Visitante RJM

Dúvida: Acto isolado ou Actividade Independente?

3 publicações neste tópico

Boa tarde!

Estou desempregado, sem direito a qualquer subsídio, e surgiu a oportunidade de duas tarefas a desempenhar: uma durante cerca de um mês em Dezembro de 2013, outra em Abril de 2014.

Qual a melhor forma de declarar estes rendimentos?

Dois actos isolados, ou abrir actividade apenas nos dois meses de actividade e declarar como recibo verde normal?

Agradeço as vossas opiniões informadas, uma vez que nesta área não me sinto minimamente confortável...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apenas uma outra informação que pode ser relevante: desde Junho de 2009, início do meu subsídio de desemprego, que não declaro qualquer rendimento, por não o ter.

Não se se este facto pode ter alguma relevância tendo em vista a isenção de contribuição à Segurança Social.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Estou desempregado, sem direito a qualquer subsídio, e surgiu a oportunidade de duas tarefas a desempenhar: uma durante cerca de um mês em Dezembro de 2013, outra em Abril de 2014.

Qual a melhor forma de declarar estes rendimentos?

Dois actos isolados, ou abrir actividade apenas nos dois meses de actividade e declarar como recibo verde normal?

Agradeço as vossas opiniões informadas, uma vez que nesta área não me sinto minimamente confortável...

Apenas uma outra informação que pode ser relevante: desde Junho de 2009, início do meu subsídio de desemprego, que não declaro qualquer rendimento, por não o ter.

Não se se este facto pode ter alguma relevância tendo em vista a isenção de contribuição à Segurança Social.

A decisão na maior parte das vezes passa pela carga de impostos e contribuições que serão devidos.

Se no caso do irs, com os mesmos valores bases dos serviços, seja em atividade aberta ou ato isolado, o imposto será impacto igual.

Em termos de iva:

- no ato isolado o mesmo é devido, excepto nos serviços isentos ao abrigo do artigo 9º do civa.

- Com atividade aberta, existe a possibilidade de ficar no regime de isenção do iva, caso o volume anual não ultrapasse 10000.

Como o iva é suportado pelo cliente, ou seja, é cobrado como acréscimo ao valor do serviços, e se falarmos de empresas que regra geral o podem vir a deduzir depois, então o iva pode não ter interferência no rendimento liquido.

Contribuições para a Segurança Social:

- Ato isolado - não é devido

- Atividade aberta - Se for a primeira vez que inicia atividade, fica isento.

Valerá a pena gastar o período de isenção de SS pela primeira vez que se inicia atividade? Não será melhor deixar para um dia mais tarde, quando fizer grande diferença?

Vale a pena abrir a atividade e assim interromper a contagem de tempo na situação de desempregado? Sendo esta contagem muitas vezes decisiva numa possível contratação, pelos motivos de acesso a isenções/apoios da parte das entidades empregadoras.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor