Visitante RicardoCosta

IRS: Subsidio de desemprego estrangeiro

5 publicações neste tópico

Boa tarde a todos.

Tenho uma dúvida relativamente ao preenchimento do IRS para o próximo ano.

Sou casado e durante o ano de 2013, trabalhei em território Português.

A minha mulher esteve a trabalhar durante anos em Espanha, e no inicio do ano foi para o desemprego. Desde então tem estado a tentar arranjar trabalho tanto lá como cá, mas sem sucesso.

Para ter direito ao subsidio de desemprego de lá, esteve a residir todo este período em Espanha.

A minha dúvida é então a seguinte:

Tenho que preencher o IRS em conjunto com a minha mulher (casado, separado de facto???) ?

Se sim, o subsidio de desemprego da minha mulher, entra no meu IRS? Em que anexo?

Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

Ricardo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Onde está fixada a morada fiscal? cá ou lá?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Tenho uma dúvida relativamente ao preenchimento do IRS para o próximo ano.

1. Sou casado e durante o ano de 2013, trabalhei em território Português.

2. A minha mulher esteve a trabalhar durante anos em Espanha, e no inicio do ano foi para o desemprego. Desde então tem estado a tentar arranjar trabalho tanto lá como cá, mas sem sucesso.

3. Para ter direito ao subsidio de desemprego de lá, esteve a residir todo este período em Espanha.

A minha dúvida é então a seguinte:

Tenho que preencher o IRS em conjunto com a minha mulher (casado, separado de facto???) ?

4. Se sim, o subsidio de desemprego da minha mulher, entra no meu IRS? Em que anexo?

Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

Ricardo

1. Qual o tipo de casamento? Pela igreja, pelo civil? Quanto tempo? Tem feito o IRS em comum desde que se casou?

2. Como declarou na altura em que a esposa estava empregada, o vencimento que recebeu de espanha?

3. Se a residência fiscal, e está dependente da resposta à questão 1, for a de espanha e efetuou descontos suficientes, então deverá ter direito a subsidio de desemprego.

4. O subsidio de desemprego não entra no IRS. Não sei como se processa em espanha...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Casei no ano passado, pela igreja em Agosto. No preenchimento de IRS deste ano, coloquei "separado de facto" (informação dada pelas finanças).

2. Pelas informações dadas pelas finanças, declarei que estava separado de facto, e o vencimento da minha mulher do ano anterior, não entrou na minha declaração. O vencimento da minha mulher foi declarado em Espanha.

3. Desde o inicio deste ano a minha mulher, a minha mulher está  a receber o subsidio de desemprego de Espanha.

Contudo, para ter direito ao subsidio tem que estar em Espanha e ir regularmente ao centro de emprego de espanha. Se vier para Portugal, só lhe davam no máximo (e com muito trabalho) 6 meses. Bom era arranjar emprego, mas nos dias que correm, não está facil.

Em relação à morada fiscal, desde que casámos a nossa morada fiscal está cá em Portugal (mas a minha mulher também tem morada fiscal Em Espanha).

4. Pelo que me está a dizer, então não teno que declarar o subsidio no meu IRS, certo? Em Espanha terei de ver com as entidades de lá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

4. Sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead