LMPe

Investir em apartamento para arrendar ou ...

13 publicações neste tópico

Bom dia,

Considerando que se tem cerca de 100.000 EUR para investir, qual a melhor opção:

- Comprar um apartamento para arrendar, com rendimento de 450 EUR/mês.

- Investir em obrigações/fundos/DPs, ...

Se a melhor solução for a segunda opção, quais seriam as vossas opções de investimento, tendo em conta que a carteira teria de ser diversificada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Considerando que se tem cerca de 100.000 EUR para investir, qual a melhor opção:

Se a melhor solução for a segunda opção, quais seriam as vossas opções de investimento, tendo em conta que a carteira teria de ser diversificada.

Já dei a minha opinião sobre compra de casa, mesmo numa perspectiva de arrendamento, até pode ser bom negócio, mas é necessa´rio fazer muitas contas...

Para mim a 2ª opção é a melhor, tens por exemplo fundos com risco baixissimo que te poderiam proporcionar rendimentos na ordem dos 250€/mês sem grandes preocupações, tens os chamados CLNs que o último te renderia 360€/mês, para não falar em constituir uma carteira de fundos diversificada, obrigações...isto tudo para dizer que a descapitalização de 100k na compra de uma casa não seria na minha opinião sensata, existe outras opções que penso ser mais válidas, mas até podes utilizar os 100k investidos e a render para te proporcionar colaterais financeiros quem sabe para comprar a tal casa, há bancos que o fazem com spreads baixos (atendendo que são créditos pessoais)...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nas recentes dicussões sobre comprar ou arrendar, houve até quem fizesse uma contas por alto, e a rentabilidade de um investimento desse tipo, com todos os seus riscos associados, dava por volta dos 3% líquidos ao ano. Claro que isto é altamente variável consoante o caso. Mas a ideia que passa é que as rentabilidades não são nada de espetaculares. Para as dores de cabeça que pode trazer, na minha opinião dificilmente é um negócio apetecível

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Essa estratégia só funciona bem se comprares mais barato o imóvel , já consegues comprar apartamentos a 70 ou 60 no máx e alugar por esses valores...

Apartamentos mais caros para aluguer não sei se compensa , eu acho que não pois os custos vão ser maiores em todos aspectos , ou então têm que ser em zonas nobres que possas pedir mais $$$ pelo arrendamento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se investir 100000€ e obtiver 450€mensais\5400€anuais de renda líquida estaria a ter rendimento de 5,4%TANL, não é mau mas também não é extraordinário.

Se a esses 450€ retirar IMI, IRS, seguro, obras inesperadas e outras despesas com o imóvel rapidamente verá que o negócio não é apenas mau, é péssimo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma coisa é ires comprar para alugar, outra é já teres comprado em alta o imóvel e não o conseguires vender aos preços que compras-te e agora a melhor solução realmente é partir para o aluguer...e esperar melhor dias  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E ainda temos a depreciação do imóvel...

Só uma coisa, se dizes "5,4%TANL" então já é líquida de impostos - ou seja não incluis IRS para tomares a decisão. Senão sabes exactamente o IRS, então devemos dizer 5,4% TANB e só depois ver quanto é a TANL após saber a taxa média de IRS sobre os rendimentos, certo?

Ou será a taxa marginal? :S

Alguém pode esclarecer este ponto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E ainda temos a depreciação do imóvel...

Só uma coisa, se dizes "5,4%TANL" então já é líquida de impostos - ou seja não incluis IRS para tomares a decisão. Senão sabes exactamente o IRS, então devemos dizer 5,4% TANB e só depois ver quanto é a TANL após saber a taxa média de IRS sobre os rendimentos, certo?

Ou será a taxa marginal? :S

Alguém pode esclarecer este ponto?

Mas aqui há dois pontos, ou arrendas a contracto e portanto tens de meter no IRS, ou alugas sem contracto e o rendimento é liquido haaha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Eu já tinha visto os outros tópicos sobre arrendamento, mas penso que este caso em concreto ou similar ainda não tinha sido debatido.

Pelas minhas contas, e com uma renda de 450 eur x 10 meses/ano, menos 28% de IRS, menos IMI e outras pequenas despesas, deu-me um rendimento de 3.4% líquidos por ano.

A minha dúvida é onde colocar este montante, tendo em conta uma carteira com cerca de 50% do capital em aplicações de baixo risco, tipo DP ou outros. Tenho em vista as obrigações do BES e os novos certificados de tesouro poupança mais. As CLN não conheço e tenho de ir ver. Em relação a fundos, quais aconselham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Eu já tinha visto os outros tópicos sobre arrendamento, mas penso que este caso em concreto ou similar ainda não tinha sido debatido.

Pelas minhas contas, e com uma renda de 450 eur x 10 meses/ano, menos 28% de IRS, menos IMI e outras pequenas despesas, deu-me um rendimento de 3.4% líquidos por ano.

A minha dúvida é onde colocar este montante, tendo em conta uma carteira com cerca de 50% do capital em aplicações de baixo risco, tipo DP ou outros. Tenho em vista as obrigações do BES e os novos certificados de tesouro poupança mais. As CLN não conheço e tenho de ir ver. Em relação a fundos, quais aconselham?

Sobretudo depende do banco ou bancos onde pretendes fazer tudo isso :) Obrigações penso que o banco Invest é o mais barato a nivel de comissões, no entanto se for obrigações BES, no BES ou Best as comissões são mais baratas penso, fundos o melhor, pelo menos o que apresenta maior oferta é o Best, CLN só no Best, DPs tens o Invest, BiG...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nas recentes dicussões sobre comprar ou arrendar, houve até quem fizesse uma contas por alto, e a rentabilidade de um investimento desse tipo, com todos os seus riscos associados, dava por volta dos 3% líquidos ao ano. Claro que isto é altamente variável consoante o caso. Mas a ideia que passa é que as rentabilidades não são nada de espetaculares. Para as dores de cabeça que pode trazer, na minha opinião dificilmente é um negócio apetecível

Plenamente de acordo!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa estratégia só funciona bem se comprares mais barato o imóvel , já consegues comprar apartamentos a 70 ou 60 no máx e alugar por esses valores...

Apartamentos mais caros para aluguer não sei se compensa , eu acho que não pois os custos vão ser maiores em todos aspectos , ou então têm que ser em zonas nobres que possas pedir mais $$$ pelo arrendamento...

Joia gostava que me dissesses onde compras apartamentos por 60k e consigas uma renda de 450€!!?? Quase 10% de TANB!!!!

Agora com renda de 200/250€ ja sou capaz de acreditar.......

Esquecam imobiliario a nao ser que apanhem alguem com a corda ao pescoço!! Mas ai informem!!! Eheheheheh

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Joia gostava que me dissesses onde compras apartamentos por 60k e consigas uma renda de 450€!!?? Quase 10% de TANB!!!!

Agora com renda de 200/250€ ja sou capaz de acreditar.......

Esquecam imobiliario a nao ser que apanhem alguem com a corda ao pescoço!! Mas ai informem!!! Eheheheheh

Quanto ao valor de 60k€ não posso comentar até porque nem sei de que tipo de imóvel estamos a falar. Mas a renda de 450€ não me parece nada de absurdo e em Lisboa então seria barata.

Em Lisboa um quarto pode chegar a 200€, conheço quem pague 160€.

Setúbal 250€ é possível mas com um quarto apenas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor