1Escudo

Depósitos indexados nem sempre dão mais

10 publicações neste tópico

Há cada vez mais portugueses que, perante a queda das taxas de juro nos depósitos "normais", estão a "apostar" em depósitos indexados. São produtos financeiros complexos, de capital garantido, que têm atraído pequenos investidores com a promessa de rendibilidades de dois dígitos. Em 2012, foram aplicados 1.300 milhões de euros.

Nestes depósitos, ao contrário dos "normais" em que são pagos os juros acordados à cabeça, a rendibilidade resulta do desempenho de outros activos, essencialmente cabazes de acções, matérias-primas e divisas. Na maioria dos produtos, a taxa mínima é nula. A máxima pode superar dois dígitos.

"Nos 23 depósitos indexados vencidos em 2012, o comportamento dos indexantes de referência para o cálculo da remuneração determinou que, em sete dos casos, não fosse paga qualquer remuneração e, em sete outros, tivesse sido paga a mínima prevista", revelou o Banco de Portugal. Só num caso "foi paga a remuneração máxima", rematou. "A probabilidade de as taxas máximas potenciais serem atingidas é muito reduzida", alerta Luís Pinto. "Tivemos casos em que a probabilidade de receber a taxa máxima era de 5% a 8%", diz o analista da Proteste Investe.

fonte: jornaldenegocios

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que eu fiz com o Invest em Fevereiro está a portar-se muito bem. Quase na taxa máxima. Ajuda que o PSI20 esteja em Bull Market, já que estava dependente de 5 ações portuguesas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que eu fiz com o Invest em Fevereiro está a portar-se muito bem. Quase na taxa máxima. Ajuda que o PSI20 esteja em Bull Market, já que estava dependente de 5 ações portuguesas.

Ainda falta um bocadinho  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem está dentro do Invest Healthcare (ser. 13/1), deixo aqui a variação dos títulos do cabaz desde o início do produto (03-06-2013) até à data (11-11-2013):

- Amgen: +14,20%

- AstraZeneca: -1,83%

- Johnson & Johnson: +11,03%

- Pfizer: +12,86%

- Sanofi: -0,72%

Embora o capital inicialmente investido estar garantido, recordo que o cabaz tem de terminar com uma variação positiva até 29-05-2014, sob pena de não se ganhar nada (10% TANB máxima)  ;)

(Há ali duas meninas que se estão a portar muito mal  >:( )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda falta um bocadinho  :P

Penso que tem andado bem bullish desde há um ano atrás. Não é um bull desenfreado, mas tendo em conta o que as ações têm subido desde inícios de Junho do ano passado está numa tendência otimista. Mas talvez tenha sido muito influenciado pelos artigos do Ulisses Pereira (jornal de negócios)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O titulo devia ser alterado para qualquer coisas como "Depósitos indexados raramente dão mais". Funcionam/São vendidos como produtos roleta.. com azar ficamos com o mesmo capital..(perdendo os juros..) e com sorte podemos ganhar mais qq coisita..

Opinião pessoal - se acreditamos na valorização do subjacente em causa vale mais investir me algo que realmente reflita essa valorização  e não em algo que depende do eixo de rotação da terra em relação à lua...:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Discordo.

Penso que há produtos interessantes nesta categoria. Não gosto daqueles que funcionam no modo "tudo ou nada" - ou isto sobre X, e paga Y, ou então 0.

Mas muitos destes produtos do Invest até são interessantes. No caso das ações portuguesas, pareceu-me que não seria uma má altura para apostar na sua subida. Mas não estava propriamente disposto a arriscar o meu capital. E uma vez que o produto devolve a média da valorização destas ações, com um máximo de 9.8%TANB e mínimo de 0%, dificilmente são más condições. Também não estava assim tão confiante na bolsa portuguesa para ma por a comprar ações e que estas disparassem uns 20% ou 30%. Logo abdicar desse potencial para beneficiar de garantia de capital parece-me um bom trade-off.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Discordo.

Penso que há produtos interessantes nesta categoria. Não gosto daqueles que funcionam no modo "tudo ou nada" - ou isto sobre X, e paga Y, ou então 0.

Mas muitos destes produtos do Invest até são interessantes. No caso das ações portuguesas, pareceu-me que não seria uma má altura para apostar na sua subida. Mas não estava propriamente disposto a arriscar o meu capital. E uma vez que o produto devolve a média da valorização destas ações, com um máximo de 9.8%TANB e mínimo de 0%, dificilmente são más condições. Também não estava assim tão confiante na bolsa portuguesa para ma por a comprar ações e que estas disparassem uns 20% ou 30%. Logo abdicar desse potencial para beneficiar de garantia de capital parece-me um bom trade-off.

Também um agora, mas acho que é estruturado, Iberia no Best, sobre o PSI20 e o IBEX35, mas não é depósito, mas para quem investe em acções...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O titulo devia ser alterado para qualquer coisas como "Depósitos indexados raramente dão mais". Funcionam/São vendidos como produtos roleta.. com azar ficamos com o mesmo capital..(perdendo os juros..) e com sorte podemos ganhar mais qq coisita..

Opinião pessoal - se acreditamos na valorização do subjacente em causa vale mais investir me algo que realmente reflita essa valorização  e não em algo que depende do eixo de rotação da terra em relação à lua... :)

Pois se o Invest Healthcare terminasse agora já iria receber 7,10% TANB (média ponderada)  ;)

O importante dos depósitos indexados é saber seleccioná-los de acordo com as tendências de mercado. Este tem tudo para atingir a remuneração máxima (10% TANB) no final do período em questão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor