Fatima

Contribuição audiovisual

33 publicações neste tópico

Recebi este mail que não quero deixar de partilhar convosco; não sei da veracidade do mesmo, mas ainda assim, cá vai:

Para quem estiver interessado em cancelar o pagamento de um serviço que

não solicitou, vai aí a minuta.

Recebi este e-mail que vos reencaminho a respeito da facturação da EDP.

Involuntariamente estamos a pagar 3,42€ de dois em dois meses para uma contribuição

audiovisual...

anualmente pagamos cerca de 20€ para isso... mas podemos alterar a

situação!

Eu liguei para a linha comercial EDP e confirmaram-me esta situação.

Preencham a minuta e remetam-na por FAX.

Em tempos de crise 20€ fazem falta.

Factura da EDP

Temos de pedir o cancelamento... eu nem sabia...

É só ir à EDP e pedir o cancelamento.

Lê e reencaminha aos amigos.

UMA VERGONHA...

Já toda a gente reparou na factura da EDP que recebe em Casa?

Contribuição Audiovisual pelo valor de 3.42 Euros de dois em dois meses ?

E porque temos nós, portuguesinhos, de pagar isto ?

Eu não pedi nada de Audiovisual... Estou a pagar porquê e para quem ?

E para onde vai esse dinheiro ?

E mais grave ainda. Porque é que as escadas de condomínios também pagam os

tais chamados euros para os audiovisuais.

Temos televisão quando subimos as escada de casa ?

E outra, porque é que a casota da aldeia (aqueles que a têm), também paga

para os meios audiovisuais.

Só neste País. É o que temos e não há outro.

1 milhão de facturas dá mais de 3 milhões de Euros...

Onde anda esse dinheiro ?

Eu quero saber... E se me disserem que é para a RTP eu exijo a devolução

do dinheiro. Afinal pago a TVCabo para ter TV, outros pagam o Meo. a

Cabovisão, etc, etc.

Neste país tudo se paga, até as

incompetências dos nossos desgovernantes.

Vamos a reencaminhar, andamos a ser comidos por parvos e ninguém faz

nada...

Vai a minuta ... em anexo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E mais - desde o ano passado que sobre essa comissão incide IVA!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia,

Mas sabes da veracidade desta informação? Será que se enviarmos o fax a solicitar o cancelamento, o mesmo é efectuado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O mail remete para uma situação que poucos consumidores analisam na sua factura, mas creio que é mais um daqueles que servem para propagar boatos: tudo o que sei sobre isto é que essa comissão tem um fundamento legal, que decorre do consumo anual energia do lar em causa. Não decorre da nossa utilização ou não, dos serviços públicos de rádio da RDP, dado que o seu acesso é universal, não existe qualquer restrição, assim como não existe forma de provar que não desfrutamos dele!...

Pode ser bastante injusta, mas basicamente apenas sobre as casas desabitadas ou com um uso muito sazonal, é que não incide esta taxa..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A situações em que se está isento do pagamento dessa caução estão na Lei n.º 30/2003

de 22 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 169-A/2005 de 3 de Outubro e Decreto-Lei n.º 230/2007 de 14 de Junho e aí não vejo ponta por onde se lhe pegue, a não ser que exista legislação mais recente.

http://www.ics.pt/index.php?op=fs&cid=187&lang=pt

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas sabes da veracidade desta informação? Será que se enviarmos o fax a solicitar o cancelamento, o mesmo é efectuado?

O teu comentário é que diz que já foi confirmado junto da EDP, não o meu ;)

Para mim também é mais um boato, mas não fui confirmar...

O mail remete para uma situação que poucos consumidores analisam na sua factura, mas creio que é mais um daqueles que servem para propagar boatos: tudo o que sei sobre isto é que essa comissão tem um fundamento legal, que decorre do consumo anual energia do lar em causa. Não decorre da nossa utilização ou não, dos serviços públicos de rádio da RDP, dado que o seu acesso é universal, não existe qualquer restrição, assim como existe forma de provar que não desfrutamos dele...

Pode ser bastante injusta, mas basicamente apenas sobre as casas desabitadas ou com um uso muito sazonal, é que não incide esta taxa..

Por acaso até há, em alguns casos, algumas situações mais caricatas. Estou-me a lembrar, por exemplo, dos contadores das zonas comuns dos condomínios. Ou dos agricultores que têm um contador no campo para alimentar o sistema de rega - será que passa pela cabeça de alguém que o agricultor vá ligar a televisão no batatal ou por o rádio a tocar para as plantas crescerem mais depressa? :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia,

Eu limitei-me a copiar na íntegra o mail que recebi, também não fui confirmar nada.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu limitei-me a copiar na íntegra o mail que recebi, também não fui confirmar nada.....

E é por isso que os boatos nunca mais acabam... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia,

Tens toda a razão...... ;) Peço desculpa se induzi alguém em erro, não era essa a minha intenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,tenho a tarifa btn-bi-horária (ciclo semanal)desde 2005.

Agora ao consultar as facturas de Janeiro a Agosto de 2008, paguei no horário económico a 0.0584, e no horário normal 0.1077. (cada unidade)

Nas facturas seguintes até à data, horário económico 0.0614 e no horário normal 0.01132.

A minha dúvida é esta, a EDP não anunciou o aumento a partir de Janeiro de 2009?

Eu já perguntei a várias pessoas e não me souberam responder,perguntei-lhes se tinham visto as facturas, todas me disseram que não!

E vocês aqui no forum?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao sei bem se percebi qual era a  pergunta.

Se queres confirmar se houve aumentos a meio de 2008, foi um facto. Aproveitaram a alta do petróleo para ajustar os preços.

Agora no inicio do ano, houve nova subida. Podes consultar o tarifário em vigor no site da EDP (tabela ao fundo da pagina).

Mesmo apesar destes múltiplos aumentos o défice tarifário continua demasiado elevado. O Governo tem sucessivamente imposto limites `a subida do preço da energia... os aumentos fortes prometem continuar durante mais uns anos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao sei bem se percebi qual era a  pergunta.

Realmente o texto está confuso, mas era saber em que mês houve o aumento.

Sendo assim quando receber a factura este mês, já vou ter que pôr mais uns euritos!

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Retirei o seguinte texto de um outro forum, mas para já não houve feedback, será verdade? Diz o seguinte:

DP : A taxa de audiovisuais deixou de ser obrigatória ?!?!?

Acabei de ser informado de que a taxa de audiovisuais cobrada pela EDP já não é obrigatória...

Parece que se ligarmos para a EDP, esta informa que essa taxa se destina á RDP .

Supostamente fazê-mos uma cartinha para a EDP, indicando este facto, e que como não temos nenhum contrato com a RDP, pois até temos serviço de um fornecedor que nada tem a ver com a RDP, e assim que parem de cobrar esse valor...

Isto foi-me passado por uma pessoa muito chegada, e que também já mandou a dela para lá hoje...

Entretanto em conversa com outras pessoas, algumas dizem já ter ouvido falar nisto também...

??? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tambem já ouvi uns rumores recentemente. no entanto, nao sei de nenhum caso concretos de pessoas q tenham ficado isentas de pagamento desta taxa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse assunto sobre a taxa já foi debatido aqui.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso parece-me mais um boato que alguém lançou num forum e que se está a espalhar por toda a net.

A forma de não pagar taxa audiovisual é mudar para a EDP 5d, que não a cobra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou dos agricultores que têm um contador no campo para alimentar o sistema de rega - será que passa pela cabeça de alguém que o agricultor vá ligar a televisão no batatal ou por o rádio a tocar para as plantas crescerem mais depressa? :)

Os agricultores podem pedir contadores sazonais que não pagam taxa audiovisual. A questão dos condomínios de facto existe e é aberrante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os agricultores podem pedir contadores sazonais que não pagam taxa audiovisual. A questão dos condomínios de facto existe e é aberrante.

Agora que estamos com a administração do condominio tb vejo isso... temos 2 contadores no prédio: um para a garagem e cisterna e outro para as luzes e tomadas nos patamares. É um absurdo temos que pagar €3.42 todos os meses para a contribuição audio-visual nestes casos!! :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Liguei para lá e disseram-me que essa taxa é sempre cobrada. Neste caso, eles servem como "intermediários".

Se cancelar, o estado cobra-me directamente...

Será mesmo assim?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Onde posso tirar essa minuta? Criei um "movimento" aqui no emprego... somos 20 a querer essa minuta...

:D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Margarida, essa minuta não passa de um bluff.

Consulta a legislação que já deixei neste mesmo tópico em duas mensagens.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"Artigo 4.º

Valor e isenções

1 - O valor mensal da contribuição é de (euro) 1,60, estando isentos os consumidores cujo consumo anual fique abaixo de 400 kWh.

2 - Os valores da contribuição devem ser actualizados à taxa anual de inflação, através da Lei do Orçamento do Estado."

Bem, resta-nos verificar se a nivel de condominio temos um consumo anual abaixo dos 400 kwh! Por acaso comecei ontem a verificar as facturas anteriores e pode ser que tenhamos sorte pelo menos num dos contadores... vamos ver!  ???

Já agora tb vou ver a nivel particular pois da-mos sempre a leitura mas nunca fizemos uma soma anual... ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"Artigo 4.º

Valor e isenções

1 - O valor mensal da contribuição é de (euro) 1,60, estando isentos os consumidores cujo consumo anual fique abaixo de 400 kWh.

2 - Os valores da contribuição devem ser actualizados à taxa anual de inflação, através da Lei do Orçamento do Estado."

Bem, resta-nos verificar se a nivel de condominio temos um consumo anual abaixo dos 400 kwh! Por acaso comecei ontem a verificar as facturas anteriores e pode ser que tenhamos sorte pelo menos num dos contadores... vamos ver!  ???

Já agora tb vou ver a nivel particular pois da-mos sempre a leitura mas nunca fizemos uma soma anual... ::)

Essa parcela da taxa é cobrada ou retirada automaticamente, sempre que nos dois anos anteriores, o consumo da fracção/edifício em causa se tenha situado abaixo desse valor.

Tenham sempre em atenção é se a EDP n cobra o valor indevidamente, mesmo quando já não se tem que pagar. Em geral, em habitações de férias ou fins-de-semana existem condições, com uma gestão regrada, para que não tenha de se pagar esta tarifa. Condição básica: não deixar aparelhos a consumir ininterruptamente, como frigoríficos ou outros que tais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor