o que compensa mais é abdicarem de uma das isenções, arrendá-lo e ficar com esse rendimento (que obviamente deverá ser declarado para efeitos de IRS mas ao qual podem deduzir o IMI e o condomínio, por exemplo).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead