Jo@o B@rreir@

Papel comercial do BES vs Obrigações BES vs OT vs CT poupança mais ?

37 publicações neste tópico

Boa tarde.

Com a recente lançamento dos "CT poupança mais" questionei o meu banco sobre alternativas para aplicações de baixo risco e rentabilidades competitivas.

Como estão a desaconselhar agora o fundo ES Liquidez falaram-me num lançamento designado "papel comercial BES" que na verdade é um produto designado Rio Forte: 4,35% TANB a 6 meses , em comercialização entre 7 e 12 de novembro.

Outra alternativa seria a aquisição de Obrigações BES 2019, com maturidade a 14/05/2019, um cupão fixo de 5% e negoceiam atualmente à volta dos 97,18%.

Como comparar estes produtos a OT do estado ou os novos CT's ? Aconselhariam a repartir aplicações por alguns destes.

A titulo exemplificativo já tive OT2012 e OT2013 que correram bem. Escapei da tentação de comprar Obrigações perpétuas do BES por um triz, que como devem saber foram um flop. Com os actuais resultados do BES poderá não ser seguro investir nesse grupo ? E quanto ao risco da restruturação da divida do estado ?

Haverá outras alteranativas interessantes, pe.x CLN's, para breve ?

Tenho um depósito a vencer no final da semana e gostaria de tomar algumas decisões pelo que peço a vossa ajuda.

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A nível de papel comercial, atenção que provavelmente o mínimo a investir são 50.000€

CLN's podem ser interessantes a nível de rentabilidade, mas não estão propriamente dentro do mesmo grau de risco que papel comercial. Nem sei se há agora alguma interessante. Antes as obrigações do BES, mas também não sei qual o mínimo de investimento.

Os CT poupança mais parecem-me interessantes para o prazo de 5 anos. Apesar de haver 1 ano sem poder movimentar, depois podem-se fazer resgates anualmente sem penalizações de juros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na verdade não sei bem o que é este "papel comercial" e que riscos comporta. Acho que o mínimo são 100.000 . São só seis meses. Devo arriscar ?

As obrigações BES acho que são dívida sénior e podem subscrever-se a partir de 10.000.

Onde se poderá saber de lançamentos de CLN's ou outras obrigações que valha a pena, nem que seja comprar no mercado secundário ?

Os CT poupança mais poderia ser uma forma de diversificar sem grandes riscos pelo que estou a pensar alocar algum capital nisto. E comprar OT ? O que aconselhariam ?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Papel comercial é dívida de muito curto prazo que nem sequer se transaciona em mercado secundário. Tem risco baixo, mas colocar 100k na dívida de uma única empresa é mais arriscado que um depósito a prazo, ou um fundo como o E.S Liquidez antigo, que diversificava por papel comercial de várias empresas

CLNs só são comercializadas pelo banco Best. A melhor maneira de saber as que vão aparecendo é vendo aqui o fórum, que tem um tópico dedicado às CLNs. O pessoal costuma estar em cima do assunto.

Para obrigações, recomendo seguir a discussão do tópico obrigações. Quando aparecem oportunidades interessante costumam ser discutidas lá, se bem que nos tempos que correm não há assim muita coisa de jeito que não seja junk.

As OTs a 5 anos estão com uma YTM de 4.6%. Tendo em conta os gastos envolvidos na compra/venda de obrigações, da possibilidade se perder dinheiro vendendo antes da maturidade, e do facto de em caso de reestruturação da dívida as OTs não escaparem de certeza (no caso dos certificados ainda se põem uns ???), os certificados parecem-me mais interessantes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

Obrigado pelo esclarecimento.

De facto 100K numa única empresa tem esse risco. Penso que há risco de perda se houver insolvência do emitente. Estamos a falar do risco de insolvência do BES nos próximos 6 meses ou da Rio Forte? Pelo que percebi o BES foi obrigado pela troika a ter fundos em que as empresas não fosse todas do mesmo grupo ES pelo que houve mudanças no ES liquidez que se traduziu numa maior volatilidade desse fundo. O papel comercial seria uma alternativa uma vez que o tal Rio Forte Investments SA que mas na verdade não sei que relação tem com o BES, que é a entidade colocadora.

Anexo a ficha informativa do produto para me poderem ajudar melhor. Valerá a pena correr o risco face aos CT uma vez que não penso precisar de mexer no dinheiro a médio ou talvez a longo prazo ?

Obrigado

726_aba932c7eea774981a1b21c70d47518d00d206e4.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que a Rio Forte é a holding não financeira do Grupo BES e está previsto, para 2014, a dispersão em Bolsa de 40% do capital social da mesma. Apresentou prejuízos em Q3, mas a curto-prazo não apresenta riscos de maior.

CLN's, neste momento, não há nada em comercialização (penso eu) e o que vai surgindo é fraco.

Essas Obrigações do BES a que se refere não conheço, mas se for dívida sénior não subordinada, é uma boa solução.

Quanto aos CT Poupança Mais é uma boa aposta a 5 anos e, acredito, segura, caso não necessite do capital. Mínimo 4,25% TANB a 5 anos (últimos 2 anos possibilidade de prémio indexado ao crescimento do PIB)

Se quiser correr riscos e aceitar com tranquilidade a volatilidade da sua carteira, fundos de acções europeias são uma óptima solução a médio-prazo (mas não é um produto para cardíacos  ;) )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos esclarecimentos.No limite essa holding financeira pode declarar perjuízos e não pagar juros e o papel comercial desvalorizar e não poder ser comercializado...ou vão propor trocar por acções do BES que a seguir desvalorizam 30-40%...pode ser novamente este filme ?Quanto as Obrigações do BES , penso que  são dívida sénior subordinada se não estou e erro. Deixo a ficha informativa.Acho que sou um pouco cardíaco porque o dinheiro custa a ganhar ( é fruto do trabalho e não de operações de especulação...)...com a todos nós.Sei que vou por algum em CT poupança mais, mas gostaria de diversificar com outras aplicações com o mínimo de segurança. Gosto de dormir tranquilo (talvez por isso não chegarei a rico! :-\ ).

Obrigado mais uma vez

727_0d0ac5ed6d21bcddb129da3a93f7ede9399e62a8.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos esclarecimentos.No limite essa holding financeira pode declarar perjuízos e não pagar juros e o papel comercial desvalorizar e não poder ser comercializado...ou vão propor trocar por acções do BES que a seguir desvalorizam 30-40%...pode ser novamente este filme ?Quanto as Obrigações do BES , penso que  são dívida sénior subordinada se não estou e erro. Deixo a ficha informativa.Acho que sou um pouco cardíaco porque o dinheiro custa a ganhar ( é fruto do trabalho e não de operações de especulação...)...com a todos nós.Sei que vou por algum em CT poupança mais, mas gostaria de diversificar com outras aplicações com o mínimo de segurança. Gosto de dormir tranquilo (talvez por isso não chegarei a rico! :-\ ).

Obrigado mais uma vez

Penso que não. O cupão é fixo e daqui por 6 meses devolvem-lhe o capital investido + juros. Aqui não penso ver grande problema.

Cuidado com essas obrigações. Para além de subordinadas parece-me que é uma colocação privada e o preço pode ser totalmente manipulado pelo BES devido à baixa liquidez em mercado secundário. Totalmente especulativas. Não aconselho, nem a si nem a ninguém. Esqueça!

PS: comece a ver outros bancos também! Não seja como a Dona Inércia  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente é um dilema a escolha da melhor aplicacao!

Eu tenho aplicacao do bes obrigacoes a 4anos-7%. Sao obrigacoes divida Senior bes! Vai fazer daqui por 3 meses 2 anos! Tem correio optimamente!

Penso que as obrigacoes que estao a negociar recentemente tambem Sejm de divida Senior...tenho 100.000€ que se vao vencer na proximo semana e realmente estava a pensar se iria colocar no papel comercial, mas desde que tiver o conhecimento destas obrigacoes Seniores, penso que vou subscrever a 2anos e creio que a taxa seja 5%...espero estar a fazer uma Boa escolha.

Vou ter a confirmacao desses dados na segunda feira do meu gestor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Comentário geral: diversificar e não ter todos os ovos no BES, sendo por isso um boa alternativa o CTPMais. No curto prazo pode sempre tentar os depósitos promocionais de alguns bancos, basta verificar se o tempo "investido" a abrir novas contas compensa o ganho dos juros.. É ouvir os conselhos da Inércia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho as obrigações bes 5% melhor que os ctpm menos prazo para mais juro o risco é semelhante... ;) o estado e o bes vão rolar divida brevemente quase de certeza pois já tem taxas para isso e chutam pra frente uns bons milhões aliviando a carga para os proximos anos... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigações têm sempre mais comissões envolvidas, logo não é para todos os capitais...

Já para não falar que a partir do 1º ano é possível mobilizar os CTPM com ganhos, enquanto que com o BES é rezar aos deuses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho papel comercial Bes london 5%, que atinge a maturidade 2019, devo resgatar , mesmo comprando a baixo do par, nesta altura teria um prejuizo de +-2000€, mas tenho receio do que possa surgir mais ainda de noticias terriveis no bes?

alguem me tira duvidas??

tenho tambem titulos Bes internacional que vencem em outubro, será que consigo receber o capital~???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho papel comercial Bes london 5%, que atinge a maturidade 2019, devo resgatar , mesmo comprando a baixo do par, nesta altura teria um prejuizo de +-2000€, mas tenho receio do que possa surgir mais ainda de noticias terriveis no bes?

alguem me tira duvidas??

tenho tambem titulos Bes internacional que vencem em outubro, será que consigo receber o capital~???

Papel Comercial não deves ter de certeza, quanto muito obrigações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem desenterrado este tópico... E engraçado ver os comentários dos experts aqui do sítio, quase a darem certezas do quão bom era investir no universo bes...

Este e um bom exercício: andar páginas para trás, e comparar as certezas que foram ditas com a realidade.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Razão tinha o Alfredo Sol para não se deslumbrarem com o universo best!!

Acho mal a censura que fazem a muitos comentários.. Por isso isto tem cada vez menos gente..

Abraço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já avisei a cmvm do que se passa aqui, onde inveidores incautos e pouco formados se deixam influenciar por pseudó mestres... Q dão opiniões sem se saber o verdadeiro interesse comercial..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem desenterrado este tópico... E engraçado ver os comentários dos experts aqui do sítio, quase a darem certezas do quão bom era investir no universo bes...

Este e um bom exercício: andar páginas para trás, e comparar as certezas que foram ditas com a realidade.

Abraço

Nesse caso escolheu mal o tópico para escrever isso. Este tem apenas uma página e não vejo nenhum "expert" (aliás como define um expert?) a dar certezas nenhumas sobre produtos BES.

Já avisei a cmvm do que se passa aqui, onde inveidores incautos e pouco formados se deixam influenciar por pseudó mestres... Q dão opiniões sem se saber o verdadeiro interesse comercial..

Nesse caso recomendo que denuncie também o Caldeirão de Bolsa e todo e qualquer fórum onde alguém fale de produtos financeiros.

Convido-o também a ler as regras do fórum, em particular a secção da Responsabilidade:

Responsabilidade

Os artigos, páginas, comentários, ferramentas e simuladores disponibilizados no Fórum de Finanças Pessoais são de carácter informativo, pelo que não é possível garantir que sejam perfeita ou totalmente adequados a um caso particular e não constituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão o leitor deve efectuar a sua própria investigação (tendo em conta as suas especificidades), cálculos e, se necessário, consultar um profissional credenciado, sendo que o Fórum de Finanças Pessoais não pode aceitar qualquer responsabilidade se o resultado não for o desejado, independentemente da situação.

Os produtos/serviços de terceiras entidades que são recomendados pelo Fórum de Finanças Pessoais são da responsabilidade das mesmas, não tendo o Fórum de Finanças Pessoais qualquer responsabilidade na prestação/entrega dos serviços/produtos.

Os comentários e mensagens colocados neste site expressam a opinião dos seus autores e não a dos proprietários, administração ou equipa de gestão, que não podem ser responsabilizado pelo seu conteúdo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço a resposta, no caldeirao antes de q análise o Ulisses tem um disclaimer, ou seja, faz sentido q nm espaço moderado haja responsabilização, ou seja, alguém tem de fender os incautos, que se deixam deslumbrar por meia dúzia de posts de quase analfabetos dos mercados...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, parece que existe um comunicado do BES que assegura que o papel comercial vai ser todo pago em Portugal...cai por terra o que estes visitantes disseram.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

LOL

Também já avisou a CMVM sobre os gestores de conta dos diversos bancos espalhados por este país?

Para os visitantes que falam em censura, acho que os moderadores deviam proibir qualquer comentário deste género que não acrescenta nada ao fórum.

PS- Ninguém aqui recomendou papel comercial, e os riscos foram imediatamente identificados, quando algo não corre bem temos tendência para por sempre a culpa nos outros. No entanto a decisão de assinar/subscrever qualquer documento/produto é exclusiva de cada um.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Abraço

"Quase a darem certezas"...deste a resposta à tua própria pergunta. ;D 

Se tivesse corrido bem, ninguém aqui tinha ganho qualquer cêntimo, nem um obrigado. Assim fica tudo equilibrado.

Já agora é também um bom exercício, ver o exemplo de quantas pessoas ganharam com o papel comercial e com outros produtos.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço a resposta, no caldeirao antes de q análise o Ulisses tem um disclaimer, ou seja, faz sentido q nm espaço moderado haja responsabilização, ou seja, alguém tem de fender os incautos, que se deixam deslumbrar por meia dúzia de posts de quase analfabetos dos mercados...

O Ulisses tem esse disclaimer, pois ele trabalha para o Jornal de Negócios e é um profissional no ramo. Muitas das análises dele estão ligadas a artigos que aparecem no jornal, logo tem uma responsabilidade acrescida devido à sua grande visibilidade.

Mas 99% dos utilizadores desse fórum não fazem qualquer disclaimer (por vezes dizem boas patacoadas) e não acho que ninguém esteja a cometer nenhuma ilegalidade. Concordo que casos de muito mau aconselhamento por parte de gestores de bancos e de indução em erros por parte desses profissionais seja caso para reportar a entidades reguladoras, acho perfeitamente descabido que isso se aplique a opiniões de desconhecidos que escrevem através de um fórum.

É por essa razão que o link "Responsabilidade e Privacidade" está presente em todas as páginas do fórum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meu caro, dar opiniões, com ou sem substância ainda é livre. Cabe ao interessado distinguir entre informação relevante e lixo. Este é um espaço de troca de opiniões entre iguais, não é um serviço de consultoria de investimento.

Neste fórum não é permitida a participação de consultores de investimento que se anunciem como tal, sendo que obviamente não é possível saber se quem publica comentários tem algum interesse adicional não divulgado.

Já que se sente tão perturbado pelo que lê neste fórum, cuja frequência é essencialmente por cidadãos comuns, sugiro que aproveite bem o seu tempo a fazer queixas à CMVM de agentes financeiros que efectivamente devem cumprir deveres significativos de informação e que não o fazem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Razão tinha o Alfredo Sol para não se deslumbrarem com o universo best!!

Acho mal a censura que fazem a muitos comentários.. Por isso isto tem cada vez menos gente..

Abraço.

Mas qual censura? De que é que está a falar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor