on76brg

Menos valias acçoes nao declaradas em 2012

16 publicações neste tópico

boa noite, antes de mais parabens pelo forum. Verdadeiro serviço publico.

Relativamente ao que me trouxe aqui tenho 2 questões:

1-O ano de 2012 tive menos valias de bolsa MAS nao preenchi o anexo G, ou seja, para o estado nao tenho acções. Este ano estou com mais valias e pretendo englobar o resultado de 2012. È possivel ainda?

2ª questao- Eu vivo com a minha namorada ha 2 anos. Estou a pensar por motivos de IRS (eu trabalho, ela estuda) englobar o IRS. Como consigo provar que vivemos juntos?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1- Para isso, o resultado negativo de 2012 tinha de ser declarado e englobado na declaração de 2012.

2- Morada fiscal igual há pelo menos dois anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apresenta um reclamação graciosa ao IRS de 2012 - se ainda estiver em tempo

Se já não estiver apresenta um pedido de revisão oficiosa do acto tributário e pede o reconhecimento das menos-valias

Atenção que para poder utilizá.las para poder "compensar" as mais-valias deste ano, tem de englobar outros rendimentos tipo juros. Pode ser má opção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto das finanças tem muito que se lhe diga tenho um colega que já pelo terceiro ano consecutivo não declara mais valias e estamos a falar de valores entre os 5k e os 9k ao longo destes 3 anos e nunca ninguém o chateou começo a pensar se faço bem ou não em declarar tudo, segundo ele se descobrirem logo paga as mais valias e a multa mas entretanto já fez dinheiro com o valor dos impostos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, estamos a chegar ao final do ano e começa a chegar a hora de fazer conta ás mais/menos valias, será muito fácil ás finanças descobrir quem declara ou não declara as mesmas?

É que conheço várias pessoas que não declaram e não se passa nada isso deixa.me confuso e com tentações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, estamos a chegar ao final do ano e começa a chegar a hora de fazer conta ás mais/menos valias, será muito fácil ás finanças descobrir quem declara ou não declara as mesmas?

É que conheço várias pessoas que não declaram e não se passa nada isso deixa.me confuso e com tentações.

Artigos 124º e 125º do cirs...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok até ai tudo correto mas de certeza que as finanças não estão a cruzar dados caso a caso pois o exemplo que referi ainda não sofreu sanção nenhuma será apenas sorte?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora o meu caso pessoal, este ano como todos os outros tenho declarado tudo mas desde a subida dos escalões de irs que fiquei no 3 escalão apenas por 1000 euros ou seja 21 e tal  o escalão vai dos 20000 aos 40000 a minha pergunta havendo esta margem enorme será mais vantajoso para mim fazer englobamento ou não?

E se optar pelo englobamento para o ano posso não englobar ou uma vez englobado é para sempre?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok até ai tudo correto mas de certeza que as finanças não estão a cruzar dados caso a caso pois o exemplo que referi ainda não sofreu sanção nenhuma será apenas sorte?

Pois, mas pode ser questão de tempo...

Eu conheço casos em que foram chamados referente ao ano 2012.

Já agora o meu caso pessoal, este ano como todos os outros tenho declarado tudo mas desde a subida dos escalões de irs que fiquei no 3 escalão apenas por 1000 euros ou seja 21 e tal  o escalão vai dos 20000 aos 40000 a minha pergunta havendo esta margem enorme será mais vantajoso para mim fazer englobamento ou não?

E se optar pelo englobamento para o ano posso não englobar ou uma vez englobado é para sempre?

Se não fizer a opção pelo englobamento, a mais valia é tributada autonomamente a 28%.

Sabe que pelas taxas gerais, o que passa acima de 20000 atinge a taxa de 37%.

Se optar pelo englobamento é obrigado a englobar todos os rendimentos sujeitos a taxa liberatória (exemplo, rendimentos de capitais: juros)

Tente uma simulação para ver realmente o impacto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela prontidão nas respostas, vou tentar arranjar algum programa para fazer essas simulações, mas pela diferença parece mais lucrativo ser tributado a 28% mas só mesmo simulando posso chegar a essa conclusão já agora a questão do englobamento pode ser alterada quando entender ou será obrigatório manter?

Quanto á questão do declarar ou não realmente fico bastante zangado quando estes meus colegas se congratulam de não declarar nada e não serem punidos e eu armado em certinho com o meu país lá vou declarando mais enfim é uma atitude para manter pois não quero prejudicar ninguém muito menos a mim próprio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela prontidão nas respostas, vou tentar arranjar algum programa para fazer essas simulações, mas pela diferença parece mais lucrativo ser tributado a 28% mas só mesmo simulando posso chegar a essa conclusão já agora a questão do englobamento pode ser alterada quando entender ou será obrigatório manter?

Podes tomar essa decisão em cada ano. Atenção apenas que para optar pelo englobamento é necessário pedir uma declaração em Janeiro junto de todas as entidades com quem se tem investimentos. Mesmo assim podes depois optar por fazer o englobamento ou não, quando chegar a altura da declaração.

Quanto á questão do declarar ou não realmente fico bastante zangado quando estes meus colegas se congratulam de não declarar nada e não serem punidos e eu armado em certinho com o meu país lá vou declarando mais enfim é uma atitude para manter pois não quero prejudicar ninguém muito menos a mim próprio.

Quem declara aos 7 ventos que anda a fugir ao fisco nos dias que correm está mesmo a pedi-las. Aposto que as Finanças não se importavam de ficar a conhecer esses números de contribuintes - os demais contribuintes agradecem pagar menos uns cêntimos no futuro...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem que podiam criar um sítio onde se pode.se denunciar alguns casos destes, baixas fraudulentas, tipos que andam em Mercedes últimos modelos e com casas de fazer inveja a receber rendimentos de inserção bom não digo mais nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem que podiam criar um sítio onde se pode.se denunciar alguns casos destes, baixas fraudulentas, tipos que andam em Mercedes últimos modelos e com casas de fazer inveja a receber rendimentos de inserção bom não digo mais nada.

Pode-se fazer isso pelos sites dos serviços (portal das finanças, segurança social, etc) - basta enviar uma mensagem

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se houvesse mais denúncias, tanto de particulares como empresas, provavelmente não estaríamos nesta situação. O Estado é um buraco sem fundo, mas a fuga aos impostos e economia paralela têm um peso enorme no nosso deficit.

Eu cumpro com todas as minhas obrigações  :police:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode-se fazer isso pelos sites dos serviços (portal das finanças, segurança social, etc) - basta enviar uma mensagem

Olha que não resulta ...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A informação que eu tenho, de um alto quadro das finanças, é que qualquer denúncia, minimamente fundamentada, é investigada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor