joaoluisc

Banco Popular - Obrigações

6 publicações neste tópico

Boa tarde,

Acedi à página do Banco Popular e estive a ver as Obrigações:

http://www.bancopopular.pt/portugal/investimento/Programa+EMTN/Prog_emtn.htm

Tem uma duração de 4 anos...e garantem 4% TANB.

Alguém me sabe informar se isto é seguro?

Obrigado

João Luís

Seguro em que sentido?

nas obrigações existe risco de crédito da entidade emitente, ou seja, risco de perder a totalidade do capital se a empresa (neste caso BAnco Popular) entrar em incumprimento/insolvência, tem o risco de ao levantar antes da maturidade não levantar a totalidade do que investiu, não sei a que preço está neste momento essa obrigação, mas imaginado que compra a 90% e se daqui a 1 ano precisar do dinheiro e se estiver a 80% perde logo aqui 10% do capital, assim como ao contrário, se estiver acima dos 90% já ganha mais valia, para não contar com a taxa de 4% de cupão que lhe pagam, não sei se semestralmente ou anual...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mínimo 5 obrigações...

1000 euros cada uma...logo 5000 euros (mínimo)

Taxa de juros 4%:

Calculados numa base anual e pagos semestralmente e postecipadamente

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mínimo 5 obrigações...

1000 euros cada uma...logo 5000 euros (mínimo)

Taxa de juros 4%:

Calculados numa base anual e pagos semestralmente e postecipadamente

Pois, também reparei agora que as mesmas ainda nem sairam, portanto se as comprar nesta emissão de mercado primário será sempre a 100%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os "perigos" neste tipo de sobrescrição são:

1) Banco falir;

2) Precisar do dinheiro antes do final do prazo (4 anos) e ter que vender ao preço que estiverem (até posso ganhar dinheiro pois podem estar "valorizadas") e perder os seus juros, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os "perigos" neste tipo de sobrescrição são:

1) Banco falir;

2) Precisar do dinheiro antes do final do prazo (4 anos) e ter que vender ao preço que estiverem (até posso ganhar dinheiro pois podem estar "valorizadas") e perder os seus juros, certo?

Mais ou menos, de uma forma lata o falir também pode ser uma renegociação da dívida por exemplo.

Não perdes os juros se resgatares antes, os 4% ao ano tens garantido, o que podes perder é mesmo o capital se venderes abaixo dos 100%, por isso é que muitos investidores preferem comprar no mercado secundário, ou seja, depois destas emissões, onde já existe um pouco a lei da oferta e da procura e se possa comprar mais barato, mas na minha opinião acho uma taxa baixa para o risco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead