Visitante simadyn

arrendamento

11 publicações neste tópico

Boa tarde!

Eu arrendei um apartamento na cidade onde trabalho sendo que passo lá a maior parte do tempo. No entanto, a minha morada fiscal continua a ser a da casa  minha companheira a qual já fiz IRS em conjunto á 3 anos e temos um filho em comum.

Posso colocar as despesas como arrendamento desse apartamento na minha declaração de IRS?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Trata-se de habitação permanente?

Não sendo esse o caso, creio que a resposta é não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

como é que coloco em habitação permanente, tem haver com a morada fiscal.

é a mesma coisa ou nem por isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é a morada fiscal.

As finanças entendem como habitação permanente a morada fiscal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas se sou casado (união de facto) tenho que fazer o IRS com a minha esposa. Ela vive num local e eu noutro (a troika  e o governo assim o exige) o código das finanças é diferente! Como faço isto. Além disso temos um filho em comum.

basicamente pago casa e tudo o que está na casa a duplicar (água, luz, gás).

isso o estado nada tem haver! quer é lá dinheiro.

já agora, Como é o caso dos professores?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sendo casado em união de facto creio que cada um dos membros do casal pode preencher o seu IRS individualmente. E nesse caso, faz de acordo com a situação que mais o favorece. Mas nesse caso tem de mudar a sua morada fiscal...

Já preencheu o IRS em conjunto?

Procure esclarecer esta situação na sua repartição de finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim já fiz.

mas agora veja esta situação que penso ser legal:

Já entendi que só posso colocar os recibos da renda no IRS se o código das finanças ser o mesmo que a habitação fiscal.

Como não tenho habitação própria mas é onde está a minha habitação fiscal, a casa está em nome do meu sogro, o mais obvio é trocar de habitação fiscal  nas finanças assim como a minha esposa (união de facto) para a nova casa com recibos.

Assim já somos uma família normal! Mas eu trabalho no Porto e ela em Lisboa! Mas o código de finanças para os dois é no Porto...

Sei que está um pouco confuso, mas isto é legal?  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como não tenho habitação própria mas é onde está a minha habitação fiscal, a casa está em nome do meu sogro, o mais obvio é trocar de habitação fiscal  nas finanças assim como a minha esposa (união de facto) para a nova casa com recibos.

Assim já somos uma família normal! Mas eu trabalho no Porto e ela em Lisboa! Mas o código de finanças para os dois é no Porto...

Sei que está um pouco confuso, mas isto é legal?  :-\

Nesse caso quem se "desloca" é a sua esposa. Só que em vez de arrendar uma casa como está atualmente a fazer, vai viver "sazonalmente" na casa do sogro!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A não ser que vá retirar daí um beneficio considerável não sei se vale a pena todo esse trabalho, até porque se muda a morada da família toda o seu filho arrisca-se a que o mudem de escola. Mudar os documentos todos para a nova, e quiçá provisória, morada para depois eventualmente mudar de novo pode ser má opção. O mais seguro, e isto é e seu entendi bem a questão, é deixar tudo como está. E a trocar haveria de o fazer apenas para a pessoa que mudou de habitação e pelo que entendo foi você.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

antes de mais nada muito obrigado pelas respostas.eu mudava e não havia problema, mas existe sempre um mas, eu faço irs com a minha esposa (união de facto). acho que não é de um momento para o outro que não posso fazer para depois um dia mais tarde voltar a fazer! :-\    tenho que ir ás finanças.... mas não me parece que isso seja assim tão simples!conclusão: a melhor coisa é ver onde posso arrendar uma casa sem papeis, basicamente ilegal, sempre é mais barata que com papeis....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor