pbslbstr

Resultados dos bancos em Portugal

16 publicações neste tópico

De Janeiro a Setembro 2013.

Das 24 entidades financeiras analisadas pelo Banco de Portugal, metade teve lucros e a outra metade prejuízos.

Como a maioria dos principais bancos registou perdas consideráveis, o resultado final revela que as contas da actividade 'como um todo' estão 'no vermelho':

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bancos_em_portugal_com_prejuizo_superior_a_15_mil_milhoes_de_euros_ate_setembro.html

Agora, é perceber as causas dos lucros e prejuízos de cada banco.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Janeiro e Setembro,

Negativos:

• BCP (597 milhões de euros)
  • BES (381 milhões de euros)
  • CGD (278 milhões de euros)
  • Banif (243,5 milhões de euros)
  • Montepio (205,2 milhões de euros).
  • BBVA Portugal (57,5 milhões de euros)
  • Banco Madesant (12,5 milhões de euros)
  • Banco Popular Portugal (7,5 milhões de euros)
  • Crédito Agrícola (4 milhões de euros)
  • Banco Invest (2,6 milhões de euros)
  • ActivoBank (2,5 milhões de euros)
  • Banco BIC (850 mil euros)

Positivos:

• BPI (72,7 milhões de euros)
  • Santander Totta (60,5 milhões de euros)
  • Banco BiG (42 milhões de euros)
  • BNP Paribas Personal Finance (26 milhões de euros)
  • Credibom (14,2 milhões de euros).
  • Banco Best (8,6 milhões de euros)
  • Banco Carregosa (7,7 milhões de euros)
  • BAI Europa (3,6 milhões de euros)
  • Banco Privado Atlântico Europa (1,9 milhões de euros)
  • Banco Primus (1,8 milhões de euros)
  • Banco Finantia (1,5 milhões de euros)
  • Banco Rural Europa (1,1 milhões de euros)

Nem sei que comentário faça a isto sinceramente..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Janeiro e Setembro,

Nem sei que comentário faça a isto sinceramente..

Tal e qual eu fiquei. Dos tradicionais grandes bancos, já temos ouvido falar e lido, é mais do mesmo.

Dos pequenos bancos, fiquei preocupado com os resultados do Invest e mais uma vez o BIG aparece em grande.

Se não resultados extraordinários não recorrentes pelo meio.

O Best também me surpreendeu e tanto se fala de negativo do Activo que eu pensei que tivessem prejuízos maiores (embora sendo do grupo BCP é como se gravitassem perto de num buraco negro).

Realmente, só alguém com bons conhecimentos para analisar os resultados de cada banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro daniel__,

Os -2,6M vêm daqui:

http://www.bportugal.pt/pt-PT/BdP%20Contas%20Oficiais/FT0014_D131030_H153441-0014-BTI-201309-BTI.pdf

Qual a diferença? As Demonstrações Financeiras do Banco de Portugal (que deram origem à noticia na base deste tópico) são normalmente contas individuais (como neste caso do Banco Invest). O link com as contas que colocou do site do Banco Invest correspondem às contas consolidadas.

Para efeitos de análise mais realista da situação de cada instituição, o melhor é olhar para as contas consolidadas, que têm em conta todas as empresas que fazem parte de cada Grupo (que em alguns casos engloba um conjunto bastante significativo de empresas, pelo que olhar apenas para as contas individuais mostra apenas "parte do filme").

Espero ter ajudado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem ja estou a aprender e de que maneira  :)

Confirme-me só por favor esta interpretação. Então vendo pelo Consolidado, o banco até deu lucro de 1.115.500.

É isto, certo?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto. Esse é o resultado liquido do banco invest a Setembro de 2013, e para todos os efeitos é esse o resultado que interessa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto. Esse é o resultado liquido do banco invest a Setembro de 2013, e para todos os efeitos é esse o resultado que interessa.

Mas afinal esse é o resultado liquido do banco ou o consolidado do grupo onde o banco está? Já agora, qual é o grupo concretamente?
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se ajuda, mas O Banco Invest é participado a 100% pela Alves Ribeiro - Investimentos Financeiros, SGPS, SA, holding do Grupo Alves Ribeiro para a área financeira.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se ajuda, mas O Banco Invest é participado a 100% pela Alves Ribeiro - Investimentos Financeiros, SGPS, SA, holding do Grupo Alves Ribeiro para a área financeira.

Sim, daí ter ficado com mais dúvidas. Não me parece fazer sentido analisar a saúde do banco pelo comportamento do grupo (e estamos a falar de um grupo centrado na construção civil). Comparando com a activobank, a performance do activo devia ser vista consolidada com o grupo BCP? (estavam lixados, passe a expressão). E o Best pelo BES? ... etc.

Se me dissessem que o Invest tinha negócios na banca, na comunicação social e no retalho (por exemplo) e tinhamos de ver esse consolidado, percebia.

Veja-se o caso da PT: não tem apenas negócio de telecoms em Portugal, tem no estrangeiro, tem participações na sporttv, etc... Quer dizer, tinha porque agora está em fusão com a Oi :| Portanto os resultados não podem só ser visto só por uma área de negócios.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Sim, daí ter ficado com mais dúvidas. Não me parece fazer sentido analisar a saúde do banco pelo comportamento do grupo (e estamos a falar de um grupo centrado na construção civil). Comparando com a activobank, a performance do activo devia ser vista consolidada com o grupo BCP? (estavam lixados, passe a expressão). E o Best pelo BES? ... etc.

Se me dissessem que o Invest tinha negócios na banca, na comunicação social e no retalho (por exemplo) e tinhamos de ver esse consolidado, percebia.

Veja-se o caso da PT: não tem apenas negócio de telecoms em Portugal, tem no estrangeiro, tem participações na sporttv, etc... Quer dizer, tinha porque agora está em fusão com a Oi :| Portanto os resultados não podem só ser visto só por uma área de negócios.

Ao que parece e segundo o site o invest agrega três áreas:

http://www.bancoinvest.pt/Publico/AcercaNos/Institucional/InformacaoFinanceira.aspx

*Banco invest

*Invest gestão de activos

*Alves Ribeiro – Investimentos Financeiros (parece que se posiciona fundamentalmente nos sectores imobiliário, construção, educação e ambiente, para a área financeira)

Mas talvez o Am_gragon nos esclareça melhor. Daquilo que sei, estas tres partes são independentes da parte da construtora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais, confesso que não conheço em pormenor a realidade do Banco Invest, teria de analisar o relatório e contas para saber em concreto o que engloba o consolidado.

Mas quando se fala em consolidado, é tudo o que está abaixo do banco, ou seja, as suas participações. Por outras palavras, o Consolidado do Banco Best não inclui o BES, mas o consolidado do BES inclui o BEST. O mesmo se aplica ao ActivoBank e ao BCP, por exemplo.

Voltando ao caso do Invest. A parte da construtora Alves Ribeiro é que detém a participação do Banco Invest e não o contrario, logo o consolidado do Banco não engloba os activos da construtora. Mas imagine que as 3 áreas do Banco Invest pertencem a 3 empresas diferentes, e o Banco individualmente apenas engloba uma delas (uma vez mais reforço que não sei se assim é ou não), quer dizer que tínhamos de analisar o consolidado para ter uma perspectiva de todas as áreas deste grupo financeiro.

Estas questões são mais importantes em grandes grupos, como por exemplo BES ou BCP. Por exemplo, se olhar para as contas individuais do BES, está só a analisar uma parte do negocio em Portugal. Não está por exemplo a considerar o negócio em Angola (trata-se do BESA, que também consolida no BES) que por acaso é uma área com uma importância muito grande no grupo BES.

Nete caso do Invest, se repararem o valor do activo não é muito diferente entre as contas individuais e as consolidadas, o que me faz crer que não há muito mais coisas a consolidar para além do Banco individualmente. Não sei é porque razão o resultado passa de negativo a positivo das contas individuais para as consolidadas.

Espero ter ajudado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Am_Dragon e Daniel__

Obrigado.

Como cliente do Invest, gostava de aprofundar o tema. O pior é a falta de conhecimentos e a falta de tempo.

Seja como for, um caso a seguir com atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os resultados do BCP e do BES começam a ser preocupantes. Banif também já não devia apresentar prejuízos a este ponto... mas ainda tem algum, pouco, tempo para inverter a coisa. Com o resto não estou preocupado.

No terreno positivo, o BPI e o Santander mais uma vez em bom plano, particularmente o BPI que continua consistente nos bons resultados. Surpreenderam-me e muito os resultados líquidos do Banco BiG; para banco pequeno estão espetaculares! Seria já altura de abrir mais balcões penso eu de que. Pelo menos um por distrito, a meu ver.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BPAE até é meio conhecido, mas falta aí o Best pelo menos, só se já é considerado grande  :laugh:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor