petrus

Taxa Efectiva diferente da que devia ser

4 publicações neste tópico

O meu caso é o seguinte: vai actualizar agora em janeiro a prestação com a euribor a 6 meses de Novembro a 360 dias que foi de 4,295% como tenho o spread de 0,3% a taxa seria de 4,595% na CGD, embora na Caixa directa Online me apareça uma taxa Efectiva de 4,693%, será normal?? porque estou a sentir me 'enganado', muito obrigado e um abraço

Pedro

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu caso é o seguinte: vai actualizar agora em janeiro a prestação com a euribor a 6 meses de Novembro a 360 dias que foi de 4,295% como tenho o spread de 0,3% a taxa seria de 4,595% na CGD, embora na Caixa directa Online me apareça uma taxa Efectiva de 4,693%, será normal?? porque estou a sentir me 'enganado', muito obrigado e um abraço

Pedro

Caro  Petrus

em Dezembro passado, sofri do mesmo mal e até hoje não tive uma resposta do banco...

A minha taxa, foi revista em Dez, com a média de Out (5,178%) e a juntar á mesma, tenho um spread de 0.25%, o que daria: 5.178+.25=5,428%.

Na carta que o banco me enviou, fala em 5.443% !!!???????

Também coloco a mesma questão? Será a diferença a "tal" TAEG, já com custos "indirectos"....

Há alguém do forum que possa elucidar aqui os colegas ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Definições básicas:

TAN TAXA ANUAL NOMINAL - a taxa a que são calculados os juros. Corresponde à soma da taxa de referência (Euribor) com o spread praticado  pelo banco.

TAE TAXA ANUAL EFECTIVA - esta é uma taxa (de cálculo complicado) que compreende todos os custos do empréstimo - para além dos juros, as comissões praticadas pelos bancos, seguros, etc. Serve para comparação entre as várias propostas dos vários bancos (um spread mais baixo pode na realidade corresponder a uma TAE mais alta se o banco praticar comissões bastante mais pesadas que o outro, por exemplo).

Será este o problema?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não têm do que se sentirem enganados. A Euribor mais o SPREAD é a TAN, pelo que a TAE tem que necessaraimente ser superior, porque engloba todos os custos, seguros....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor