Visitante Fernando Costa

Seguro Multirrisco e de Vida

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Fiz um crédito habitação no Bpi em 2007 no valor de 110000 €. Na altura pagava dos dois seguros (vida e multirrisco) cerca de 20 € mensais. Nesta altura a divida é de 99000 € e os meus dois seguros tem vindo a aumentar em que a data de hoje pago no total de 33 € por mês!!

Será normal estes aumentos visto o meu crédito habitação estar a baixar?

Cump.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Até me parece um valor razoável... Respondendo à questão, sim é normal. Passaram-se 6 anos e é normal a subida das prestações dos seguros (mais a do seguro de vida) com tempo. Só em fim de vida do crédito é que costuma diminuir. O capital em dívida é menor, logo o risco de o não pagar também é menor e como tal o seguro de vida diminui.

O seguro de vida varia com dois factores: o valor do capital em divida e a idade do credor.

É verdade que o capital vai diminuindo todos os meses (caso não esteja a amortizar só juros) mas a idade por sua vez vai aumentando. E normalmente esta prevalece sobre o primeiro factor.

Qual a fórmula? Não sei. E duvido que seja do conhecimento público. Se experimentar pedir uma simulações em diferentes companhias, vai reparar que obtem valores a pagar diferentes!...  :-X

Solução, ou soluções, para diminuir o valor da prestação do seguro?

1. Amortizar algo mais do que a prestação mensal. Verifique no seu contrato qual o valor minimo a partir do qual pode amortizar. Se, por exemplo, for 1000€, vai notar que irá pagar menos juros e o valor do seguro de vida, desde que prontamente atualizado, também diminui.

Uma vez que é cobrada uma taxa de 0,5% sobre qualquer amortização, convém que junte primeiro um capital razoável antes de amortizar!...

2.

a) Se não tiver penalização sobre o spread, o que também duvido, pode sempre averiguar em companhias concorrentes se lhe fazem um valor mais competitivo para a mesma cobertura;

B) Se tiver penalização sobre o spread mas este for minimo, pode mesmo assim compensar mudar. Nessa situação terá de fazer contas ou voltar a questionar o forum por forma a saber se vale a pena mudar ou manter como está!...

3. Haverá sempre a hipótese de investir em produtos cuja taxa seja superior à taxa que paga pelo seu crédito. No entanto, parece-me que o ponto 1. é sempre melhor, quanto mais não seja a nível da moral!...  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead