ruicas21

Abrir actividade Finanças - implicações

10 publicações neste tópico

Bom dia malta,

Estou a pensar abrir actividade nas finanças e gostaria de saber algumas implicações.

Actualmente trabalho por conta de outrem e pretendo manter esse emprego. A ideia seria prestar alguns serviços "extra" passando recibos verdes. Já pesquisei pela Internet algumas coisas mas continuo com umas duvidas que até acho que são bem básicas  :(

• Se eu abrir actividade e a coisa não correr muito bem, ou seja, acabar por não ter facturação quase nenhuma, tenho alguma implicação? Por exemplo pagar alguma coisa fixa, anualmente?
  • A abertura de actividade exige a especificação de uma área concreta? Por exemplo posso dar formações e depois começar a arranjar computadores ao domicilio? Posso especificar uma coisa mais geral, aquando da abertura de actividade?

Obrigado desde já pelas respostas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Não, não existe valores minimos de impostos a pagar. Tem apenas de cumprir com as obrigações fiscais. Por exemplo: Mesmo não tendo movimento, tem de apresentar a declaração de irs com o devido anexo... e as declarações do iva, desde que fique enquadrado no regime normal do iva.

- Deve tentar enquadrar o melhor possivel num cae ou código de profissão, por isso é que existem imensos códigos. Tem a possibilidade de estabelecer uma atividade principal e outra(s) secundaria(s).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a escolha do cae tambem é de extrema importância devido ao valor da retenção da fonte.

se até 10.000 euros fica isento de fazer retenção, no caso das coisas correrem bem basta ter um cae "errado" para fazer uma retenção de 25% ao invés de 11,5%

se poder evite um cae desta tabela

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs155.htm

claro que no final quando fizer o IRS são feitos todos os acertos, mas no entanto mais vale termos o dinheiro do nosso lado do que do lado do estado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a escolha do cae tambem é de extrema importância devido ao valor da retenção da fonte.

se até 10.000 euros fica isento de fazer retenção, no caso das coisas correrem bem basta ter um cae "errado" para fazer uma retenção de 25% ao invés de 11,5%

se poder evite um cae desta tabela

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs155.htm

claro que no final quando fizer o IRS são feitos todos os acertos, mas no entanto mais vale termos o dinheiro do nosso lado do que do lado do estado.

Obrigado pelas respostas. Só não percebi porque devo evitar um cae dessa tabela. Essa não é a tabela completa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas. Só não percebi porque devo evitar um cae dessa tabela. Essa não é a tabela completa?

não a tabela dos cae é bem maior, no entanto estes cae específicos se tiverem que fazer retenção fazem-na a uma taxa de 25%

Eu por exemplo, podia ter o cae 1332 Programadores informáticos;

no entanto escolhi o cae 62020 Actividades de Consultoria em Informática

assim faço uma retenção na fonte de apenas 11,5% em vez dos 25%.

usando o valor de 1000 euros como referencia, é a diferença de ficar com 750€ ou com 885€ no final do mês.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva

@pauloagsantos, obrigado pelo esclarecimento. Actualmente tenho actividade aberta com o CIRS

1519 (outros prestadores de serviços) mas como trabalho exclusivamente na área de informática, essa será uma boa opção.

No entantanto não estou a descobrir como fazer essa alteração (ou adição como actividade secundária) no portal das finanças.

Alguém pode dar uma ajuda? :)

Obrigado,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva

@pauloagsantos, obrigado pelo esclarecimento. Actualmente tenho actividade aberta com o CIRS

1519 (outros prestadores de serviços) mas como trabalho exclusivamente na área de informática, essa será uma boa opção.

No entantanto não estou a descobrir como fazer essa alteração (ou adição como actividade secundária) no portal das finanças.

Alguém pode dar uma ajuda? :)

Obrigado,

Entregar - Declarações - Actividade - Alteração de actividade.

Caso não se sinta muito à vontade, é preferivel fazer isso na repartição de finanças

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não a tabela dos cae é bem maior, no entanto estes cae específicos se tiverem que fazer retenção fazem-na a uma taxa de 25%

usando o valor de 1000 euros como referencia, é a diferença de ficar com 750€ ou com 885€ no final do mês.

Viva,

Hoje em 2015 ainda é válido isto dos 11.5% vs os 25% ? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Hoje em 2015 ainda é válido isto dos 11.5% vs os 25% ? 

Bem, o ponto 1 do artigo 101º do CIRS, que é onde estão reguladas essas taxas ainda não mudou...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 15/11/2013 at 11:20, pauloagsantos disse:

Estou com uma dúvida exatamente para o CAE 62020. Nas finanças via telefone indicam-me que a retenção é de 11,5%, mas também já li que seria de 25% por ser uma atividade que se enquadra numa das atividade prevista no CIRS (nomeadamente de consultor - 1320). 

Alguém me pode dar alguma certeza se efetivamente a taxa de retenção é 11,5% ou de 25%?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead